A realidade virtual é uma das tecnologias mais potentes do mercado
A realidade virtual é uma das tecnologias mais potentes do mercado

Se você gosta de tecnologia, com certeza já ouviu falar de realidade virtual. Muito presente no universo de games e entretenimento, neste post vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto

A tendência é que o tema domine todas as áreas, até mesmo a da educação. Para você ter uma ideia, já é possível estudar um idioma com o apoio da tecnologia.

A UPTIME, por exemplo, é a primeira escola de inglês do mundo a utilizar realidade virtual e aumentada em seu material didático. Continue lendo e entenda como isso funciona

 

O que é realidade virtual (VR)?

É uma tecnologia de interface que possibilita a imersão do usuário em um ambiente simulado através do uso de displays, como óculos e headsets, que induzem efeitos visuais, sonoros e, às vezes, até táteis.  

Resumindo: 

 

a realidade virtual faz com que o usuário se sinta em outro ambiente, em um mundo distinto e tão convincente quanto o real.

 

Há casos em que a simulação é tão real que algumas pessoas chegam a passar mal, como ao andar de montanha-russa no VR, por exemplo. Funciona assim: o seu corpo está parcialmente inerte, mas, na sua mente, você está em movimento, e isso acaba gerando uma confusão no cérebro

Provavelmente você já deve ter assistido a vídeos de pessoas nessa situação. 

 

História e evolução 

Acredita-se que o primeiro dispositivo de VR tenha sido o estereoscópio, criado, em 1838, pelo físico Sir Charles Weatstone.


Desde então, já no século XX, os projetos foram amadurecendo e ganhando forma e tecnologia. 


Entenda melhor a evolução

  1. Entre as décadas de 1950 e 1960, foi desenvolvido um simulador, apelidado de Sensorama, que apresentava a tela em 3D, inclinação do corpo do usuário e sensações como vento e aromas. 

  2. Posteriormente, em 1961, foi construído um protótipo desse dispositivo que é considerado o primeiro sistema head-mounted display (HMD) de realidade virtual e aumentada, chamado de Headsight.

  3. Na década de 1990, com o estouro dos videogames, diversos dispositivos com a tecnologia começaram a ser desenvolvidos e aprimorados.

 

Alguns exemplos:

  • Sega VR (1991);
  • Virtuality Pod (1991);
  • Nintendo Virtual Boy (1995).

 

Como funciona?

Antes de tudo, é preciso saber que para experimentar a tecnologia é necessário: 

  • o usuário; 
  • o software;
  • um óculos VR ou cardboard;
  • e um smartphone, em alguns casos.

 

Sendo assim,

com um smartphone que rode um aplicativo em que a tecnologia VR esteja disponível, acoplado a um headset que possibilite um display na frente dos olhos, é possível criar, em tamanho real, um ambiente tridimensional perante aos olhos.  

É como se o usuário fosse teletransportado para outra realidade, basicamente. 

 

Dispositivos 

Como informamos anteriormente, para ter acesso à realidade virtual, são necessários displays estereoscópicos, como óculos e headsets.

Ela funciona através de estímulos visuais e auditivos. Por isso, os headsets cobrem completamente olhos e orelhas, eliminando qualquer estímulo externo.

 

Conheça os principais dispositivos do mercado:

 

Google Cardboard 

Este é o dispositivo mais barato para uso da tecnologia. O cardboard é um visualizador feito de papelão e de simples manuseio: basta fazer algumas dobraduras e inserir peças como elásticos e um anel de ímã.

 

View Master

A Apple lançou um adaptador de realidade virtual para se integrar ao iPhone, a partir do modelo 5. O objetivo do produtor é oferecer uma opção mais barata ao modelos mais completos do mercado. 

Um diferencial do View Master é que ele foi desenvolvido para ser usado também por crianças, por isso não contém nenhum suporte para o rosto, sendo necessário que o usuário o segure com as próprias mãos durante o uso.

 

Oculus Rift 

A tecnologia do Oculus Rift consiste em um visor com uma tela de 7 polegadas, que exibe imagens levemente diferentes para o olho esquerdo e direito, causando um efeito de imersão 3D

O display possui um giroscópio, acelerômetro e uma bússola para detectar o movimento feito pela cabeça do usuário. A junção dos três equipamentos sincroniza o movimento com a imagem no ecrã

 

Gear VR

A Samsung desenvolveu esse dispositivo para ser utilizado apenas nos modelos mais avançados do Galaxy.

O Samsung Gear VR oferece campo de visão de 96 graus, com de sensor de proximidade, giroscópio e acelerômetro para reconhecimento de movimentos e demais comandos.

Ele é ideal para usuários que queiram assistir a filmes e ter uma melhor experiência com games

 

Project Morpheus

A Sony desenvolveu um óculos imersivo que é, atualmente, o grande concorrente do Rift. É um acessório similar e que funciona no computador com realidade virtual para determinados jogos do PlayStation

 

Look VR Alpha

Este dispositivo é uma opção brasileira que oferece a mesma tecnologia, só que mais barata. Ele oferece um ecrã 360° e também um site com os possíveis aplicativos com jogos, fotos e vídeos.

 

Aplicações da tecnologia

Inicialmente, a realidade virtual foi desenvolvida para gerar uma experiência imersiva na indústria dos jogos e entretenimento. Mas com o avanço dos dispositivos, sua área de aplicações ampliou.

Conheça algumas delas:

Assim como foi com a internet, a tendência é que a tecnologia promova uma mudança de comportamento. As suas aplicações na vida cotidiana estão crescendo e inovando diferentes mercados. 

 

Mais informações sobre a tecnologia, aqui.