Na 41ª Semana das Novidades em Realidade Virtual e Aumentada, confira o projeto que pretende explorar o planeta Marte; expectativas da feira E3 2018; e novo filtro de realidade aumentada no Snapchat, que agora responde a sinais sonoros.
Sony anuncia o game Tetris Effect para o PSVR
Com a E3 2018, maior feira de games do mundo, acontecendo na próxima semana (entre 12 e 14 de junho) em Los Angeles, o público já está recebendo diversas novidades e anúncios sobre os principais jogos do mercado.
Nesta semana, a Sony já fez seu primeiro anúncio relacionado à realidade virtual: o Tetris Effect para Playstation VR.
Desenvolvido pela Enhance Games, a mesma equipe por trás do sucesso da Sony, Rez Infinite & Lumines, o Tetris Effect não foge do estilo visual colorido das empresas. Porém, em comunicado oficial, a Enhance afirma:
“O núcleo do jogo ainda é o Tetris – um dos mais populares jogos de quebra-cabeça de todos os tempos – mas de uma maneira nunca antes vista, ouvida ou sentida”.
O game estará disponível para PS4 e PS4 Pro (que contém suporte para VR) ainda em 2018, sem data definida.
Snapchat lança nova lente em realidade aumentada
Em meio à aparente crise financeira que o Snapchat viveu nos últimos meses, o aplicativo acaba de lançar uma nova lente para completar o famoso “time” de efeitos e máscaras em realidade aumentada.
A atualização mais recente da empresa oferece uma lente que não apenas reage aos seus movimentos faciais, mas também responde a sinais sonoros da sua voz: algo inédito no app entre os filtros em AR. O novo efeito é simples e está localizado junto a todos os outros.
Ao falar, você verá as orelhas pulsando ao som de sua voz, enquanto consegue filtrar qualquer tipo de ruído no fundo.
Projeto em realidade virtual pretende povoar Marte
O recém-lançado projeto MarsVR pretende reunir astronautas, pesquisadores de tecnologia e amantes da ciência para desenvolver uma plataforma de realidade virtual voltada à exploração e povoação de Marte.
A primeira fase do projeto consiste em desenvolver simulações de um "ambiente marciano" para um treinamento e pesquisas intensas na base da Estação de Pesquisa da Mars Society, localizada em Utah, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores querem trazer o maior realismo possível ao cenário simulado, escaneando uma captura de um quilômetro quadrado do terreno de Marte, usando técnicas de fotogrametria.
O público que apoiar o projeto e a exploração do planeta Marte pode fazer doações para o projeto, que vão entre 5 e 5 mil dólares.