A realidade virtual no SXSW 2017 teve, pela primeira vez, uma seção especial
A realidade virtual no SXSW 2017 teve, pela primeira vez, uma seção especial

Entre os dias 10 e 19 de março de 2017, acontece o South By Southwest (SXSW) na cidade de Austin, no Texas (EUA). Esse festival reúne as principais novidades da música, do cinema e da tecnologia ao redor do mundo. É claro que, assim, a realidade virtual tem grande espaço no SXSW 2017!

Este ano, inclusive, é o primeiro em que a realidade virtual e aumentada têm uma seção exclusiva no evento. São 47 palestras ao longo dos dez dias de conferência, englobando todo - todo mesmo! - o espectro de assuntos acerca da tecnologia.

Separamos aqui, neste post, as principais novidades e variedades sobre a realidade virtual no SXSW 2017!

 

Realidade virtual: é moda ou veio para ficar?

Essa é uma discussão que esteve muito em alta em todo o SXSW 2017: qual é a da realidade virtual? Marcelo Moraes, diretor de marketing do Estadão, escreveu: “(...) realidade virtual, um dos destaques da edição anterior, continua sendo muito debatido, mas num tom diferente. Agora, a questão é se a tecnologia é mais um modismo ou se veio para ficar.

Thiago Romariz, editor do portal Omelete, também percebeu toda a realidade virtual no SXSW 2017 e deu seu parecer sobre a pergunta em questão:

“Será que vale à pena, mesmo, investir nessa tecnologia? Olha, isso o mercado já decidiu: sim, vale à pena, porque todo mundo, de alguma maneira, está envolvido com realidade virtual. (...) O que mais me chamou atenção foi a aplicação em coisas como educação, saúde, no próprio mercado fitness, de musculação e tudo mais.


Pelo que a gente viu aqui no SXSW, é uma tecnologia que veio e já ficou. Não tem escapatória: ela vai melhorar com o passar do tempo, mas vai ser muito diferente de, por exemplo, tecnologias como o 3D, que vieram, foram moda durante um tempo e depois foram descartadas. A realidade virtual é, de fato, uma coisa que não vai embora tão cedo do nosso dia a dia.

Em um vídeo publicado no OmeleTV, o canal de YouTube do portal Omelete, Romariz faz uma review sobre o evento. Nele, você pode ter ficar sabendo o que o editor vivenciou de forma geral, como em:

  • games de realidade virtual;

  • games com roupas sensitivas, dando sensações hápticas (táteis);

  • simulador do piloto de um foguete da NASA;

  • experiência de realidade virtual e quase gravidade zero da nova versão do filme ‘A Múmia’;

  • conversa com Ricardo Laganaro, diretor de cena da O2 Filmes, produtora brasileira de vídeos em realidade virtual; e

  • experiência com o HoloLens, óculos de realidade aumentada da Microsoft.

Confira o vídeo, aqui:

 

Cinema em realidade virtual

Outra grande ascensão vista no SXSW 2017 foi a realidade virtual no cinema. Diretores, cineastas e profissionais da tecnologia estão se unindo para trazer ao espectador uma nova forma de consumo dos já tradicionais filmes.

Para o site da revista Forbes, Seth Porges, escritor de tecnologia e cultura, elencou as seis melhores experiências cinematográficas que já teve com o uso da tecnologia e que também estiveram presentes no SXSW 2017. Confira-as abaixo:

 

‘Life of Us’, dirigido por Chris Milk

O filme, basicamente, conta a história humana - desde os protozoários, até para além do homem moderno -, mostrando-a como se o espectador estivesse em evolução. O interessante de sua realidade virtual é o compartilhamento da experiência com outros indivíduos: ambas as pessoas podem até ver umas às outras, mesmo estando em locais fisicamente separados.

 

‘Fistful of Stars’, dirigido por Eliza McNitt

O filme coloca os espectadores ao longo do cosmos, onde eles podem ver e experienciar as estrelas. Ele brinca, então, com um dos mais poderosos efeitos da realidade virtual: o de criar a ilusão de vastidão de espaços. Um pequeno musical ainda te acompanha nessa aventura no universo!

 

‘Miyubi’, dirigido Félix Lajeunesse e Paul Raphaël

'Miyubi' te coloca como um robô dos anos de 1980, dado de presente a uma criança - que logo se torna sua amiga. “O triunfo de 'Miyubi' é sua capacidade de te fazer sentir em controle de uma experiência de ação, e seu tempo de execução [de 40 minutos, considerado longo para um filme de realidade virtual] o faz, sem dúvidas, ser um modelo para futuras histórias com realidade virtual”, escreve Seth.

'Miyubi' é um dos principais filmes em realidade virtual até o momento
'Miyubi' é um dos principais filmes em realidade virtual até o momento

‘The Melody of Dust’, dirigido por Viacom Next e Hot Sugar

Essa é uma experiência interativo-musical: enquanto você interage com diferentes objetos, diferentes melodias do álbum de Hot Sugar vão sendo desbloqueadas. “A experiência permite que você crie uma melodia exclusiva, por meio de sua interação com a sala”, diz David Liu, diretor de criação de realidade virtual da Viacom Next.

 

‘Reinvent’, dirigido por Ian Forester e Sook-Lei Liew, Phd

‘Reinvent’ é uma experiência de VR para ajudar a tratar um tipo de deficiência motora grave, que pode vir de um acidente vascular cerebral. É inevitável que a realidade virtual e sua capacidade única de enganar seus sistemas nervosos, como se eles estivessem fazendo algo que poderia ser fisicamente impossível, será usado para todos os tipos de aplicações terapêuticas e médicas.

 

‘Show It 2 Me’, dirigido por Titmouse, Mark Brooks e Dylan Carter

Os usuários são colocados em uma paisagem retro futurística em cores neon enquanto a música ‘Show It 2 Me’, da banda Night Club, pulsa nos headphones dos espectadores. A arte foi criada em um programa de pintura de realidade virtual da Google, levando uma qualidade tridimensional digna de contemplação. Ouça, abaixo, a música em questão:

 

 

Brasileiros destaques na realidade virtual

Quico Meirelles e Ricardo Laganaro, diretores cinematográficos brasileiros, apresentaram o painel ‘Brazilian VR: Creativity to Hit Millions of Views’, representando a O2 Filmes. A produtora brasileira mostrou como usou a criatividade para produzir o que há de mais novo no meio audiovisual em um país com mercado de realidade virtual ainda recente.


A O2 Filmes já produziu alguns clipes em realidade virtual no Brasil, como ‘O Farol’, da Ivete Sangalo, que, de acordo com a produtora, “atingiu quase 20 milhões de views e é um dos mais vistos do mundo nessa tecnologia.” Eles também produziram o projeto ‘Beyond the Map’, da Google, na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro (RJ).

 

‘The Mars 2030 Experience’

Neste novo projeto, a NASA quer que você tenha a vivência de um astronauta! Em ‘The Mars 2030 Experience’, o usuário pode ter a experiência de atravessar Marte por meio da realidade virtual. De acordo com o portal Update or Die, o propósito da agência é “instigar uma potencial nova geração de exploradores e cientistas.”

Veja, no vídeo abaixo, uma prévia dessa experiência:

 

 

A realidade virtual no SXSW 2017 mostra todo o futuro da tecnologia no nosso cotidiano! Você vai continuar aí, de fora dessa?