-
-

Após praticar todas as habilidades durante o aprendizado da língua inglesa: speakinglisteningwriting e reading, você atingiu a tão sonhada fluência no idioma. Já sabe se comunicar, consegue entender o que ouve e lê com tranquilidade.

 

Mas será que ainda falta alguma coisa para aprender?

 

Talvez a pronúncia correta das palavras.

 

Antes de tudo, é importante que você saiba que speaking e pronúncia são duas coisas diferentes; e que é normal surgirem algumas dificuldades ao tentar aperfeiçoar essas habilidades.

 

Mas não desista, melhorar a pronúncia em inglês não é tão complicado como pode parecer inicialmente.

 

Neste post, apresentamos as principais dificuldades de quem deseja melhorar a pronúncia em inglês e damos dicas de como driblá-las.

 

Speaking x Pronúncia

Treinar o speaking é diferente de treinar a pronúncia. No primeiro caso, você pode treinar assistindo a filmes, ouvindo músicas, participando de grupos de conversação, pensando em inglês...  

 

Todos esses hábitos, quando realizados com a intenção de treinar o speaking, o que exige atenção, auxiliam na hora de colocar em prática o que você aprendeu, já que é natural que o nosso cérebro reproduza na fala o que ouvimos (é o que acontece quando aprendemos a falar a nossa língua nativa, por exemplo).

 

Mas nem sempre conseguimos reproduzir da maneira correta.

 

Por isso, ao treinar a pronúncia, é necessário ter ainda mais atenção: falar algo que soe parecido com o que achamos que está certo nem sempre é a saída.

 

Algumas alternativas são: assista a vídeos, filmes e séries, como já citamos, e atente-se aos trejeitos de quem está falando.

 

Às vezes, até mesmo a abertura da boca ao falar influencia na pronúncia.

 

Sotaque

O fato de você ter sotaque brasileiro não quer dizer que a sua pronúncia esteja errada. Porém, a pronúncia de determinadas frases e palavras pode ser um desafio, de fato.

 

Já percebeu que mineiros pronunciam certas palavras de um jeito, nordestinos de outro e gaúchos de maneira ainda mais diferente? Ditas dentro do português padrão, estão todas corretas.

 

O mesmo acontece no inglês, uma vez que os falantes da língua também têm sotaques regionais –  tanto entre os estados norte-americanos quanto em países onde o idioma é o oficial, como na Inglaterra.

 

Não só o brasileiro, há também o sotaque entre pessoas de diferentes nacionalidades que têm o inglês como segunda língua, o indiano é um exemplo.

 

Não se apegue tanto a esse detalhe!

 

Perder o sotaque não deve e não precisa ser o seu maior objetivo, a não ser que seja uma necessidade.

 

Porém, alguns vícios comuns do sotaque brasileiro devem receber atenção para não afetarem a pronúncia correta.

 

Um exemplo:

 

O “th” na língua portuguesa soa como a letra ‘T’ sozinha; em inglês, deve sempre ser pronunciado com a língua entre os dentes.

 

Fonética

A fonética de algumas (ou várias) letras são bem diferentes do português. A primeira letra do alfabeto já é um exemplo, lembra como é a letra A dita em inglês?

 

Além disso, algumas letras, quando juntas, também são pronunciadas de maneira totalmente diferente do que estamos acostumados em nossa língua nativa.

 

Voltamos ao exemplo do “th”, junção de letras citadas anteriormente que costuma ser perigosa e uma das maiores dificuldades do brasileiro.

 

Se quiser mais um exemplo, lembre-se da letra ‘W’: o nome próprio Wanessa, no Brasil, se pronuncia Vanessa. Em inglês, o ‘W’ sempre terá som de “u” quando for a primeira letra de qualquer palavra.

 

É importante obter um feedback de um falante nativo ou de um bom instrutor de inglês. Apenas eles poderão te dizer se, de fato, sua a pronúncia está boa ou se você deve melhorar em algum ponto.

 

Então, como melhorar?

Como em qualquer habilidade, para melhorar a pronúncia no inglês, é necessário um treino constante e diário.

 

Além disso, ter um propósito durante a prática vai ajudá-lo: quando você sabe que está praticando com o objetivo de se aperfeiçoar, é natural que o processo se torne mais eficiente.

 

Enquanto isso, que tal assistir a alguns canais em inglês no YouTube? Assistindo a vídeos, você consegue perceber como a pessoa fala cada palavra de maneira mais clara do que apenas ouvindo. Confira os nossos favoritos para acompanhar e praticar!