Atualmente, Ana vive nos EUA e atende clientes americanos
Atualmente, Ana vive nos EUA e atende clientes americanos

Atualizado em 25/11/2016

“Em 2013, eu mudei para os EUA para seguir carreira na área de educação física. No país é possível se formar como personal trainer com maior facilidade, é necessário apenas um curso técnico.  Foi o que eu fiz, e posso dizer com toda a certeza: sem o domínio da língua inglesa eu não estaria nessa profissão. 

 

Para me tornar uma profissional licenciada, tive aulas em inglês e realizei entrevistas que exigiam a fluência no idioma

 

Além disso, uma das maiores portas que o inglês abriu para mim foi a de acesso à diversidade de recursos

 

Existem milhares de livros e pesquisas que não têm versões em português, e, sem o inglês, eu jamais teria condições de ler os materiais que acrescentaram à minha prática profissional.

 

Para quem ainda não é fluente, eu digo e repito: você pode viajar ao exterior e até curtir seu passeio sem saber falar inglês, mas, pode ter certeza que, vai perder muito da sua experiência.

 

A fluência em inglês não é só um meio de comunicação, mas sim um portal para entender e se imergir numa cultura completamente diferente da sua. 

 

Se o seu sonho é morar fora do país, não tem jeito: tem que correr atrás do inglês.”

Ana Fontes 


Entenda como funciona o curso de personal trainer nos Estados Unidos

No Brasil, para atuar como personal trainer é exigido uma formação acadêmica em Educação Física. Com o título de bacharel, o profissional pode se profissionalizar em qualquer segmento de sua área de atuação.  

Diferente daqui, como mencionado no depoimento da Ana Fontes, pessoas que desejam atuar como personal trainer nos Estados Unidos, não precisam cursar Educação Física na universidade. É exigido um curso profissionalizante reconhecido pelo país


Como obter um certificado?

Algumas organizações disponibilizam cursos onlines, com apenas duas aulas presenciais obrigatórias. A prova para a obtenção da certificação é, geralmente, em formato de múltipla escolha. Em alguns casos, elas são realizadas em um centro de teste supervisionado. 

 

Conheça algumas organizações certificam os profissionais da área:

  • ISSA (International Sports Sciences Association);
  • IFPA (International Fitness Professionals Association);
  • ISFTA (Associação de Esporte e Fitness Trainer Internacional).


A importância da fluência em inglês

Para ser certificado como personal trainer nos Estados Unidos é preciso realizar um curso que é ministrado em inglês. Ou seja, ser fluente na língua é o primeiro pré-requisito. 

 

E entenda, é preciso dominar o idioma de verdade. Afinal, serão abordados termos extremamente técnicos: princípios de fisiologia, anatomia e nutrição, por exemplo. 

 

Se você ainda não é fluente, busque por cursos que entregam resultados rápidos. Afinal, se fosse para esperar quatro ou cinco anos para aprender o idioma, você cursava Educação Física aqui no Brasil, né!


Você pode conquistar a tão sonhada fluência em inglês em tempo reduzido. Clique aqui e entenda como isso funciona.