O mercado de realidade virtual e aumentada se apresenta promissor para os próximos anos. É o que apontam estimativas dos portais, empresas e personagens referências no setor de tecnologia para, principalmente, a partir de 2020.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook - empresa que recentemente comprou uma empresa de óculos de realidade virtual, a Oculus -, disse no início de 2017 algumas informações sobre o assunto.
“Vão precisar cerca de cinco ou 10 anos de desenvolvimento antes de chegarmos aonde queremos chegar [em relação à tecnologia de realidade virtual]”, explica Zuckerberg.
Neste post, vamos te apresentar quais são as estimativas para o mercado de realidade virtual e aumentada, relacionadas a números de crescimento global, a áreas de aplicação e a diferentes partes do mundo.
Crescimento em números
O Facebook é uma das empresas que pretendem investir grandes quantias financeiras no desenvolvimento da tecnologia de realidade virtual.
De acordo com o Business Insider, portal alemão referência em notícias financeiras, midiáticas, tecnológicas e industriais,
“a empresa [Facebook] planeja investir cerca de US$ 3 bilhões no desenvolvimento da tecnologia de realidade virtual.”
O site ainda menciona o crescimento de investimento nas empresas nesse setor:
“Impulsionando esse crescimento está o aumento de 271% no investimento em empresas de realidade virtual e aumentada a partir de 2015, de acordo com estimativas da CB Insights.”
Veja os números surpreendentes sobre os valores de mercado de realidade virtual e aumentada e os estoques de aparelhos [headsets]:
Valor de mercado
Quanto mais a tecnologia é desenvolvida e implantada, maior é o valor do mercado de realidade virtual e aumentada ao decorrer dos anos. A International Data Corporation mostra os valores e as estimativas:
- US$ 570 milhões: valor do mercado de realidade aumentada em 2015;
- US$ 5,2 bilhões: valor do mercado de realidade aumentada em 2016; e
- US$ 162 bilhões: valor do mercado de realidade aumentada previsto para 2020.
Esse crescimento, já acontecido e ainda esperado, explica o CAGR [Compound Annual Growth Rate - Taxa de Crescimento Anual Composta] de 80,8% no período entre 2016 e 2024, de acordo com a Global Market Insights.
Headsets
A oferta e a procura de headsets prometem aumentar ao longo dos anos, tanto em número de unidades quanto em receita gerada. Veja os números, ainda de acordo com o Business Insider:
- 8,2 milhões de unidades: estoque de headsets de realidade virtual em 2016;
- 12 milhões de unidades: estoque de headsets de realidade virtual previsto para 2017;
- 55 milhões de unidades: estoque de headsets previsto para 2022; e
- US$ 1 bilhão: receita gerada pelo mercado de headsets de realidade virtual em 2016, pela primeira vez alcançando a casa do bilhão.
O mercado global de smart glasses tende a ter um significante crescimento de 95% CAGR de 2016 para 2024, ainda de acordo com a Global Market Insights.
Crescimento em áreas de aplicação
As áreas de maiores aplicações e crescimento previstos para o mercado de realidade virtual e aumentada são as industriais e automotivas. Esse emprego das tecnologias suprirá demandas com a maquinaria complexa, bem como sua montagem e manutenção.
Ainda de acordo com a pesquisa da Global Market Insights,
“O mercado de realidade aumentada automotiva é estimado para ter crescimento com um CAGR de 80% de 2016 para 2024.”
Em relação à indústria automotiva, a realidade aumentada ajudará a reduzir distrações dos motoristas e aumentar a segurança.
A educação é outro segmento que tem um prometido crescimento para os próximos anos, tanto na área de realidade virtual quanto com a realidade aumentada.
Em 2025, US$ 700 milhões serão investidos na tecnologia de realidade virtual na educação, de acordo com o Goldman Sachs.
Crescimento em partes do mundo
A América do Norte é a principal dominadora do desenvolvimento de realidade virtual e aumentada. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado de realidade aumentada vai movimentar US$ 24 bilhões da indústria local em 2024, segundo o Global Market Insights.
Europa e Ásia chegam como, respectivamente, segundo e terceiro maiores mercados das tecnologias. A China e a Índia são referências nesse segmento.
Esse é o futuro do mercado de realidade virtual e aumentada ao redor do mundo. Você vai ficar de fora dessa?