-
-

Você já sabe que o inglês abre muitas portas no mundo profissional. A fluência no idioma gera novas oportunidades e o salário do profissional fluente pode chegar a ser até 30% maior do que aquele que não é.

 

Porém, além de abrir portas e criar oportunidades, em algumas profissões o inglês não é apenas um diferencial, é totalmente imprescindível.

 

Neste post, mostraremos para você as 6 principais profissões em que o inglês é exigido.

 

Turismo

O profissional da área de turismo é aquele que cuida da organização, planejamento, divulgação e da promoção de viagens, atividades de lazer e eventos.

 

Sua atuação vai desde o atendimento em agências de viagens à guia turístico, e pode atuar também em órgãos públicos, como em prefeituras, promovendo o turismo local.

 

Independente da área, o profissional de turismo tem contato direto com pessoas de diversas nacionalidades, por isso é imprescindível que ele tenha fluência em diversos idiomas, mas principalmente o inglês, que é a língua universal.

Comércio exterior

Essa é uma das profissões em que se torna impossível atuar sem a fluência no inglês. E, na maioria dos casos, é exigida ainda uma terceira língua.

 

Isso acontece pois um profissional de comércio exterior interage diretamente com mercados de diversos países. Por isso, o inglês é pré-requisito básico nas negociações. O diferencial desse profissional vem na fluência de uma terceira (e outras) línguas.

Engenharia

O mercado de engenharia está muito escasso em profissionais fluentes em inglês, por incrível que pareça. Por isso, é um grande diferencial ter a fluência na língua.

 

Além disso, este é um ponto que vem sendo cada vez mais necessário. Áreas como a da Engenharia Civil trazem multinacionais para o Brasil (e levam empresas brasileiras para fora). Por isso, o engenheiro que é fluente ganha mais destaque.

 

Nesse mercado, é importante que o profissional também conheça o vocabulário técnico da profissão, o que é possível através de cursos corporativos, que irão aplicar o inglês contextualizado para a devida área de atuação.

Tradução e interpretação

Quando falamos de tradução, é normal associar a algo engessado e que não exige necessariamente a fluência. Porém, ao contrário deste senso comum, o tradutor é o profissional que faz desde a tradução de documentos, contratos e textos até a de filmes e seriados.

 

E, além disso, existem as traduções simultâneas e interpretação, o que torna imprescindível que o profissional tenha pleno domínio do vocabulário, gramática e até mesmo gírias e expressões próprias da língua inglesa.

Mídias digitais e marketing

Um bom profissional da área de marketing, mídias digitais e sociais deve saber lidar de maneira profissional e especializada com ferramentas digitais (Facebook, Twitter, Instagram etc), em que o conteúdo disponível neste idioma é muito grande.

 

Além disso, inglês fluente é extremamente importante pois o profissional de mídias e marketing deve estar sempre antenado às tendências da área em que atua. E grande parte delas, além dos principais materiais e estudo, vêm de fora.

 

Por isso, torna-se necessário dominar o idioma para que o profissional se mantenha competitivo e atualizado.

Tecnologia da Informação

O profissional de T.I., assim como o profissional de marketing, deve se manter sempre atualizado no mercado em que trabalha. Afinal, essa área se transforma de maneira muito rápida.

 

Como no caso anterior, as tendências começam vindo de fora. E além disso, grande parte dos softwares e programas que os profissionais de tecnologia da informação têm que lidar, são em inglês.

 

Por isso, para acompanhar as mudanças e se manterem atualizados, o inglês se torna tão importante.

 

Conheça os 5 principais motivos para incluir o inglês em sua carreira.