-
-

Melhores oportunidades e mais visibilidade para carreira dos sonhos. É assim que Hanayla Sousa, enfermeira, 25 anos, define cada passo dado após a conclusão do curso College na UPTIME Palmas (TO).

 

A concluinte do curso, que realizou uma viagem a passeio de quatro dias em Buenos Aires, na Argentina, e outros quatro em Santiago, no Chile, quando ainda estava estudando inglês na unidade, descreve o aprendizado como peça-chave para se comunicar nas viagens.

 

“É difícil encontrar alguém que não seja fluente em inglês no exterior, mesmo em países de outra língua nativa. Tive o receio de viajar e não conseguir me comunicar com ninguém, mas tudo aconteceu naturalmente, pude colocar a minha conversação em prática com a maioria das pessoas dos locais que visitei”, afirma.

 

Hanayla, que sempre teve contato com o inglês através de filmes, séries e músicas, passou a observar a importância de ser fluente no idioma para ter mais visibilidade em sua profissão e poder atuar como enfermeira no exterior. 

 

Foi assim que ela começou a aprender inglês para conquistar o tão sonhado emprego no University Hospital of Düsseldorf, na Alemanha.

 

Primeiro passo para aprovação

 

A ideia de participar do processo seletivo surgiu quando uma amiga de Hanayala recebeu uma proposta de emprego para ser enfermeira em Düsseldor, na Alemanha.

 

“Ela [a amiga] me explicou como o inglês seria essencial em cada etapa do processo seletivo’, conta.

 

Interessada em ampliar sua atuação profissional, ela logo pesquisou mais sobre a oportunidade e procurou a UPTIME para dar o primeiro passo, ser fluente em inglês.

 

“Me interessei pelo método de ensino, pelas turmas reduzidas e pelas aulas de 100% conversação em inglês, e logo percebi o quanto essa prática iria me proporcionar resultados rápidos; o que era ideal para mim,  já que planejava participar do processo seletivo o mais breve possível”, diz.

 

Objetivos e projetos em andamento

 

Após concluir o curso College, fluente em inglês, Hanayla estava apta para iniciar o processo seletivo, e não perdeu tempo. A enfermeira entrou em contato com a empresa responsável pela contratação e já agendou uma entrevista por videoconferência, tudo em inglês. 

 

Aprovada na primeira etapa, ela foi convidada para mais uma entrevista, desta vez presencial, em São Paulo (SP), e também passou sem nenhuma dificuldade.

 

“Foram três etapas ao total, todas em inglês. Nem acreditei quando recebi a mensagem de aprovação. É a realização de um sonho. Saber que tudo isso foi resultado do meu aprendizado é realmente gratificante”, conta.

 

Aprovada, Hanayla começou a estudar alemão aqui no Brasil por exigência do University Hospital of Düsseldorf, que decidirá a data exata para a ida à Alemanha após a conclusão do curso.

 

Sobre o aprendizado do novo idioma, a enfermeira comenta como tem sido:

 

“Ser fluente em inglês tem sido muito importante nos estudos de alemão. Algumas palavras são semelhantes e me ajudam muito na compreensão. É tudo mais simples”, explica.

 

Futuro e novas experiências

 

Todas as conquistas e realizações são apenas o começo para Hanayla, que ainda tem muitos planos.

 

“Pretendo aprender novos idiomas, viajar o mundo, mas primeiro quero concluir o curso de alemão para poder atuar como enfermeira na Alemanha. Ser fluente em inglês me possibilitou ter infinitas oportunidades em todas as áreas, resta explorar e conquistar cada uma delas”, completa.

 

Conheça também a história do Diogo Alves, que começou a estudar inglês para agregar conhecimentos na profissão de cirurgião dentista.