-
-

Vivemos a era em que se tornou muito mais fácil aprender a fazer coisas sozinhos. Com o acesso à informação, por exemplo, é comum conhecer alguém que aprendeu a tocar violão com vídeos do YouTube - ou a fazer um bolo assistindo a um tutorial. Mas e aprender inglês sozinho, é possível?

 

Possível, é. Mas o processo de falar um novo idioma fluentemente se torna muito mais difícil quando se quer aprender sem um auxílio especializado e incentivo de outros aprendizes. Ou seja, não vale à pena!

 

Neste post, vamos mostrar os porquês disso.

 

A internet não dá todas as ferramentas necessárias para aprender inglês

É claro que a internet pode ser uma grande aliada no momento de aprender um novo idioma, mas ela, por si só, não é capaz de garantir a fluência a quem está aprendendo.

Isso porque existem alguns fatores que são estritamente presenciais e fundamentais para o aprendizado do inglês, como:
 

  • problematização do conteúdo;
  • relacionamento interpessoal; e
  • prática em grupo.
     

Vale lembrar que a aquisição da fluência em um novo idioma é um processo neurolinguístico - o que valoriza as relações interpessoais para fixação do conteúdo estudado.

 

Não percebemos nossos próprios erros sozinhos

Na trajetória para a fluência no inglês, haverão vários tropeços: palavras pronunciadas de forma errada, gramática mal desenvolvida, entre outros. É muito difícil de você, por si só, perceber todos esses erros sozinho.

 

Isso valoriza a presença de uma pessoa especializada no idioma para te auxiliar nessas correções.

 

Assim, ao ter seus erros corrigidos, seu cérebro é acostumado à forma natural do idioma, o que facilita uma fluência mais rápida e definitiva do inglês. Essas pessoas que te instruem ainda acompanham sua evolução comunicativa no idioma, dando feedbacks sempre que possível.

 

O ambiente deve ser propício para um aprendizado eficiente

Como ambiente propício, há fatores que variam de acordo com as situações - por exemplo, um ambiente para aprender a nadar deve ser diferente do de aprender a tocar um piano. No caso do aprendizado de um novo idioma, o ideal é que o local do aprendizado:
 

  • permita fácil concentração;
  • tenha outros alunos do mesmo nível de aprendizado que você;
  • tenha um instrutor especialista no assunto; e
  • promova imersão no idioma, com conversação, principalmente.
     

Essas variáveis facilitam, e muito, a fluência rápida e definitiva do idioma. Portanto, se você quer aprender inglês sozinho, saiba que terá mais dificuldade sem esses locais propícios e específicos, encontrados apenas em cursos presenciais.

 

Quer saber melhor como funciona um curso presencial para aprender inglês?