-
-

Não dá para evitar. Quando viajamos, corremos o risco de uma gafe ou outra ser cometida, e isso pode acontecer por vários motivos, um deles pode ser a falta de domínio da língua e o desconhecimento dos hábitos e costumes do país, por exemplo. Para isso não acontecer, dá uma olhada nesses pontos que você deve evitar quando fizer viagens internacionais

Não estudar a vida da população local

Nem pense em viajar sem aprender um pouco sobre os costumes locais. Os brasileiros são conhecidos pelo jeito caloroso e singular, mas nem todo mundo é assim, okay? Por isso, existem alguns costumes diferentes de muitos países que devem ser aprendidos para não fazer feio e cometer falta de educação fora de casa!

 

Não planejar seu objetivo 

Está indo viajar por qual motivo?  Intercâmbio, estudos, negócios ou passeio? Independente do objetivo, viagens internacionais devem ser planejadas criteriosamente. Quando não temos conhecimento do que faremos, tudo fica mais difícil. Por isso, é extremamente importante saber os fins para analisar os meios. Detalhes como quantia de dinheiro, tempo e programação de atividades mudam de acordo com isso, e devem ser programados com antecedência para evitar problemas.

 

Cometer erros de idioma 

Vale lembrar que o inglês é a língua universal e é, consequentemente, muito importante para conseguir se comunicar lá fora. Quando os estudos da língua não estão em dia, a probabilidade de você depender de guias turísticos o tempo inteiro é grande, assim como a de ocorrerem alguns erros ou “vícios” de linguagem. Mas não se preocupe! Com foco e prática, é fácil driblar essa barreira.

 

Não planejar detalhes básicos 

Essa é uma gafe imperdoável e que pode dar muita dor de cabeça ao fim do dia. Dos problemas de estadia aos de transporte, imprevistos podem acontecer. Então, fique atento a estas dicas valiosas: faça sempre o planejamento e o registro de todo o período de sua estadia; planeje contratar um plano ou seguro de saúde (nunca se sabe...!); fique sempre atento aos transportes ideais para as suas necessidades e, por último, mas não menos importante, tenha sempre em mãos um roteiro previamente desenhado (para isso, vale ter em mãos um mapa convencional ou um aplicativo com a mesma funcionalidade) do local visitado. Não vá se perder ou gastar mais tempo do que o necessário. 

 

Não ficar por dentro da programação e notícias locais 

Quando fazemos viagens internacionais, imprevistos acontecem e, por isso, é importante ficar por dentro das notícias da cidade. Vai que aquele metrô que você precisa pegar para chegar do outro lado da cidade não funcionará? Greve, manifestação, alteração de curso, acidentes etc., podem estragar o dia e comprometer a viagem toda. Atenção! Além disso, é bem legal saber dos eventos culturais próximos a você que podem acabar entrando em sua programação. Não vai querer perder as oportunidades, vai?

Então, roupas na mala, planejamento no bolso, idioma em dia e muita animação para desbravar o mundo! Até a próxima!