-
-

speaking, no caso, a fala do idioma inglês, é a habilidade em que os aprendizes da língua mais almejam aperfeiçoar. Por quê será?

 

Como abordamos no post sobre como treinar o listening, quando falamos de fluência no idioma, automaticamente a relacionamos à fala.

 

Falar o inglês fluente.

 

Porém, essa é apenas uma das habilidades que devem ser sempre estudadas e treinadas.

 

Neste post, chegou o momento de colocar o speaking em prática com as nossas dicas. Após o listening, é ele que vem como parte do aprendizado natural.

 

Afinal, você aprende a ouvir e, depois, a falar aquilo que ouviu.

 

Mas como praticar o speaking ao aprender inglês?

 

Primeiro, entenda: pronunciar todas as palavras da maneira correta exige tempo muito estudo, por isso, tenha contato diário com o idioma e siga as próximas dicas.

 

Assista a filmes e séries e ouça músicas

Você deve estar pensando: “mas essa prática não fazia parte do listening?” Sim! Todas as habilidades estão conectadas nesta prática que pode ser tão divertida.

 

Você aprende a ouvir para depois aprender a falar, e na prática ocorre da mesma maneira.

 

Escutando aos diálogos entre seus personagens preferidos, você entende o que eles falam e, automaticamente, o seu cérebro se prepara para que você consiga reproduzir o que ouviu.

 

É importante lembrar que você deve entender o que se passa nas cenas para saber o que está sendo falado. Por isso, a dica permanece:

 

inicialmente, assistia a filmes ou séries que você já conhece, e, dessa forma, o processo de assimilar e compreender o sentido da frase ficará mais fácil.

 

A mesma coisa acontece com as músicas: coloque sua playlist preferida e acompanhe-as cantando junto.

 

Mas para não ficar somente no listening, você pode (e deve!) tentar repetir frases de impacto ou que tenha achado interessante.

 

Tentar repetir, até mesmo imitar a forma como está sendo dito no filme ou seriado, é uma maneira de treinar todo o seu aparelho fônico a pronunciar como você ouviu.

 

Fica, inclusive, mais fácil fazer essa prática com as músicas, né? Mais fácil e divertido! Cantando aquilo que você curte é uma ótima prática para aprender o encaixe das palavras e expressões.

 

Participe de grupos de conversação

É superimportante que você mantenha diálogos em inglês, seja com falantes nativos do idioma, instrutores ou com aprendizes, como você.

 

Muitas vezes, o aprendizado de uma nova língua vem com motivações sociais, e nada melhor do que praticar conversando, não acha?

 

Ao criar de grupos de conversação, o assunto é você quem escolhe!

 

Você pode se reunir com amigos para conversar sobre esportes, filmes, contar casos; com colegas de sala, sobre as matérias…

 

As opções são infinitas, basta querer, manter uma boa frequência e lembrar que essa é mais uma parte do processo que irá enriquecer o seu aprendizado.

 

Por isso, tenha foco e disciplina. É um estudo como outro qualquer!

 

Pense em inglês

Isso mesmo: o hábito de pensar (qualquer coisa!) em inglês auxilia na hora de falar, da mesma maneira que ocorre quando você assiste ou escuta algo no idioma.

 

Seguindo essas dicas e estudando o idioma com o auxílio de profissionais, quando você menos esperar, vai falar sem nem perceber. Daí, é só treinar a pronúncia. Como? Muita prática!



 

Conheça o Conversation Club: o curso da UPTIME focado 100% em conversação para você que deseja aprimorar o seu inglês através da prática.