-
-

O que significa ser fluente em inglês no Brasil 

 

O número de bilíngues no país não possui um número exato, mas nós conseguimos ter uma boa ideia de quanto são. Ser fluente em inglês no Brasil ainda é uma habilidade que poucas pessoas possuem e que muitas estão adquirindo. 

 

Por este motivo, o grupo restrito de falantes da língua é o responsável por desempenhar um papel significativo na sociedade nos âmbitos acadêmicos e profissionais. Os fluentes em inglês são os únicos que estão alinhado com as novidades que o futuro promete nos trazer e podem executar algumas ações que ninguém mais pode. 

 

Mas se você não domina o idioma, não se sinta excluído desse grupo. Aprender o idioma e se atualizar em pouco tempo é possível e nós vamos te mostrar como.

 

Neste blog post, vamos te mostrar como o número de fluentes na língua inglesa é pequeno e o que isso representa na nossa sociedade atual. Além disso,  apresentaremos algumas atividades que apenas essa parcela da população pode fazer

 

Você vai entender porque falar inglês no Brasil é uma habilidade necessária e que vai te proporcionar experiências acadêmicas, profissionais e sociais muito mais ricas! 

 

Quantos brasileiros são fluentes em inglês? 

 

Saber qual é o número exato de brasileiros fluentes em inglês é um desafio e tanto! Não temos como testar o nível individual de cada habitante do nosso país, mas podemos ter uma boa noção de qual seria um número razoável.

 

Primeiramente, percebemos que nas metrópoles se concentra a maior parte dos falantes do inglês. Estas regiões possuem uma alta demanda por profissionais bilíngues porque concentram a maior parte das empresas multinacionais. 

 

No interior esta demanda ainda não é tão expressiva, porém está crescendo rapidamente com a expansão de muitas empresas brasileiras e em um futuro muito próximo será um requisito indispensável do mercado de trabalho! 

 

Em 2013, o British Council conduziu uma pesquisa com 720 pessoas de diversos locais do Brasil e registrou: apenas 5,1% delas afirmou ter algum conhecimento da língua inglesa

 

Saber dizer algumas palavras e expressões pontuais não caracterizam uma pessoa como alguém que domina a língua inglesa. A fluência é medida por indicadores mais profundos como a habilidade de manter e desenvolver uma conversa, onde você precisa compreender o que é dito e expressar sua ideia. 

 

A situação em que nos encontramos agora em 2020 não muito diferente. Nos últimos anos a EF (Education First) conduziu estudos sobre a o domínio da língua inglesa em diferentes locais do mundo.

 

O Brasil continua com uma taxa de proficiência no inglês que é considerada BAIXA, e os resultados se mantiveram estáveis ao longo dos anos. 

 

Tendo em vista esses números e fatos, podemos constatar que falar inglês no Brasil é de fato uma habilidade de pouquíssimas pessoas. E este grupo pequeno é o único que pode executar certas atividades que ninguém mais pode. Abaixo você conhece algumas delas! 

 

7 coisas que apenas os fluentes em inglês podem fazer

 

Agora que você já sabe que poucas pessoas são fluentes em inglês no Brasil, é importante entender que fazer parte do grupo composto por quem domina o idioma pode fazer 7 tarefas com exclusividade. Veja quais delas se encaixam na sua vida! 

 

1 - A maioria do conteúdo da internet disponível está em inglês. 

 

Em 2017, a Internet World Stats concluiu que 25,5% dos usuários da internet utilizam o inglês como idioma de comunicação. Isso representa um total de 952,1 milhões de usuários usando o idioma para produzir conteúdo e se expressarem diariamente. 

 

2 - Saber tudo que está acontecendo no mundo primeiro. 

 

Os canais de notícias mais importantes do mundo utilizam o inglês como língua oficial do compartilhamento de informações. Para saber algo primeiro, você precisa ser fluente ou terá que esperar a tradução. 

 

3 - Disfrutar de tudo o que a internet tem para te oferecer! 

Muitos filmes, seriados, vídeos no YouTube são lançados no idioma original da produção e os memes que circulam na internet estão em inglês

 

A tradução ou dublagem destes materiais pode fazer com eles percam o sentido original. Ser fluente em inglês permite que você aproveite ainda mais conteúdo e não fique de fora das novidades!

 

4 - Visitar países no exterior com mais autonomia. 

 

Quem já fez viagens internacionais saber como o inglês é o idioma usado em todos os momentos. Desde o embarque no aeroporto, até o check-in na hora de voltar para casa, falar inglês é indispensável. Além disso, você não quer pagar mico ao conversar com falantes nativos do idioma, não é? 

 

5 - Se candidatar a uma bolsa de estudos internacional. 

 

Estudar em outro país exige conhecimento profundo da língua inglesa. O idioma é o mais utilizado em estudos veiculados nas publicações de circulação mundial, portanto sua importância não pode ser subestimada. 

 

6 - Para trabalhar em outro país (mesmo que temporariamente)! 

 

Se você já pensou em expandir seus negócios internacionalmente, trabalhar fora ou até mesmo se mudar para outro país, o inglês é sua porta de entrada. Chegar em um local novo falando o idioma te dá autonomia para se comunicar no ambiente de trabalho e te permite fazer o seu melhor no cargo! 

 

7 - Integrar o pequeno grupo de brasileiros que sabem o idioma.

 

Ter domínio da língua inglesa te torna uma pessoa diferenciada, tanto no âmbito social, acadêmico e profissional. Você será uma pessoa mais requisitada, com mais oportunidades de crescimento pessoal e social

 

Já pensou o que o inglês pode fazer por você? 

 

Integrar o seleto grupo de fluentes no idioma, proporcionar mais oportunidades acadêmicas, de trabalho, ascensão econômica, viagens, entretenimento… você escolhe.

 

 O inglês vai te levar até onde quiser chegar, porém, você precisa aprender o idioma. Ao contrário do que muitos podem te dizer, não é preciso ficar quatro, cinco ou mesmo seis anos aprendendo o idioma. Sua fluência virá bem antes disso ao escolher o curso de inglês certo! Ele precisa ter:

 

  • Uma metodologia que esteja focada no seu desenvolvimento pessoal;
  • tempo reduzido de curso, para que você não perca tempo; 
  • horários flexíveis que te ajudam a organizar sua rotina;
  • e turmas reduzidas, para que você aprenda ao máximo a cada aula!

 

O que o inglês fez pelo Julio Cezar Santos

 

O Julio Cezar Santos, bacharel em Sistemas de Informação, mora na cidade de Lavras, interior de Minas Gerais. Ele sonhava em viajar muito pelo mundo, conhecendo novas culturas e se aventurando em novos lugares. Contudo, não ser fluente em inglês era um desafio a ser superado. 
 

Quer saber mais sobre como o inglês ajudou o Julio a realizar seu sonho? Leia o artigo no nosso blog e saiba mais!

 

https://www.uptime.com.br/blog/apos-concluir-o-college-ex-aluno-se-permitiu-viver-experiencias-unicas