Diversos motivos levaram Winny O’brien viajar para a terra da Rainha. Bisneta de inglês radicado no Brasil, a jovem estudante de Moda se programou para realizar uma viagem de 35 dias à Inglaterra para rever familiares em Manchester e conhecer os pontos turísticos e culturais de Londres.
Ela visitou lugares icônicos da metrópole como Notting Hill, Covent Garden e Soho, além de museus para quem é apaixonado por moda, como o Design Museum, Albert Museum e o Fashion and Textile Museum.
Confira abaixo os highlights dessa experiência!
Estudar moda no exterior
Para quem, assim como a Winny, sonha em estudar moda no exterior, Londres é um destino cobiçado para se aperfeiçoar nessa área.
É lá onde estão localizadas centros universitários de referência mundial, como o Central Saint Martins e o Istituto Marangoni, lugares que ela foi conhecer.
“As pessoas com as quais eu tirei dúvidas sobre os cursos, foram muito bem receptivas tanto no Saint Martins quanto no Istituto Marangoni. Os dois centros têm opções de programas curtos, de poucas semanas, voltados para diversas áreas da moda. Além disso, oferecem uma experiência completa sobre o que faz um profissional dessa área”.
A estudante explica que uma das diferenças entre as instituições é a questão do dormitório — que é oferecido na Saint Martins, mas não no Istituto Marangoni de Londres.
Enquanto espera o momento ideal para iniciar os estudos no exterior, Winny conta como foi explorar outros pontos da cidade.
Curso de moda no Fashion and Textile Museum
Durante visita a uma exposição sobre moda e cinema da década de 1930 no Fashion and Textile Museum, ela se deparou com a informação de que o museu oferecia oficinas de costura, marketing e desenho.
Por sorte, a oficina de desenho seria realizada no período em que estaria em Londres e, com o nível avançado na língua inglesa — Winny é aluna do College na UPTIME Novo Hamburgo (RS) — , ela conseguiu participar da oficina e compreender todo o conteúdo.
“Aproveitei a oportunidade e me inscrevi para a oficina de desenho. Foi incrível aprender novas técnicas com os profissionais que eram extremamente prestativos. Pude perceber que para os ingleses a criatividade é algo muito natural.”
Museus sobre história da moda na Inglaterra
Para quem se interessa por história da moda e está se organizando para viajar para Londres, Winny recomenda alguns pontos para visitação.
A primeira dica é o Victoria and Albert Museum:
“No Victoria and Albert Museum encontram-se os figurinos da Rainha Victória e do Príncipe Albert — é de tirar o fôlego! O museu é enorme, você anda bastante mas conhece a história da indumentária do século XIX detalhadamente. Até para quem não tem conhecimentos sobre moda, se apaixona e quer saber mais.”
O Design Museum é outra parada obrigatória e fica localizado em Kensington. Assim como o Victoria and Albert Museum possui entrada gratuita, embora para algumas exposições seja cobrado um valor a parte para visitação.
“Essa [a entrada gratuita] é uma coisa que admiro muito em Londres: todos os museus que visitei a entrada era gratuita”, destaca Winny.
Aplicativo de transporte em Londres
Vai viajar para Londres e só de pensar na mão inglesa, nos ônibus de dois andares e nos metrôs já dá aquele nó na sua cabeça? Então a dica que a Winny recebeu ajudará a você a se locomover pela cidade!
“Os meus familiares me indicaram o aplicativo Citymapper que é incrível! Ele informa o horário de ônibus, do Underground [metrô de Londres] e mostra as rotas para onde cada um deles passará. O app me ajudou muito a chegar a lugares que queria visitar e contribuiu para que minha experiência na cidade fosse muito mais fácil e divertida”, lembra.
Essa não foi a primeira viagem internacional de Winny, mas sim a primeira que embarcou sozinha e precisou contar inteiramente com o domínio que tinha da língua inglesa que, segundo ela, “foi excelente”.
Pontos turísticos para visitar em Londres
Além dos museus e galerias, a estudante indica três paradas obrigatórias para qualquer turista que viajará para Londres pela primeira vez:
- Soho: “É a parte noturna de Londres e é muito incrível, cheia de pubs e artes na rua. Há várias feiras ao ar livre, com uma parte artística da cidade que é encantadora. Portobello Road é a mais clássica, não tem como não se encantar.”
- Notting Hill: “Vale muito a pena conhecer até por causa do filme, mas mais ainda pela história do bairro que abriga livrarias e muitas lojas de antiguidade.”
- Covent Garden: “Para quem gosta de lojas, precisa ir até lá para conhecer as opções de lojas, boutiques e grifes que não são a preços absurdos. No Covent Garden você vê estilos e culturas diversas. Isso sem falar no prédio que é incrível e completamente conservado, então além de aprender sobre moda, você ainda admira a história da cidade por ser tão bem conservada”
A pluralidade cultural de Londres foi o que mais encantou Winny durante a viagem e é uma das razões por ela ser tão encantada pela capital.
Comece a se programar agora mesmo! Confira: 7 dicas para organizar uma viagem internacional.