-
-

O medo de falar inglês é mais comum do que imaginamos. A pessoa pode ter um alto nível de entendimento da língua, mas não conseguir se expressar no idioma por medo do julgamento de terceiros. 

 

O resultado é: ela perde oportunidade de treinar o inglês e, assim, evoluir o seu aprendizado.

 

Mas o que fazer para perder esse medo que, às vezes, não possui justificativa? 

Uma das possíveis razões para a existência desse sentimento, é a dificuldade em lidar com o desconhecido. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é: 


se familiarizar com idioma, ou seja, o inglês precisa fazer parte do seu cotidiano

 

Para ajudar você a criar hábitos para driblar essa dificuldade, separamos 6 dicas para driblar o medo de falar em inglês.


1. Crie oportunidades

Você precisa de oportunidades reais para falar em inglês. É interessante treinar o idioma não somente durante os estudos, mas também em atividades mais dinâmicas

Crie situações no dia a dia com pessoas fluentes e que estão dispostas a ajudar você. Tem algum nativo de língua inglesa no seu trabalho ou na faculdade? Não perca tempo! Sempre que puder, converse com essa pessoa em inglês.

Se isso não é possível para você, outra ótima opção é optar por um curso de inglês que possibilite aulas de conversação


2. Assimile contextos, evite as traduções

Traduzir palavras e expressões para o português não ajudará o seu aprendizado, já explicamos o porque aqui no Blog Up. Esgote suas possibilidades, procure assimilar o contexto! Leia e escute repetidas vezes, até a total compreensão. 
Você precisa se habituar ao idioma, e, traduzindo, você não se habita. 


3. Ouça sua voz falando em inglês

Leia textos em inglês, cante músicas internacionais em voz alta e acompanhe a letra. Analise sua pronúncia e seus erros. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, até perceber que consegue falar corretamente. 


4. Pense em inglês

Está aguardando alguém? Está preso na fila do banco ou dentro do ônibus? Mentalize tudo ao seu redor em inglês! Descreva situações, vestuários, números, diálogos etc. Pensar no idioma é fundamental para agir naturalmente em uma conversa. 

Para isso não acontecer com você, o ideal é treinar a sua compreensão, para que a comunicação seja feita de forma mais natural e tranquila


5. Informe-se!

Aproveite as informações de fontes confiáveis na internet e pesquise sobre temas que você tem familiaridade. Amplie sua rede de conhecimento e enriqueça seu vocabulário. Este é um sistema de compreensão cognitiva, ou seja, você sabe do que se trata o assunto, mas o aplica em um diferente idioma.


6. Treine sua compreensão

Muitas pessoas ‘travam’ por não compreender o que a outra está dizendo em inglês. É muito comum saber algumas expressões no idioma, mas aí quando surge um diálogo em que um nível maior de proficiência é exigido, a conversa não flui.

Para isso não acontecer com você, o ideal é treinar a sua compreensão, para que a comunicação seja feita de forma mais natural e tranquila

Exercícios que dão referências escritas te guiarão neste etapa
 reading + listening