-
-

Como diria Vinícius de Moraes: “que coisa louca, que coisa linda que os filhos são!” 

 

A chegada de uma criança realmente muda a vida de uma mãe e um pai. Este momento é de puro amor, mas também de muita ansiedade a respeito de como será o futuro do filho (a)

 

Este sentimento leva os pais a mudarem suas prioridades, dedicando  os seus melhores esforços para proporcionar uma educação excelente aos filhos. E isso inclui o aprendizado da língua inglesa

 

O idioma é a porta de entrada para diversas oportunidade acadêmicasprofissionais e sociais na vida de uma pessoa. O domínio do inglês não é uma opção, ele já se tornou uma necessidade

 

Mas como escolher um curso de inglês adequado para adolescentes?

Neste material vamos te explicar porque esta fase é propícia para o aprendizado e o que você, enquanto mãe ou pai, precisa ter em mente ao escolher uma escola de idiomas. 

 

Os benefícios de aprender inglês na adolescência

 

O psiquiatra Daniel Siegel, autor do livro Brainstorm – The power and purpose of the teenage brain (Brainstorm – O poder e propósito do cérebro adolescente, sem edição em português), explica porque a adolescência é uma excelente fase de aprendizado

 

Na infância, o cérebro humano produz uma grande quantidade de neurônios e conexões cerebrais. Contudo, à medida que o adolescente se desenvolve, percebemos uma mudança:

 

“O cérebro escolhe os neurônios e conexões que são mais usadas e descarta aquelas que parecem inúteis. Quanto mais usamos algumas conexões, melhores e mais complexas elas se tornam. (...) Quanto mais usamos os neurônios e circuitos, melhores eles serão.“

 

Portanto, o que um adolescente quiser aprender em sua juventude pode se tornar um conhecimento solidificado na vida adulta, incluindo o aprendizado de um novo idioma.

 

Como escolher um curso adequado 

 

Como você pode perceber, a adolescência é um momento propício para aprender o inglês, mas alguns cuidados devem ser tomados em um curso para jovens

 

Nesta idade eles estão em formação, crescendo e construindo os adultos que serão. Por este motivo, a escola de inglês deve levar em consideração alguns fatores no seu programa de ensino.

 

Metodologia adequada para a idade

 

Quando um adulto começa a estudar inglês, pode sentir mais dificuldade para aprender o conteúdo, mas uma vez que conseguir dominar o assunto, vai retém muito bem o que foi aprendido.


Enquanto isso, os jovens aprendem tudo o que é ensinado com uma facilidade muito grande, porém não conseguem reter o conhecimento. 

 

Dar aulas para adultos e jovens é diferente, portanto, a forma de ensinar inglês deve ser diferente.


 

Neste contexto, a existência de um embasamento teórico que sustente o modelo de ensino para adolescentes é fundamental. Esteja atento (a) e verifique se a escola de idiomas entende essa diferença. 

 

Tópicos adaptados para os jovens 

 

No meio da profusão de assuntos discutidos na sociedade atualmente, alguns debates podem ser interessantes para os adolescentes. Como por exemplo:

 

  • Redes sociais;
  • Tecnologia;
  • Música;
  • Filmes e seriados;
  • Literatura.

 

escolha dos tópicos que serão tratados com os jovens é importante para tornar a conversa mais rica e proveitosa nas aulas, mantendo os estudantes engajados e atentos. 

 

Acompanhamento dos pais 

 

participação dos pais no ensino do jovem faz muita diferença no processo de aprendizado! 

 

O adolescente percebe se os seus pais têm interesse em suas conquistas e experiências educacionais. Quando ela recebe essa atenção, sente-se valorizada e mais segura para continuar aprendendo e se esforçado. 

 

Por este motivo, a escola de idiomas precisa envolver as mães e pais na vivência do aluno e incentivar a participação da família na aquisição de conhecimento dos jovens. 

 

Bom para os filhos, melhor ainda para os pais

 

O curso de inglês também precisa ser um bom investimento para os pais. Pagar mensalidades e não perceber o desenvolvimento do filho é frustrante e você, com certeza, não quer isso!

 

Ao escolher uma escola de idiomas, certifique-se que a metodologia de ensino teve sua eficácia testada, comprovada e aprovada por outros pais. 

 

Desta maneira você pode investir com a segurança de que seu filho (a) vai aprender o idioma e alcançar fluência

 

O futuro brilhante do jovens fluentes

 

Quando a família de Nickolas Oliveira decidiu voltar dos Estados Unidos para o Brasil, ele tinha apenas 3 anos. Porém, seus pais sabiam da importância que o curso de inglês teria na vida do filho.

 

Quando Nickolas completou 11 anos, começou a estudar inglês na UPTIME e aos 13 anos já estava fechando as malas para estudar por 70 dias em Leominster, no estado de Massachusetts, Estados Unidos.

 

Quer saber o que a mãe do Nickolas, Renata, pensa sobre o curso de inglês da UPTIME? Leia a matéria completa no nosso blog!