-
-

Aluno da UPTIME pela unidade Canoas (RS), o jornalista Joaquim Oresko compartilha ao Blog Up a sua relação com o esporte, área de seu interesse que o incentivou a procurar uma escola de inglês.

 

Isso, porque há sete anos, quando decidiu acompanhar os jogos da NBA o contato com a língua inglesa era praticamente obrigatório:  “A NBA é a maior liga de basquete do mundo, disputada nos Estados Unidos e Canadá”, como explica.

 

De 2011 para cá, Joaquim passou pela faculdade, se graduou e se tornou aluno da UPTIME. Abaixo ele analisa sua trajetória e a evolução com o idioma.

 

Inglês e a NBA

Conforme o interesse pela liga de basquete crescia, maior se tornava a vontade de Oresko de se informar sobre o esporte, os atletas e tudo que rodeava esse universo.

 

“Comecei a procurar informação direto da fonte: os meios de comunicação norte-americanos e foi aí que me esbarrei no inglês”, conta.

 

No ano seguinte em que ingressou na faculdade, Joaquim descobriu um site brasileiro que realizava a cobertura dos jogos da liga de coração. Foi  a partir daí que ele pensou na ideia de desenvolver um conteúdo similar ao site, em que escreveria apenas sobre a NBA.

 

Na faculdade de Jornalismo
Conforme foi evoluindo no curso de Jornalismo, Oresko sentiu que a falta do domínio do inglês pesava sobre o seu objetivo de cobrir as disputas da NBA.

 

Na época, chegou a visitar a UPTIME e a aprendizagem acelerada oferecida pela escola, segundo ele, casava com os seus objetivos.  Porém considerou que àquela época não teria tempo suficiente para se dedicar ao curso:

“Me encantei pelo método de ensino utilizado pela UPTIME, porém não contava com o tempo necessário para me dedicar o suficiente. Afinal, nem o melhor curso do mundo irá ensinar uma aluno que não aplicar o mínimo de atenção”.

 

Por esse motivo, o então graduando decidiu se matricular em outro curso do segmento, que apostava na metodologia tradicional: período mais longo de tempo e mais alunos em sala de aula.

 

Acumulando experiência

“Acabei me inscrevendo noutro curso, que não exigia tanto quanto a UPTIME, mas desisti um ano e meio depois”, diz Joaquim.  Logo que concluiu o curso de Jornalismo, decidiu retomar os estudos, desta vez, na UPTIME.

 

“Desta vez, com tempo de sobra para estudar o necessário e evoluir conforme o curso prometia. Hoje estou fazendo o curso que sonhei lá em 2014, quatro anos depois”, explica Joaquim


Conquistas fora do planos

Apesar de não trabalhar com a NBA, o hoje assessor de imprensa conta que algumas vezes teve seus textos sobre a liga de basquete publicados no jornal Zero Hora, que é um dos maiores veículos de comunicação da região Sul do Brasil.

 

Para se informar sobre esporte, Joaquim diz que continua a buscar o conteúdo em inglês, o que acredita que tem contribuído na sua evolução do seu conhecimento.

 

“Agora consigo acompanhar os jogos com a narração original [em inglês], além de acessar informações de sites especializados dos EUA com a compreensão quase total ainda a alguns meses de finalizar o curso na UPTIME”, conta.

 

Próximo de concluir o curso na UPTIME, Joaquim diz ter plena ciência que muito em breve alcançará os seus principais objetivos e enumera: “ser fluente em inglês e trabalhar com basquete norte-americano”.

 

Gostou da história do Joaquim? Aproveite para conhecer também como foi a trajetória do Jonas, que também é jornalista e cursou inglês na UPTIME!