A realidade virtual na educação revoluciona os métodos de ensino
A realidade virtual na educação revoluciona os métodos de ensino

A tecnologia da realidade virtual está se massificando no mundo, e o motivo são suas inúmeras aplicações, que já não se limitam apenas à produção de entretenimento. A realidade virtual na educação é um exemplo da modernização, que já está presente em muitas salas de aula. 

Você já imaginou os benefícios que o sistema VR tem trazido para a área de educação e, principalmente, para o ensino de inglês? Neste post, vamos mostrar como empresas e instituições de ensino estão abordando a tecnologia dentro da sala de aula.

Veja também: Realidade aumentada: tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia

 

Benefícios 

A realidade virtual na educação possibilita diversas experiências de forma imersiva e interativa na criação de ricos conteúdos. Além disso, ao apresentar a teoria abordada através dessa tecnologia, os estudantes são estimulados e motivados a buscar a prática

Segundo a Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica do MEC:

 

É essencial proporcionar experiências realísticas para melhorar a fixação dos conteúdos apresentados em sala de aula.

 

A realidade virtual possibilita que o usuário possa interagir com objetos e cenários tridimensionais.

No segmento educacional, isso possibilita que professores possam, até mesmo, deslocar seus alunos para áreas inóspitas no mundo real, como a Antártida, para exemplificar o conteúdo da aula. 

No campo da ciência, o uso da tecnologia de realidade virtual tende a ser o mais adequado para estudos, principalmente, para os tópicos abstratos, como procedimentos cirúrgicos. 

 

Assim, pode-se observar que a adesão à tecnologia:

  • reduz a apreensão e dificuldade de absorção dos conteúdos;
  • permite ao aluno repetir as atividades para reforçar seu entendimento;
  • melhora a interação entre os alunos, fazendo com que eles compartilhem a mesma experiência;
  • coloca o estudante no papel principal. Ou seja, ele controla seu próprio avatar sem interferência de um professor, em alguns casos;
  • oferece diferentes impactos e percepções

Muito diferente do PowerPoint, por exemplo, em que os alunos têm acesso a mesma informação, de um único jeito.  A realidade virtual oferece a experiência para que cada usuário crie seu modo de percepção e entendimento.

 

Aplicações

Escolas e universidades de todo o mundo, inclusive do Brasil, já estão adotando a inovadora tecnologia dentro das salas de aula

 

A expectativa é que a realidade virtual esteja presente em todas as áreas da educação, atingindo, assim, um maior número de adeptos. 

 

Confira cinco exemplos de instituições e empresas que já utilizam a realidade virtual na educação.

 

UPTIME

No mercado de idiomas, a UPTIME é a primeira escola de inglês do mundo a oferecer o aprendizado com experiências em realidade virtual e aumentada

 

Com lançamento programado para maio de 2017, a equipe de pesquisa e desenvolvimento do grupo está preparando um material didático especial em AVR

 

Visando proporcionar uma melhor experiência do aprendiz com a língua inglesa, nele serão abordados diversos temas do cotidiano de um aluno intercambista em uma família americana.

 

Beenoculus

A Beenoculus é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve soluções para as mais variadas áreas, como comunicação, games e, principalmente, a educação. 

 

Ela desenvolveu um dispositivo VR que está no mercado para transformar o ensino das novas gerações

 

Através da realidade virtual, a sua metodologia coloca o estudante no papel principal, potencializando seu aprendizado de uma forma mais intensa e mais próxima do real. 

 

Google Expeditions 

A Google aplicou a tecnologia na educação com o projeto Expeditions, uma ferramenta de realidade virtual em que professores podem guiar alunos em jornadas imersivas para mais de 200 destinos

 

Usando smartphones e um Google Cardboard, óculos feitos de papelão, os estudantes são transportados virtualmente para qualquer lugar do mundo.

 

“A ideia do Google, para a área da educação, é trazer, acima de tudo, a diversão para a sala de aula. Conseguimos concretizar isso, com tecnologia barata e acessível, trazendo bons conteúdos e boas práticas”, declarou o diretor do Google Education, Rodrigo Pimentel.
                                                                   

Shepherd School

Uma das primeiras escolas a explorar a tecnologia de realidade virtual como auxílio no processo de ensino, foi a Shepherd School, em Nottingham, Inglaterra.

 

A escola atende crianças que possuem déficit de atenção, e por isso veio a ideia da introdução da realidade virtual. 

 

Em sua metodologia tradicional, os professores foram treinados para desenvolver simulações baseadas em símbolos e sistemas de sinais. Esses eram usados pela escola para auxiliar os estudantes no aprendizado das bases do vocabulário. 

Depois da "virtualização" da metodologia, os alunos puderam interagir com uma simulação 3D, o que proporcionou uma maior retenção do conhecimento.

 

University of Hartford

A universidade americana acredita no poder da realidade virtual para conquistar seu público

 

Lá, os alunos que foram aceitos pelo programa, mas ainda estão indecisos se vão ingressar ou não, recebem um Google Cardboard para realizar um tour em realidade virtual pelo campus. 

 

O objetivo é apresentar a universidade através de storytelling. Ou seja, o usuário explora o campus e, ao mesmo tempo, escuta a história de sua criação

Mais informações sobre a realidade virtual aplicada na educação, aqui