A realidade aumentada já está em nosso cotidiano
A realidade aumentada já está em nosso cotidiano

Imagine integrar uma realidade digital ao mundo real: isso já é possível com a realidade aumentada (AR)! Imagine, ainda, o quanto isso pode facilitar sua vida? Então, para você não perder mais tempo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia!

 

Ela está deixando de ser usada apenas para entretenimento e, agora, está presente até na educação.  

 

No segmento de idiomas, por exemplo, a UPTIME é a primeira escola de inglês do mundo a usar a realidade virtual e aumentada em seus métodos de estudo.

Continue lendo este post e entenda como funciona, como evoluiu e como é usada a tecnologia pela escola de inglês.

 

O que é realidade aumentada?

A AR é uma tecnologia que une objetos do mundo virtual a outros do mundo real. Dessa forma, as realidades digital e concreta coexistem, gerando uma maior interação do indivíduo com um universo que está fisicamente fora do seu alcance.

 

O que acontece é uma evolução da relação face-e-tela, como já estamos acostumados com PCs, notebooks, tablets e smartphones. Agora, ambas as realidades estão em interação.

 

Isso, de forma sintética, chega para facilitar, por exemplo,  a:

 

 

Como funciona?

Para utilizar a tecnologia, você só precisa de:

  • um smartphone;
  • um código;
  • um software (app) que leia esse código; e
  • um mundo real!

 

Dessa forma, a realidade aumentada acontece em quatro passos:

  1. encontre o código que vai ser lido e o posicione;
  2. abra o app que é capaz de decodificar a figura;
  3. posicione a câmera na direção do código; e
  4. desfrute a imagem virtual 3D que se mescla com a realidade!

Veja também: Realidade virtual: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

 

Evolução da tecnologia 

A tecnologia vem sendo construída e aprimorada desde meados do século XX. Devemos ressaltar que sua construção é uma evolução dos códigos de barras, criados em 1952, que permitem sua leitura apenas de forma bidimensional, de números.

Veja, aqui, as inovações que foram marcas no processo construtivo da tecnologia.

  • 1975: artista digital estadunidense, Myron Krueger cria o Videoplace, um laboratório capaz de interpretar movimentos. Confira a experiência no vídeo abaixo:

 

  • 1992: Tom Caudell apresentou, para a empresa de aviões Boeing, um projeto que facilitava a manutenção das aeronaves por mostrar, em um dispositivo, a origem e o destino de diferentes cabos. Foi aí que o termo ‘realidade aumentada’ foi criado.

  • 1996: o Touring Machine foi criado por Steve Feiner. Esse foi o primeiro sistema móvel de realidade aumentada, composto por óculos-display, rastreador, computador, wireless e rádio digital, tudo em um só equipamento.

  • 1999: Hirokazu Kato criou ARToolKit, que permitia a junção de um objeto tridimensional ao mundo real, da forma que acontece hoje, com o uso de um óculos-display.

A partir daí, já no século XXI, a inovação foi sendo aprimorada em seus usos, funcionalidades e funções.


Ao mesmo tempo, outras tecnologias foram sendo criadas, como a câmera integrada ao celular e o smartphone, que permitiram um boom na evolução da realidade aumentada.

 

Usos no entretenimento

A realidade aumentada tinha como principal objetivo o entretenimento. Por isso, jogos eram as especialidades de uso da tecnologia.

Aliando a própria realidade à realidade digital, a tecnologia dá vida a um outro mundo até então inexistente, o que deixa os games mais interativos, dinâmicos, curiosos e divertidos.

 

Um dos maiores e mais recentes exemplos foi o Pokémon GO, lançado em 2016.

 

A Niantic é uma das especialistas da realidade aumentada no entretenimento. Além da febre do Pokémon, a empresa lançou, anteriormente, o Ingress, que também integrava o espaço real ao mundo virtual.

 

Usos na educação

Agora, a educação também está incorporando o uso da tecnologia. Como exemplos, tem-se:

 

  • as faculdades de Medicina, em que os alunos podem visualizar de forma mais interativa o corpo humano;

  • os museus, em que os visitantes podem ver informações sobre as obras expostas; e

  • o ensino básico, em que conteúdos mais abstratos, como os de Química, podem ser trazidos para a realidade.

 

Na área de idiomas, a UPTIME é a primeira escola do mundo a aplicar a tecnologia de realidade virtual e aumentada em seus métodos de ensino. Assim, todo o conteúdo do inglês é trazido à realidade do aluno, possibilitando-o o alcance da fluência de forma ainda mais rápida e espontânea.

 

Benefícios para o aprendizado

Com o conteúdo exposto de forma tridimensional (3D), uma série de benefícios é gerada:

 

  • facilita a memorização e o entendimento do assunto;

  • engaja os alunos às aulas de forma criativa;

  • aprende-se cognitivamente mais rápida;

  • enriquece atividades com conteúdos audiovisuais;

  • estuda-se de forma mais interativa e dinâmica; e

  • agrega o conteúdo digital ao mundo real.

 

Se você se interessou pelas aplicações da realidade aumentada, você tem que saber mais clicando aqui!