-
-

Quando falamos sobre treinar o reading, ou seja, a leitura em inglês, você pode pensar que o processo é simples: leia tudo que puder em inglês. De fato, essa é uma dica crucial e importante no processo de aquisição da fluência.

Assim como no caso do listening e do speaking, é interessante introduzir a prática da habilidade em momentos de lazer. Porém, o reading deve ainda receber uma atenção extra: é nele que vemos o resultado da união de todas as outras habilidades.

Quando você já entende o que ouve e consegue expressar suas ideias na fala, a leitura acontece de forma quase natural.

Entenda.

 

Comece com assuntos de seu interesse, mas…

Leia tudo o que puder em Inglês.

É claro que quando lemos algo de nosso interesse, a chance de mantermos nossa atenção voltada para aquilo por mais tempo é maior. Além disso, se você já possuir conhecimento prévio sobre o conteúdo tratado, seu entendimento pode ser facilitado.

Porém, manter o costume de ler sempre sobre os mais variados assuntos, além de treinar a habilidade, pode agregar novo vocabulário.

 

Textos com áudio

Aqui, no blog, já abordamos o tema dos textos com áudio. Para relembrar: através deles, NÃO é possível adquirir fluência, mas eles são, de fato, uma boa maneira de se praticar o idioma.

Ao ler e ouvir ao mesmo tempo, seu cérebro recebe novas informações, em um momento de aquisição primária. Além disso, você aprende não só como aquela palavra é pronunciada, mas também como ela é escrita, o que costuma ser bem diferente na Língua Inglesa.

 

Não traduza!

Mais uma vez, é importante dizer: nada de traduções! Ao ler algum texto, tente captar a mensagem pelo contexto. Não entendeu alguma palavra? Anote e depois pesquise em um dicionário Inglês-Inglês.

 

30 minutos diários são realmente suficientes?

Já sabemos que o indicado para a aquisição natural do idioma (que é o que vai fazer com que a fluência seja, de fato, definitiva) é a prática por 30 minutos diários, e sim, isso é suficiente.

Mas, para isso, estabeleça um horário para concentração total ao estudo, mesmo que isso signifique ler um capítulo do seu livro preferido em inglês ou estudar o que foi aplicado em sala de aula.

 

Com disciplina, dedicação e um bom monitoramento (não adianta fazer tudo sozinho sem saber se está certo ou não!), você está mais perto do que imagina da tão sonhada fluência!