Diante das incertezas políticas e econômicas que abalam o Brasil, você com certeza conhece alguém que pensa em sair do país e tentar a vida fora, certo? De acordo com a Receita Federal, no último ano, mais de 18 mil brasileiros concluíram essa ação, de fato – mais que o dobro de seis anos atrás. Além do desejo por melhor qualidade de vida, sabe o que mais eles têm em comum? Fluência em inglês.
A maioria dos que estão deixando o Brasil em definitivo querem firmar a família em um lugar de aparente estabilidade. Ou seja, já querem chegar ao país de destino empregados ou encontrar um emprego rápido. Sendo assim, não há tempo a perder.
Não dá para deixar pra aprender inglês lá, isso dificulta a entrada imediata no mercado de trabalho local.
O perfil de quem deixa o Brasil
Uma agência brasileira especializada em viagens provisórias e permanentes à Austrália, avaliou o perfil dos emigrantes brasileiros e constatou que a maioria é formada por profissionais com nível universitário, pertencentes às classes A/B e na faixa etária de 30 a 48 anos, com união estável, um filho e com inglês avançado.
Os preparativos
A mudança de vida pode ser extremamente positiva, mas é preciso ter algumas experiências na bagagem para encontrar melhores oportunidades no mercado. Não adianta sair do Brasil com uma ideia na cabeça e quando chegar no destino perceber que não estava preparado. Não caia nessa furada!
O que buscam os emigrantes brasileiros?
- Estabilidade financeira
- Ambiente seguro
- Qualidade de vida
O que vai contar pontos no novo país?
- Fluência da língua inglesa
- Formação acadêmica
- Experiência profissional
Muitos brasileiros que não possuem o domínio da língua inglesa precisam se dedicar aos estudos do idioma para conseguirem estabelecer no mercado de trabalho.
Não importa o país de destino, o inglês é o idioma universal.
Todo mundo sabe que tempo é dinheiro: quem viaja com o inglês na ponta da língua, já conta com a vantagem de se virar mais rapidamente, iniciar um networking poderoso e começar especializações, por exemplo.
Vantagens do imigrante fluente em inglês
- Compreende melhor o que terá de ser feito no trabalho.
- Consegue se comunicar facilmente, evitando erros que podem gerar prejuízos.
- Potencializa o tempo em que estaria aprendendo o idioma, em cursos profissionalizantes.
Em entrevista à Exame, o brasileiro Marcelo Gidaro (28), contou sobre a experiência que está tendo na Escócia, país para o qual se mudou ainda neste ano com a esposa.
Atualmente ele trabalha em um café, o que é bem diferente do seu antigo emprego no Brasil, como gerente de projetos - mas ele garante que não se arrepende da troca.
“O fato de trabalhar em fast food, café, pubs, restaurantes e até mesmo com limpeza não te diminuirá de forma alguma como profissional. Não é demérito trabalhar em ‘subemprego’ quando for morar no exterior. Só não posso dizer que é fácil, pois as empresas sempre solicitam referências profissionais (dentro do país), dando mais relevância aos candidatos que as possuem”.
Se você também deseja sair do Brasil e começar vida nova no exterior, é hora de se preparar. Começar aprendendo inglês é uma ótica dica. Conheça cursos de curta duração, aqui.