Se você gosta de tecnologia, com certeza já ouviu falar de realidade virtual. Muito presente no universo de games e entretenimento, neste post vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
A tendência é que o tema domine todas as áreas, até mesmo a da educação. Para você ter uma ideia, já é possível estudar um idioma com o apoio da tecnologia.
A UPTIME, por exemplo, é a primeira escola de inglês do mundo a utilizar realidade virtual e aumentada em seu material didático. Continue lendo e entenda como isso funciona.
O que é realidade virtual (VR)?
É uma tecnologia de interface que possibilita a imersão do usuário em um ambiente simulado através do uso de displays, como óculos e headsets, que induzem efeitos visuais, sonoros e, às vezes, até táteis.
Resumindo:
a realidade virtual faz com que o usuário se sinta em outro ambiente, em um mundo distinto e tão convincente quanto o real.
Há casos em que a simulação é tão real que algumas pessoas chegam a passar mal, como ao andar de montanha-russa no VR, por exemplo. Funciona assim: o seu corpo está parcialmente inerte, mas, na sua mente, você está em movimento, e isso acaba gerando uma confusão no cérebro.
Provavelmente você já deve ter assistido a vídeos de pessoas nessa situação.
História e evolução
Acredita-se que o primeiro dispositivo de VR tenha sido o estereoscópio, criado, em 1838, pelo físico Sir Charles Weatstone.
Desde então, já no século XX, os projetos foram amadurecendo e ganhando forma e tecnologia.
Entenda melhor a evolução
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Entre as décadas de 1950 e 1960, foi desenvolvido um simulador, apelidado de Sensorama, que apresentava a tela em 3D, inclinação do corpo do usuário e sensações como vento e aromas.
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Posteriormente, em 1961, foi construído um protótipo desse dispositivo que é considerado o primeiro sistema head-mounted display (HMD) de realidade virtual e aumentada, chamado de Headsight.
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Na década de 1990, com o estouro dos videogames, diversos dispositivos com a tecnologia começaram a ser desenvolvidos e aprimorados.
Alguns exemplos:
- Sega VR (1991);
- Virtuality Pod (1991);
- Nintendo Virtual Boy (1995).
Como funciona?
Antes de tudo, é preciso saber que para experimentar a tecnologia é necessário:
- o usuário;
- o software;
- um óculos VR ou cardboard;
- e um smartphone, em alguns casos.
Sendo assim,
com um smartphone que rode um aplicativo em que a tecnologia VR esteja disponível, acoplado a um headset que possibilite um display na frente dos olhos, é possível criar, em tamanho real, um ambiente tridimensional perante aos olhos.
É como se o usuário fosse teletransportado para outra realidade, basicamente.
Dispositivos
Como informamos anteriormente, para ter acesso à realidade virtual, são necessários displays estereoscópicos, como óculos e headsets.
Ela funciona através de estímulos visuais e auditivos. Por isso, os headsets cobrem completamente olhos e orelhas, eliminando qualquer estímulo externo.
Conheça os principais dispositivos do mercado:
Google Cardboard
Este é o dispositivo mais barato para uso da tecnologia. O cardboard é um visualizador feito de papelão e de simples manuseio: basta fazer algumas dobraduras e inserir peças como elásticos e um anel de ímã.
View Master
A Apple lançou um adaptador de realidade virtual para se integrar ao iPhone, a partir do modelo 5. O objetivo do produtor é oferecer uma opção mais barata ao modelos mais completos do mercado.
Um diferencial do View Master é que ele foi desenvolvido para ser usado também por crianças, por isso não contém nenhum suporte para o rosto, sendo necessário que o usuário o segure com as próprias mãos durante o uso.
Oculus Rift
A tecnologia do Oculus Rift consiste em um visor com uma tela de 7 polegadas, que exibe imagens levemente diferentes para o olho esquerdo e direito, causando um efeito de imersão 3D.
O display possui um giroscópio, acelerômetro e uma bússola para detectar o movimento feito pela cabeça do usuário. A junção dos três equipamentos sincroniza o movimento com a imagem no ecrã.
Gear VR
A Samsung desenvolveu esse dispositivo para ser utilizado apenas nos modelos mais avançados do Galaxy.
O Samsung Gear VR oferece campo de visão de 96 graus, com de sensor de proximidade, giroscópio e acelerômetro para reconhecimento de movimentos e demais comandos.
Ele é ideal para usuários que queiram assistir a filmes e ter uma melhor experiência com games.
Project Morpheus
A Sony desenvolveu um óculos imersivo que é, atualmente, o grande concorrente do Rift. É um acessório similar e que funciona no computador com realidade virtual para determinados jogos do PlayStation.
Look VR Alpha
Este dispositivo é uma opção brasileira que oferece a mesma tecnologia, só que mais barata. Ele oferece um ecrã 360° e também um site com os possíveis aplicativos com jogos, fotos e vídeos.
Aplicações da tecnologia
Inicialmente, a realidade virtual foi desenvolvida para gerar uma experiência imersiva na indústria dos jogos e entretenimento. Mas com o avanço dos dispositivos, sua área de aplicações ampliou.
Conheça algumas delas:
Assim como foi com a internet, a tendência é que a tecnologia promova uma mudança de comportamento. As suas aplicações na vida cotidiana estão crescendo e inovando diferentes mercados.
Mais informações sobre a tecnologia, aqui.
Maravilha, muito bem explicado. Parabéns UPTIME vamos na vanguarda - projeto educativo com AVR para aquisição de um segundo idioma... quinta, 19 de janeiro de 2017