-
-

Como fazer uma mudança completa de vida? Não existe uma fórmula mágica, mas com certeza a fluência em inglês cria caminhos para que isso aconteça.

 

A educadora física Camila Schmidt sabe bem disso, depois de concluir o curso College na UPTIME Juiz de Fora-Granbery (MG) ela fez um giro 360º. A começar pelo intercâmbio na Irlanda, em seguida uma mudança definitiva para a Alemanha, onde planeja fazer um mestrado.

 

Abaixo, ela compartilha o papel da língua inglesa nessas transformações que aconteceram em sua vida.

 

Inglês, o início do futuro

Na adolescência, Camila estudou inglês de uma forma que considera hoje “artificial”. Não aprendeu o idioma como gostaria e continuou com o desejo de um dia se tornar fluente.

 

Logo que se formou na graduação como Educadora Física, tinha em mente dar sequência a vida acadêmica cursando mestrado. Conversou com um professor sobre o assunto e descobriu que para fazer uma das provas o inglês seria fundamental.

 

“Aí eu pensei: vou me preparar para essa prova do mestrado. Foi então que procurei o curso de inglês da UPTIME”, lembra Camila.

 

Camila é lembrada pelos profissionais da unidade como uma aluna estudiosa, dedicada e sempre presente, postura que fez com que ela aumentasse rapidamente o nível de seu inglês.

 

Hora de decolar: Irlanda

Na UPTIME, a educadora física conheceu a Egali, parceira da UPTIME International e logo se interessou pelo intercâmbio.

 

“Quando me matriculei na UPTIME a minha intenção era fazer o mestrado, mas vi a possibilidade do intercâmbio e pensei: quer saber? Vou fazer um intercâmbio para aperfeiçoar o meu inglês e voltar para o Brasil para fazer o meu mestrado”.

 

Para a sua primeira viagem internacional, Camila escolheu a Irlanda. Viajou com o objetivo de permanecer no país por oito meses, mas com a possibilidade de renovação de visto, ficou por 18 meses.

O que o intercâmbio trouxe

Uma das vantagens mais citadas entre os intercambistas que optam por um país europeu como destino é a possibilidade de aproveitar a oportunidade de viajar para países vizinhos.

 

Camila aproveitou a chance. Conheceu a Holanda, Bélgica, Polônia, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Inglaterra e Alemanha.  

 

Como hobby, enquanto estava na Irlanda participava de grupos de conversa com pessoas de diversas nacionalidades.

 

“Eu saía e ia em pubs de conversação com gente do mundo inteiro que iam para lá para praticar inglês”.

 

Naquela época, Camila conheceu o seu namorado que é de origem alemã, com quem só se comunica em inglês: “Eu entrei em um relacionamento que só poderia falar em inglês e desse jeito o meu vocabulário triplicou!”

 

Alemanha, nova vida em um novo país

Com o intercâmbio na Irlanda chegando ao fim, a educadora física decidiu se mudar para Hamburgona Alemanha. Matriculou-se em um curso de alemão onde tem utilizado o inglês como base.

 

Eu pratico alemão ouvindo vídeos em inglês e quando eu não entendo algo na aula, a professora me explica também em inglês”.

 

A princípio, só o fato de estudar alemão já assustava Camila quando ela planejava a mudança para o país. Depois que iniciou o curso, ela conta que passou a enxergar lógica no idioma, em suas palavras “por ter elementos parecidos com o inglês”.

 

Apesar de tantas mudanças que aconteceram nos últimos anos, Camila não abriu mão do motivo que a levou até a UPTIME: o mestrado. Ainda em período de adaptação à nova rotina em um novo país, ela comenta que tem planos de seguir os estudos em 2020.

 

“O mestrado é inglês e preciso obter o certificado IELTS que é um certificado internacional obrigatório para participar da seleção do mestrado”, conta.

 

Fica a dica

Hoje, fazendo um balanço de todas essas experiências, Camila destaca a importância da língua inglesa:

 

“Eu comecei a trabalhar em um pub na Irlanda e o inglês foi fundamental. Por isso eu indico para as pessoas que querem fazer um intercâmbio que façam um curso de inglês antes de viajar. É muito melhor quando você sabe o idioma e vai apenas para aprimorar.

 

Segundo ela, a língua inglesa abre portas que “ninguém imagina” e, em uma viagem ao exterior, a comunicação é fundamental.

 

“Hoje eu vou para vários países e só me comunico em inglês — mesmo que a primeira língua não seja a inglesa”, diz.

 

Fluente em inglês Camila conta que fez várias amizades através do idioma. Grata por tudo o que vem conquistando, hoje investe em um curso do idioma para seus sobrinhos.

 

Recentemente programou duas viagens em julho, mês de seu aniversário: uma para a Escócia e outra para Malta. Já em agosto, viaja para Veneza, na Itália.

 

Sucesso, Camila!

 

Veja também a história do casal de ex-alunos da UPTIME que também viajou em intercâmbio para a Irlanda!