-
-

Você já ouviu falar de flipped classroom? Esse é um conceito que está revolucionando a educação nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, tem sido chamado de sala de aula invertida. Ainda são poucas as instituições que adotam o método, a UPTIME é uma delas


Neste post, vamos explicar para você como isso funciona na UPTIME. 


Primeiro, o que é flipped classroom?
 

Flipped classroom é como o próprio nome diz, é realmente uma sala de aula invertida. Se no modelo tradicional, os estudantes aprendem em sala de aula e treinam em casa com homeworks, neste novo conceito, os alunos estudam em casa, antecipam o conhecimento sobre o conteúdo, e aproveitam o momento na escola para esclarecer dúvidas, fazer exercícios e, principalmente, colocar em prática o que aprenderam. 


Ou seja, é uma inversão do papel do professor: ele sai de cena como o “sábio no palco” e assume a função de “moderador”.


Como isso é aplicado na UPTIME
 

Antes mesmo de sua popularização, a UPTIME já aplicava um método muito semelhante ao flipped classroom: o mnemônica day-by-day. O processo faz com o que aprendiz do idioma se prepare com antecedência para a aula. 


O que é mnemônica day-by-day?
 

A mnemônica day-by-day promove a aquisição natural, fácil, rápida e definitiva do idioma. Aliando conhecimentos proporcionados pela mnemônica e a neurolinguística, o método reproduz o processo natural de aprendizado em um programa de ensino exclusivo. 


Entenda como funciona


Antes de uma aula, com o apoio da guia “mnemônica day-by-day”, o aluno segue seis passos que o preparam para o conteúdo que será apresentado no dia em que voltar à sua unidade UPTIME. Cada passo deve ser executado em um dia da semana, durante 30 minutos. 


Isso significa que, até a próxima aula, o aluno da UPTIME se manteve imerso e em contato com a língua inglesa diariamente, durante os sete dias da semana.


Esses passos envolvem treinos para:

 

  • fala;

  • audição;

  • escrita;

  • e pronúncia. 


Qual o benefício deste método?
 

O modelo de flipped classroom já apresenta resultados expressivos nos Estados Unidos. Um estudo divulgado pela Knewton, uma plataforma que oferece conteúdo de ensino personalizado, apresentou como uma escola americana, Clintondale High School diminuiu o número de alunos reprovados.

 

  • Antes, sem o flipped classroom, 50% dos alunos do primeiro ano eram reprovados na matéria de língua inglesa. 

  • Agora, com o flipped classroom, esse número diminui para apenas 19%.


Na Universidade de Harvard, o modelo de flipped classroom, adotado em algumas turmas de álgebra e cálculo, aumentou em 79% o rendimento dos alunos, quando comparados àqueles que estudam seguindo os moldes tradicionais. Stanford e MIT, outras conceituadas universidades,  também já adotaram e aprovaram a sala de aula invertida. 


Na UPTIME 
 

O método “mnemônica day-by-day”, exclusivo da UPTIME, é muito semelhante ao flipped classroom e compartilha de seus benefícios.

 


Sendo assim, fica fácil entender porque a UPTIME, através de sua metodologia inovadora, possibilita: fluência em tempo reduzido, programa de ensino individualizado e aquisição natural da língua inglesa.