-
-

Chegamos a quarta e última habilidade do processo de aquisição de fluência em inglês: o writing. As anteriores foram o listeningspeaking reading. Você pode estar se perguntando: ‘Porque último? Não posso aprender em outra ordem ou todos ao mesmo tempo?’.

 

A resposta é: pode! Mas aqui, nesta série de blog posts, tratamos como último por motivos científicos. O treinamento do writing é mecânico, por isso é exigida a coordenação motora, além da ativação de todos os outros sentidos citados anteriormente.

 

Confira algumas dicas práticas para treinar essa habilidade, que, inicialmente, parece ser complicada mas na realidade pode ser bem simples.

 

reading é seu aliado

É isso mesmo: como em qualquer língua, até mesmo no seu idioma nativo, ao ler em inglês com atenção, você treina também o writingjá que saberá como as palavras são escritas e como utilizá-las em determinadas frases e expressões.

 

Assim, vemos que para se tornar realmente fluente, uma habilidade deverá sempre “conversar” com a outra: estão todas interligadas.

 

Faça anotações em inglês…

...mas tenha alguém para te corrigir, um feedback correto é essencial.

 

Anote qualquer coisa que precisar em inglês. Se achar que pode ter escrito de maneira errada (afinal, alguns erros são comuns e naturais, até mesmo na língua nativa), confira com alguém que pode te ajudar: um falante nativo ou o instrutor de seu curso.

 

Afinal, já falamos por aqui que para o aprendizado ser de fato efetivo, deve haver um monitoramento, e é principalmente para momentos como esses.

 

Transcreva áudios

Coloque para tocar um CD, DVD ou mesmo um podcast e vá escrevendo o que ouve, fazendo as pausas que julgar necessárias. Dessa forma, você treina também o listening. Mais uma vez em que duas habilidades são treinadas juntas!

 

Se você ainda está no processo de aprendizado e aquisição de fluência, confira estes 8 passos para aprender inglês de maneira eficiente!