2017 foi o ano da realidade virtual e da realidade aumentada! A UPTIME que o diga. Depois de 25 edições de Novidades da Semana, o Blog UP chega hoje com um resumão das principais notícias do ano.
Quais foram os principais lançamentos? O que as empresas que já investem em tecnologia trouxeram de novo? Quais são as aplicações mais interessantes dessa tecnologia?
Confira a seguir.
Principais lançamentos
Lançamento do Gear 360 e novo Gear VR da Samsung
A Samsung aproveitou o lançamento do smartphone Galaxy S8 no Brasil para também lançar no país dois outros aparelhos, o Gear 360 e o novo Gear VR. O Gear 360 é uma câmera que permite filmagem de ambientes em 360º – função essencial para a criação de ambientes imersivos em realidade virtual. Já o Gear VR, é o novo óculos de realidade virtual da marca, produzido em parceria com a Oculus.
Novo headset da Lenovo
A Lenovo anunciou, em outubro deste ano, o lançamento de seu novo headset, o Lenovo Explorer. Foi criado em parceria com a Microsoft e desenvolvido com a tecnologia Windows Mixed Reality.
Nova rede social da Microsoft em VR
Também em outubro, durante o evento Windows Mixed Reality, a Microsoft anunciou sua nova rede social: AltSpaceVR, totalmente em realidade virtual. Segundo a empresa, ela foi criada para ser a maior comunidade VR da internet.
Suporte do Mozilla Firefox para realidade virtual
O Mozilla Firefox anunciou sua nova versão, disponível em realidade virtual. Utilizando uma tecnologia chamada WebVR, os usuários de headsets VR, como o HTC Vive e Oculus Rift, poderão aproveitar conteúdos em 360° dentro do navegador.
Expectativas
Segundo Todd Carothers, vice-presidente executivo de vendas e marketing da CounterPath, a realidade virtual e aumentada amadureceu e aumentará ainda mais seu impacto em 2018.
"No último ano, a realidade virtual e aumentada fez seu nome. Uma ampla gama de aplicações e mercados estão alavancando a tecnologia com aplicativos que fazem de tudo, até colocar móveis virtuais em seu quarto e medir o espaço para colocar os indivíduos na mesma sala juntos, mesmo estando a quilômetros de distância um do outro".
Já Hans O'Sullivan, co-fundador e CEO da StorMagic, pensa que tanto a realidade virtual e aumentada quanto a inteligência artificial precisarão de um melhor suporte de software para finalmente chegarem às massas.
“Veremos mais implementações práticas de AI, VR e AR em 2018, mas a falta de tecnologia e softwares para apoiá-las adequadamente pode dificultar a adoção.”
Principais aplicações da AVR
Saúde
A realidade virtual e aumentada pode ser uma grande aliada para a área da saúde. Neste ano, vimos seus benefícios no tratamento de derrames, reabilitação psicossocial e tratamento de fobias, ajuda na minimização do nervosismo e no conforto de crianças em postos de vacinação, tratamento contra a demência.
São muitos os benefícios, e a medicina está adotando cada vez mais a tecnologia que promete grandes melhorias para pacientes com diversos tipos de traumas.
Educação
Mais um momento em que a tecnologia entra como aliada: na educação. A realidade virtual e aumentada, nessa área, possibilita diversas experiências de forma imersiva e interativa. Além disso, ao apresentar o conteúdo abordada através da AVR, os estudantes têm a capacidade de aprenderem mais rápido.
AVR+ UPTIME
Na UPTIME, não poderia ser diferente. Pioneira na introdução da AVR no ensino de inglês, em 2017, firmou parceria com a EON Reality e desenvolveu material didático exclusivo para os alunos dos cursos College e TEENS.
O app AVR+ UPTIME, que disponibiliza os conteúdos em realidade virtual e aumentada, quando associado à tecnologia, promove a imersão do aluno na situação de aprendizado, tornando o processo de aquisição de fluência no inglês mais rápido e interativo. Confira algumas das atividades disponibilizadas:
- Visita ao zoológico: com um marcador, simula animais em um zoológico e apresenta suas características. Em realidade aumentada.
- Ida às compras: simula uma ida ao supermercado, em que o objetivo é comprar os itens da lista de compras. Em realidade virtual.
- Dirigindo pela cidade: simula um passeio de carro pelas ruas da cidade. O intuito é aprender as direções. Em realidade virtual.
- Tour pela casa: simula uma visita à casa de intercâmbio, onde é possível conhecer os nomes dos cômodos e objetos. Em realidade virtual.
- Jornal esportivo: com um código de leitura disponibilizado no My UPTIME Online, é possível ter uma experiência tridimensional com um jornal esportivo. Em realidade aumentada.
- Viagem: simula uma viagem rumo ao país de destino do intercâmbio. O trajeto se passa desde a entrada no avião, a passagem pela imigração e termina em um táxi à caminho da casa da família. Em realidade virtual.
- Previsão do tempo: preparando-se para um passeio, o aluno decidirá como se vestir de acordo com a previsão do tempo. Em realidade virtual.
Por fim, não há dúvidas dos benefícios e do crescimento da realidade virtual e aumentada. A tendência é que a tecnologia se torne cada vez mais acessível e utilizada por todos os setores.
E não paramos por aqui. Continue de olho nas novidades no mundo da AVR, semanalmente, no Blog UP!