-
-

Você já sabe da importância da fluência em inglês para a carreira profissional e também para realizar viagens internacionais. Mas um assunto que ainda gera dúvidas é sobre a idade certa para estudar inglês. Afinal, existe um momento ideal? Dá para aprender inglês depois dos 50?

Neste post, vamos esclarecer o assunto que muitos adultos têm.

Primeiro, analise as circunstâncias

O aprendizado de um novo idioma não deve ser algo ligado a uma idade. O desenvolvimento é relativo para cada pessoa.

Assim como muitos pais se perguntam sobre qual é o momento certo para introduzir o inglês no dia a dia dos filhos pequenos, adultos também questionam se ainda dá tempo de aprender o idioma quando mais velhos.

A verdade é que não há uma resposta única, que seja válida para todas as pessoas, independente da faixa etária.

O importante é analisar as circunstâncias ideais para dar início ou não ao aprendizado do novo idioma.

Mito: Quanto mais novo, melhor

É consenso comum que quanto mais novo se começa a aprender inglês, melhor é o desenvolvimento. Mas a afirmativa não é um modo sensato de avaliar a realidade.

O importante é analisar dois aspectos linguísticos que impactam no aprendizado de um indivíduo de acordo com a idade: taxa de retenção e taxa de absorção.

Taxa de retenção
 

A taxa de retenção é a habilidade que um indivíduo tem de receber uma informação e armazená-la. E no caso do aprendizado da língua inglesa, é quando aprende-se primeiro o que está sendo dito na aula, por exemplo, e, posteriormente, compreende-se o conteúdo, retendo-o.

Taxa de absorção
 

A taxa de absorção está relacionada ao grau de aceitação sobre aquilo que está sendo visto, sem resistência e crítica.

O quanto a idade afeta a aprendizagem?
 

Agora que você entende os conceitos básicos de retenção e absorção no desenvolvimento da aprendizagem, entenda como elas se manifestam em pessoas de diferentes faixas etárias.

Pré-adolescentes e adolescentes
 

Os jovens de 11 a 16 anos têm alta taxa de absorção linguística, o que significa que estão mais abertos a aceitar a lógica de expressões e vocabulários que parecem sem sentido quando traduzidos ao pé da letra.

Por terem as áreas de interesse segmentadas, nem todo conteúdo os interessam, a taxa de retenção é menor.

Adultos
 

Na fase adulta o processo começa a se inverter, diminuindo a taxa de absorção e aumentando a taxa de retenção.

O que significa: mais interrogativos quanto às regras gramaticais e, ao mesmo tempo, mais abertos ao conteúdo exposto.

Isso acontece à medida que vamos ficando mais velhos, o que não significa que seja algo ruim, apenas nos tornamos mais questionadores.

Mas afinal, qual a melhor idade para aprender inglês?


Em primeiro lugar, deve-se entender que a idade mais interessante para começar a aprender a língua inglesa é aquela em que há um projeto por trás do aprendizado.

Ou seja, aprender inglês é válido em qualquer idade e é possível alcançar ótimos resultados em todas elas, desde que haja interesse e dedicação.