O mercado de trabalho tem exigido profissionais fluentes em inglês cada vez mais. O que antes era considerado um diferencial, atualmente é requisito obrigatório para uma carreira de sucesso. No mundo globalizado, as pessoas estão conectadas com diversas partes do mundo a todo o momento, seja pela internet ou viajando.
E para aqueles que já possuem o domínio do idioma, essa conexão é ainda mais ampla – afinal, o inglês é a língua universal. Sabe o que isso significa? Mais experiências para os profissionais que abraçam essas oportunidades que só estão disponíveis para quem é fluente em inglês.
Porém, para manter seu inglês é preciso PRATICAR. Aqui vão algumas dicas que tornará o idioma algo habitual em sua vida.
1. Leia em inglês!
A leitura auxilia na fixação das palavras e no aprendizado de novos vocabulários, principalmente. Procure ler textos com diferentes estruturas: explore os jornalísticos e também os literários, pois a diversidade incentiva a curiosidade e assim você sentirá mais prazer na leitura.
Outra dica importante é ler em voz alta, quando possível, pois a sua fala estimulará o cérebro a fixar melhor e mais rápido os novos vocábulos e tempos verbais. Ah, e ao assistir a um filme, se esforce ao máximo para colocar, além do áudio em inglês, a legenda também. Isso faz toda a diferença! Não se esqueça!
2. Ouça em inglês!
Não adianta saber falar em inglês e ter uma boa pronúncia se não houver uma compreensão para uma comunicação eficaz. Para isso, assista a filmes em inglês (leia o que falamos acima), palestras sobre variados temas no YouTube, por exemplo, e separe um dia da semana para ouvir somente músicas em inglês.
Há outra forma mais simples: a televisão! Se você tem TV por assinatura, assista a noticiários de outros países. Além de estimular sua compreensão, você ampliará seus conhecimentos.
3. Escreva em inglês!
Não é preciso escrever longos textos, algumas anotações diárias bastam para manter o inglês em dia. Antes de fazer compras no supermercado, anote os itens na língua inglesa; se está estudando, tente fazer breves resumos no idioma. Além de fixar o conteúdo estudado, você treina o vocabulário.
E se ao escrever surgirem algumas dúvidas quanto uma palavra ou expressão, mantenha sempre um dicionário inglês/inglês por perto e procure por sinônimos. Afinal, a tradução simultânea nem sempre é a melhor solução.
4. Fale em inglês!
A maneira mais eficaz é a prática do idioma. Existem cursos presenciais que oferecem a oportunidade para manter a fluência ou aprimorar os conhecimentos na língua. A UPTIME, por exemplo, oferece o Conversation Club, um curso que garante todo o suporte para o aluno continuar em contato com o inglês. Aulas de conversação dinâmicas e com conteúdo inovador e entretenimento para treinar novos vocábulos são os pontos fortes desse programa de ensino.
Para agregar seu conhecimento na língua, veja se tem amigos que falam inglês e marque uma social, talvez uma vez por mês e converse sobre assuntos que já estão habituados, como séries e filmes, por exemplo.
Seguindo essas dicas você, com certeza, não terá problemas para manter seu inglês em dia. Não há grandes segredos, apenas uma dedicação diária que fará toda a diferença!