-
-

Você já colocou o aprendizado do inglês como uma meta a ser alcançada em breve, ou já tem conhecimento na língua? Ponto para você! Aqui no blog, já te demos algumas dicas sobre como começar.

 

Agora, o próximo passo é treinar as habilidades: listening, reading, writing e speaking. Mais uma vez, lembramos: praticar é diferente de aprender.

 

Quando tratamos de fluência, normalmente a relacionamos à boa pronúncia (speaking), certo? Porém, ela vai além: uma conversa só vai para frente se você entender o que a outra pessoa está falando.

 

Por isso, é necessário treinar o listening, e há uma infinidade de maneiras de se chegar lá.

 

Pode ser divertido: pratique o listening assistindo a filmes e séries

A primeira delas é algo simples e divertido: assistindo a filmes e séries que você já conhece em inglês. Comece com áudio e legenda em inglês e, depois, tire a legenda.

 

Conhecendo o enredo e a história, fica mais fácil assimilar e compreender o sentido da frase. Além disso, o fato de gostar daquilo que está assistindo prende a sua atenção por mais tempo.

 

Conheça 5 séries para praticar inglês!

 

Pode ser mais fácil do que você imagina, porém, como qualquer estudo, é necessário disciplina. Você precisa encarar o processo como qualquer outra atividade que irá enriquecer o seu aprendizado.

 

Vídeos no YouTube e textos com áudio também são boas saídas para treinar a habilidade.
 

Foque na repetição e não traduza!

A chave do aprendizado está no que chamamos de aquisição secundária: a repetição da habilidade. É a partir dela, junto à constante exposição ao idioma, que você irá absorver o que aprendeu.

 

Assim como em qualquer parte do aprendizado, ao treinar o listening também não é recomendável parar o que estiver ouvindo para traduzir.

 

Quer uma dica? Faça pequenos ditados:

 

Assista às séries com legendas, e depois, volte do começo, sem legendas, pause a cada fala e anote o que foi dito. Depois de algumas frases, volte e confira se acertou!

 

Desta forma, você não só treina o listening, como também pode até mesmo aprender novas expressões e construções de frases através do contexto.

 

Lembre-se que é importante que o contato com o idioma seja frequente e diário, por isso, tire alguns minutos do seu dia e foque em praticar o que já aprendeu! Você verá que o processo de aquisição da fluência vai se tornar mais simples e divertido.

 

Para tornar o caminho ainda mais tranquilo, conheça filmes da Netflix que são perfeitos para você treinar o listening!