-
-

Respondemos as perguntas mais frequentes sobre o AVR+, o aplicativo exclusivo da UPTIME que disponibiliza conteúdos em realidade virtual e em realidade aumentada para os alunos dos cursos College e TEENS.

 

A realidade virtual e a realidade aumentada contribuem no aprendizado do inglês?” Todo mundo pode usar? É pago? Como funciona? Dá para jogar?

 

Essas são algumas das perguntas mais frequentes que recebemos. Neste post, vamos esclarecê-las e acabar com os tabus do universo AVR+ de uma vez por todas.

 

Vamos às perguntas:

 

1) “As atividades em realidade virtual e realidade aumentada excluem o material didático impresso?”

 

As atividades em realidade virtual e em realidade aumentada disponíveis no app AVR+ UPTIME servem como um conteúdo complementar aos exercícios diários do day-by-day. Ou seja: não exclui o material impresso, pelo contrário, vêm para somar!

 

2) “Os aplicativos AVR+ e AVR+ Xperience são pagos?”

 

Atualmente todos os aplicativos disponibilizados pela UPTIME são gratuitos, com a diferença apenas do uso restrito para quem é aluno, que é o caso do AVR+ UPTIME.


 

3) “Qual celular é compatível para fazer as atividades do AVR+?”

 

O AVR+ UPTIME é compatível com aparelhos que possuem o sistema operacional Android e iOs.

 

Para Android, são esses: Samsung Galaxy S6, Samsung Galaxy S6 Edge, Samsung Galaxy S6 Edge Plus, Samsung Galaxy Note Edge, Samsung Galaxy S7 Edge, Sony Xperia Z5, Samsung Galaxy S5 Neo, LG G4, Motorola Nexus 6, LG G5, Huawei Nexus 6P, Lenovo Phab 2 Pro, Google Pixel 32gb.

 

Se esse não for o seu caso, todas as unidades UPTIME devem disponibilizar na escola um smartphone para a realização das atividades dos apps.

 

4) “Não sou aluno, como faço para ter a experiência no app?”

 

Para quem não é aluno, a UPTIME oferece duas atividades pelo aplicativo AVR+ Xperience, que podem ser realizadas tanto em realidade virtual quanto em realidade aumentada.

 

Você precisará dos óculos de realidade virtual para realizar as atividades em VR e escanear pela câmera do smartphone o QR Code de nossas peças publicitárias para ter a experiência com as atividades em AR.

 

5) “Alunos do Master’s recebem os óculos de realidade virtual?”

 

Não.

 

As atividades do AVR+ UPTIME são voltadas para o aluno que ainda não é fluente em inglês se familiarizar com o idioma em ambientes contextualizados.

 

Quem é o Master’s não possui essa necessidade, uma vez que já domina o inglês.

 

6) “O AVR+ UPTIME é um jogo?”

 

As atividades até podem ser associadas aos jogos por serem interativas e muitos alunos as considerarem divertidas — embora não seja esse o seu objetivo principal.

 

O AVR+ UPTIME é um aplicativo voltado para a prática do inglês,

pensado por profissionais da área da educação e tem como foco aumentar a concentração para estimular a aprendizagem.

 

7) “De que forma as atividades simulam a vida de um intercambista?”

 

Todas as atividades são inteiramente em inglês e para realizá-las o aluno é inserido dentro de uma realidade em que o idioma está presente para realizar qualquer ação: desde a passagem pela alfândega até a ida a um supermercado.

 

Da mesma forma como acontece na vida de um intercambista que precisa se comunicar desde o momento em que chega ao país de destino até quando decide ir às compras.

 

Para quem é aluno, é possível experienciar tudo isso através das atividades em realidade virtual:

 

  • The Supermarket: O aluno dará uma volta no supermercado até encontrar os itens de uma lista de compras;

 

  • Traveling: Nessa situação ele passará pela imigração até pegar um táxi para a casa da sua host family.

 

8) “Só aluno pode usar o AVR+ UPTIME?”

Sim.

 

O AVR+ UPTIME é de uso exclusivo do aluno e para acessá-lo ele precisará da mesma senha e login do MyUPTIME Online (portal do aluno).

 

As atividades do app atingem um nível de complexidade maior à medida que o aluno avança os capítulos em sala de aula.

 

9) “Por que eu aprendo melhor com a tecnologia AR e VR?”

 

Durante as práticas das atividades em realidade virtual e aumentada, o aluno desenvolve habilidades cognitivas superiores que aceleram a aprendizagem.

 

Dessa forma, com o AVR ele melhora a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas de comunicação, segundo informa a EON Reality empresa multinacional que desenvolveu as atividades AVR+ em parceria com a UPTIME.

 

10) “Onde posso usar o AVR+?”

Baixado o AVR+ UPTIME, o aluno poderá acessar suas atividades onde e quando quiser pelo seu smartphone, em casa, na unidade etc. A conexão com o sinal de internet é necessária em todos os casos.

 

Agora que chegamos a pergunta de número 10 você pode estar se perguntando: “será que eles esqueceram de falar de como funcionam os óculos de realidade virtual?”

 

A verdade é que já demos um passo a passo sobre isso no post “Dispositivo + aplicativo de realidade virtual aceleram a aprendizagem”.