-
-

Se você está lendo esta matéria, provavelmente está à procura de um curso de inglês, certo? São muitas as pessoas que desejam aprender inglês. Mas, infelizmente, ainda são poucas as que conseguem, de fato, alcançar esse objetivo. Uma pesquisa realizada pela Education First – parceira da UPTIME International – revelou que apenas 5% da população brasileira é fluente no idioma. Um dos motivos para esse número ainda ser tão baixo é a elevada taxa de desistência: por não se adaptarem ao método de ensino, alunos abandonam o curso e deixam de lado o aprendizado. 


Como mudar essa realidade?


Para evitar frustrações, é importantíssimo escolher um curso de inglês sempre levando em consideração o seu perfil como aluno. Assim, é possível avaliar qual metodologia é ideal para você e sua rotina, tornando reais as suas chances de adquirir fluência na língua inglesa. 

 

Então, como faço para escolher um curso de inglês?

 

Conheça a sua rotina
 

Pode parecer um pouco improvável, mas essa dica faz toda a diferença. Por mais que o seu dia seja corrido e cheio de afazeres, com disciplina é possível encontrar um tempo livre na sua agenda. É importante você saber a sua disponibilidade para estudar inglês e, assim, partir em busca de um curso que esteja de acordo com a sua realidade. 


Lembre-se: aprender uma nova língua demanda dedicação e contato diário. Por isso, tenha em mente que você precisará de, ao menos, 30 minutos (por dia) para estudar o idioma. O que não é muito difícil, concorda?    


Outra coisa muito importante: falta de tempo não pode ser uma desculpa para não aprender o idioma, viu? Aqui, no Blog UP, nós preparamos um post com ótimas dicas para quem quer aprender inglês mas tem pouco tempo diário. Vale a pena conferir, se esse for o seu caso.  

 

Estabeleça suas prioridades
 

Como você planeja estar daqui há um ano? A resposta para essa pergunta deve ser levada em consideração na hora de escolher um curso de inglês, principalmente se você está se preparando para uma viagem internacional ou está em busca de uma rápida ascensão profissional, por exemplo. Nesses casos, a fluência em inglês é essencial e não pode ser adiada. Leve isso em consideração antes de escolher um curso que só entrega resultados depois de quatro, cinco anos de estudos. 

 

Descubra o seu perfil de aluno
 

Qual a melhor forma para você aprender algo novo? Fazendo anotações, falando ou praticando? Pense nisso, é importante você se conhecer enquanto aluno para partir em busca de um curso que adote um método que seja compatível com o seu perfil. Caso ainda não tenha descoberto o seu perfil de aluno, nós te ajudamos. 


Existem três estilos de aprendizes:

  • visuais: aprendem mais efetivamente por meio de informações escritas, notas, diagramas e fotos (65% da população);
  • auditivos: aprendem mais efetivamente por meio da linguagem oral (30% da população);
  • aprendizes sinestésicos: aprendem mais efetivamente por meio do toque, do movimento e do espaço e desenvolvem habilidades por meio da imitação e da prática (5% da população).


Ninguém é unicamente aprendiz visual, auditivo ou sinestésico. Todas as pessoas aprendem pela soma desses três estilos. Eventualmente, pelo meio em que vivem ou pela educação recebida, podem desenvolver mais um estilo do que o outro. 

 

Depois de analisar o seu tempo livre, definir suas prioridades e conhecer o seu perfil de aluno é hora de partir para a segunda etapa: encontrar um curso de inglês que atenda às suas expectativas. Nesse momento, alguns aspectos não podem passar despercebidos na sua avaliação. Abaixo listamos alguns deles.   

 

O que avaliar na hora de escolher um curso de inglês?

 

Método de ensino
 

Conhecendo o seu perfil de aluno, como explicado acima, procure um curso de inglês que adote um método de ensino compatível com seu estilo de aprendizado. E, principalmente, que possibilite o processo natural de aquisição do idioma. Essa última dica é ótima para você fugir de aulas cansativas. Você descobre isso pesquisando se os alunos aprendem na prática, através do uso da língua inglesa e da associação direta da percepção e do pensamento com a fala e os seus sons, eliminando a comparação de idiomas (tradução) ou explicação gramaticais tediosas. Afinal, seu cérebro já sabe o caminho das pedras da aprendizagem natural, não importa a língua.

 

Duração
 

Você concorda que aprender inglês é um investimento para a vida? Se você disse sim, na hora de escolher um curso, pense quanto tempo dela [da vida] você está disposto a gastar para se tornar fluente no idioma. Atualmente, a maioria das pessoas que se frustra com o aprendizado do inglês aposta nas escolas tradicionais que oferecem cursos de longa duração. Para fugir dessa realidade, talvez seja o caso de pesquisar sobre cursos rápidos. Você sabia que é possível aprender inglês em apenas 12 meses? Pois é!

 

Preço     
 

Opte por um curso de inglês que ofereça investimento único em material didático e mensalidades fixas, sem reajustes ou surpresas no final do mês. Assim, seu orçamento ficará sempre em dia. Lembra do que a gente disse no tópico acima sobre um curso com duração reduzida? Então, na maioria das vezes, esse formato possibilita fazer um investimento programado. Assim você pode se programar mensalmente para investir o mesmo valor sem se preocupar com eventuais atropelos no percurso.

 

Reputação 


Antes de fechar negócio, avaliar a reputação do curso de inglês escolhido é muito importante. Mas, como fazer isso? Uma ótima dica é conversar com alguém que estuda ou já estudou na escola que você está interessado. Essa, definitivamente, é a melhor forma para verificar a qualidade de ensino da instituição – antes de fazer a matrícula, é claro.  Afinal, só quem tem a experiência real com o curso que você pretende realizar poderá te dizer se ele vale a pena ou não.  

 

Checklist para escolher o melhor curso de inglês


Para finalizar, vamos a um checklist que pode te ajudar na hora de escolher melhor curso de inglês.

 

  • Só comece um curso sabendo que terá disponibilidade diária para estudar o idioma – 30 minutos já são suficientes. 

  • Faça uma lista de prioridades e veja em que posição a fluência está.

  • Busque um curso que seja compatível com o seu perfil de aprendiz.

  • Pesquise sobre métodos de ensino.

  • Opte por cursos de curta duração, mas eficientes. 

  • Prefira cursos que possibilite investimento único em material didático e mensalidades fixas.

  • Converse com pessoas que já realizaram o curso.


Seguindo essas dicas, com certeza, você fará a escolha certa. Leia também o guia definitivo sobre aprender inglês