-
-

Viajar é um momento muito desejado, não é mesmo? Quando é internacional então, ela tem um gosto ainda mais especial. Afinal, não é sempre que se tem a oportunidade de explorar outros lugares do mundo. Porém, junto à ida ao exterior, vem uma série de inseguranças, o que é compreensível, principalmente em relação ao idioma local. Nesses momentos, dominar a língua inglesa faz toda a diferença. Claro, a fluência não é obrigatória para quem viaja, mas, com certeza, faz com que a experiência seja a mais completa possível

Um destino muito comum para brasileiros é Orlando, cidade que recebe milhões de turistas que visitam os famosos parques temáticos. Acreditando que a fluência não se faz necessária nesse tipo de viagem, muitos brasileiros passam por situações constrangedoras por não saberem o idioma local, a língua inglesa. Neste post, listamos cinco situações em que dominar o inglês é mais do que importante, é essencial.

Na imigração

O primeiro desafio para os não fluentes na língua inglesa pode surgir na hora do desembarque, na famosa e temida fila de imigração. O oficial americano pode perguntar coisas específicas ou básicas como seu destino, qual será a duração da sua viagem e quantos dólares (em cash) você está levando. E, embora o questionamento pareça simples, é fundamental estar atento a tudo o que ele falar, porque qualquer má interpretação poderá dificultar sua entrada no país. O aconselhável é: se você não fala inglês, diga isso de imediato, e eles saberão proceder com a situação. Ah, não se esqueça de dizer sempre a verdade, ok? 

Na locadora de carro 

O aluguel de carro é uma opção bastante escolhida por brasileiros pela facilidade e por ser mais barato que contratar transporte particular durante toda a viagem. No momento da contratação do serviço, o domínio do inglês é relevante, afinal, você discutirá sobre as condições que a locadora oferece para a retirada do veículo, bem como seguros que são obrigatórios. Vocês falarão também sobre gasolina, preços e tarifas adicionais, e é aí que mora o perigo. Se você não compreender o que está sendo tratado, possivelmente pagará com gastos que não estavam previstos. 

No hotel

Entre todas as situações faladas até agora, o hotel é o lugar no qual você não terá grandes problemas com o idioma. As frases úteis serão feitas no momento do check-in e posteriormente no check-out. O complicador poderá surgir quando você precisar reportar alguma emergência como furto, problemas técnicos no quarto, alguém se machucar etc. Portanto, sem a fluência do inglês, solucionar alguma dessas eventualidades será um (grande) desafio. 

Nos parques

Todos os parques da Disney – e os demais, como Universal Studios ou Bush Garden – são preparados para receber turistas estrangeiros, porém algumas eventualidades também poderão acontecer durante sua visita como, por exemplo, perda de algum documento, o que será um big problem. Outro momento muito importante é entender o enredo das atrações, que são apresentadas somente em inglês


Muitas delas (Exterminador do Futuro, The Amazing Spider Man e Jurassic Park, por exemplo) possuem uma espécie de ante-sala onde acontece sua apresentação e introdução. É importante saber o idioma para entender do que se trata a atração, e, muitas vezes, elas são vistas como chatas exatamente porque pessoas que não falam inglês não as entendem. As placas de aviso de cada atração também são de fundamental entendimento. Em geral, elas apresentam o brinquedo, recomendações de segurança, quem pode participar, entre outras informações. 

Nas compras

Orlando e Miami são cidades onde os profissionais da área do comércio estão preparados e acostumados a receber brasileiros, principalmente porque há um grande número de latinos que ali trabalham. Ou seja, falar o portunhol acaba sendo uma alternativa para se comunicar. Uma situação muito comum que acontece com a maioria dos não fluentes na língua inglesa é entender, ou melhor, não entender alguma promoção em uma loja. Sim, o processo de compra geralmente é fácil, mas algumas peças escolhidas podem estar em liquidação, aquelas famosas “compre 4 e leve mais 1”, sabe? Se você não entende isso, perderá um bom negócio

 

Agora que você já conhece todas essas situações, não vai querer passar nenhuma dificuldade durante a sua viagem, certo? Para ter uma experiência completa no exterior, a fluência em inglês é fundamental. Se você ainda não domina o idioma, talvez seja a hora de começar um curso para aprender a língua e viajar tranquilamente.

O que acha?