Graduando de Engenharia de Minas na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Darcio Ribeiro ficou sabendo pelo portal da universidade sobre uma vaga de estágio remunerado no exterior, na França, em uma multinacional.
As vagas eram poucas e foram disputadas por estudantes de todo o Brasil, uma delas, foi para Ribeiro, que agora se prepara para embarcar para a cidade de Metz onde participará de um centro de pesquisas voltado para o tratamento de minérios.
“Essa empresa que irei estagiar é uma das mais importantes do setor de metalurgia e mineração. As vagas de estágio dela são abertas para vários países do mundo, incluindo o Brasil”, explica.
O processo seletivo contou com duas etapas e alguns pré-requisitos, dentre eles, o domínio avançado no inglês. Os detalhes, ele compartilha abaixo.
Vaga de estágio no exterior: pré-requisitos
O processo seletivo do estágio na multinacional exigiu, na primeira etapa, duas aptidões: bons conhecimentos em processamento mineral e domínio da língua inglesa.
Ao atender os pré-requisitos da vaga, o futuro engenheiro precisou providenciar o currículo e uma carta de apresentação em uma segunda língua. Ele conta:
“A primeira etapa foi análise de currículo e incluiu também uma carta de apresentação com o conteúdo todo em inglês.”
Aprovado, ele seguiu para a segunda etapa.
Como se preparar para um entrevista em inglês
Logo na metade do curso College da UPTIME Belo Horizonte-Centro (MG), Ribeiro precisou colocar o seu inglês à prova durante uma entrevista em inglês, por telefone, com quatro engenheiro brasileiros.
“A entrevista foi toda em inglês, durou cerca de 20 minutos. Apesar do meu nervosismo, obtive êxito.”
O sucesso na segunda etapa se deu porque antes mesmo de surgir a oportunidade de estagiar fora do país, Darcio já se preparava para as demandas do mercado:
“A minha formação é na área de mineração e desde o início da minha graduação o domínio da língua inglesa sempre esteve presente nos processos seletivos de estágio.”
A Engenharia é uma das áreas que mais exigem fluência em inglês e, por incrível que pareça, o mercado ainda está muito escasso de profissionais fluentes. Por isso, aqueles que dominam o idioma acabam ganhando destaque em grandes empresas.
Para a segunda etapa, Ribeiro teve tempo para se preparar com maior tranquilidade, mantendo os estudos de inglês. Além disso, ele contou, inclusive, com o apoio dos instrutores da UPTIME para “buscar dicas e sanar dúvidas”.
Documentação para viajar para a França
Essa será a primeira viagem internacional de Ribeiro, que ficará em Metz, na França, por cerca de seis meses — tempo de duração do estágio na cidade com o visto de estudante.
Além de toda a documentação assinada pela multinacional e pela Universidade, foi necessário apresentar:
- Certificado do Campus France;
- Comprovantes de hospedagem durante os três primeiros meses;
- Seguro saúde durante a estadia;
- Certidão de nascimento;
- Contrato assinado entre a empresa, a universidade e o estudante.
Sobre o Certificado do Campus France ele explica: “É uma pré-entrevista consular obrigatória para estudantes”.
Estágio remunerado no exterior
No centro de pesquisa da multinacional em Metz, Ribeiro trabalhará ao lado de estudantes de diversos lugares do mundo e, claro, de uma parcela ainda maior de franceses.
“A língua inglesa é predominante na empresa, logo, será o idioma pelo qual me comunicarei com os meus colegas de trabalho. Ainda não tenho fluência porque ainda não concluí o curso, mas já me sinto confiante e acredito que o idioma não será uma barreira.”
As expectativas para a estadia na Europa são as melhores possíveis:
“Essa será uma experiência incrível tanto na minha vida profissional quanto na pessoal. Vou trabalhar com excelentes profissionais que me agregarão muito conhecimento”, destaca Ribeiro.
O jovem comenta que ainda pretende aproveitar o período na França para conhecer os países vizinhos, já que Europa possui condições práticas de mobilidade.