Não existe apenas uma forma para aprender inglês, mas há, sim, métodos mais eficientes e outros menos. Por isso, muita atenção às promessas de fluência a todo custo.
E se você não sabe por onde começar, por aqui, já falamos sobre como aprender inglês em oito passos.
Na internet, um método muito divulgado é o de aprender inglês com textos e áudios no idioma. Mas será que funciona mesmo?
Neste post, vamos explicar como funciona e quais são as suas dificuldades e facilidades.
Esclarecendo o método de aprender inglês com textos e áudios
Para esclarecer o método de aprender inglês com textos e áudios, apresentaremos abaixo o passo a passo e explicar cada um deles citando os prós e contras.
Escolhendo textos em inglês
A primeira orientação para esse método é a de escolher textos com áudio em inglês sobre temas de seu interesse e de acordo com o seu nível de fluência. A ideia é que a busca seja feita no Google mesmo.
Prós e contras
Como saber qual é o seu nível de fluência sem qualquer tipo de auxílio? A busca por textos é feita por conta própria, e os encontrados na internet não são materiais didáticos, ou seja, desenvolvidos para acompanhar a evolução do aprendiz.
Existe um processo evolutivo de conhecimento à medida que você estuda qualquer área, e é aí que o material faz a diferença: para guiar o estudo.
Mas e quem consegue aprender inglês sozinho?
Mas, vamos lá, existe, sim, quem consiga aprender inglês sozinho, sem material didático. Porém, atenção, cada caso é um caso. Nem todas as pessoas são autodidatas e conseguem ter um aprendizado sem uma base, sem um suporte.
Você é autodidata? Ótimo! Não é? Então, é importante se guiar por um material feito por quem entende do assunto, no caso do inglês por estudiosos da língua – o que não é o caso de textos encontrados na internet.
Agora, entendendo sobre a questão de escolher textos em inglês de acordo com o seu nível de fluência, vamos ao próximo passo.
Aquisição primária: o listening e o reading
A ideia é que a leitura dos textos em inglês seja realizada simultaneamente à escuta da áudiodescrição do conteúdo, repetidas vezes.
O listening e o reading treinados nesse método são formas de INPUT: ler e escutar são momentos em que você recebe a informação. Essas informações vão aos poucos sendo armazenadas no cérebro, criando um “repertório” de frases, palavras e estruturas.
Assim, após ouvir algumas vezes as mesmas palavras e frases, o aprendiz passa a reproduzi-las de acordo com a lógica interna da linguagem (chamada de oral production).
Daí é possível aprender também a pronúncia. E durante a leitura, você provavelmente aprenderá como se escreve aquela palavra, momentos do OUTPUT, em que você irá reproduzir aquilo que absorveu no input.
Prós e contras
Porém, não é tão simples assim. No momento do aprendizado do listening e do reading deve haver um monitoramento para garantir que a pronúncia esteja, de fato, correta, e para estimular a conversação.
Afinal, não adianta aprender as frases e não treinar, e pior, não saber como usá-las.
Esse monitoramento geralmente é feito por um instrutor, especializado no idioma.
Aquisição secundária: o treinamento
A chave do aprendizado está na aquisição secundária: a repetição e o treinamento, tanto da escuta quanto da leitura, como também da fala e da pronúncia.
É a partir dessa repetição, junto à constante vivência e exposição ao idioma, que o aprendizado irá se solidificar e não será mais esquecido. Por isso, é importante que o estudo seja frequente e diário.
Prós e contras
Já falamos sobre o listening e o reading, mas e a conversação, quando ela ocorre?
Quando aprendemos inglês, temos motivações sociais. A leitura e a escuta são partes do todo, mas não são o suficiente para garantir a fluência. Apenas o uso irá garantir o conhecimento.
A importância do monitoramento
Mais uma vez, é importante alertar que a presença de um instrutor no momento de aprendizado é imprescindível.
É papel dele ser o mediador da conversação em inglês, esclarecer eventuais dúvidas sobre o idioma, seja na pronúncia ou mesma na interpretação do sentido de determinada palavra, e incentivar à prática.
Por fim, é possível adquirir a fluência com textos e áudios em inglês?
A resposta é: através desse método é possível aprender o uso de palavras em inglês, a formação de frases e até mesmo a pronúncia de algumas delas.
Mas a aquisição da fluência não é garantida quando não a possibilidade da prática, da conversação. O uso da língua é o que garante o aprendizado e, como consequência, a fluência.
Caso ela seja seu maior objetivo, busque um curso de inglês que atenda às suas expectativas e guie o aprendizado da maneira mais indicada para o seu nível de conhecimento e evolução.