-
-

Na trigésima edição das novidades da semana sobre AR VR, confira o aplicativo em realidade aumentada da Amazon; a nova ferramenta de realidade virtual da Microsoft (e que ajudará deficientes visuais!); e como um dos maiores clubes do futebol do mundo está utilizando VR.

 

Real Madrid lança canal para oferecer conteúdos em realidade virtual

-
-

O Real Madrid é agora o primeiro clube esportivo do mundo a lançar um canal dedicado à produção de conteúdos em 360° e em realidade virtual.

 

A iniciativa é fruto de uma parceria com o aplicativo Dream VR, que possibilita a experiência da realidade virtual na televisão.

 

O time planeja lançar conteúdos mensalmente no canal no YouTube.

 

Segundo comunicado oficial do Real Madrid, o principal objetivo é que o torcedor “viva em primeira pessoa uma experiência madridista até então limitada a poucas pessoas”.

 

Projeto de realidade virtual visa auxiliar deficientes visuais

Microsoft resolveu explorar outras possibilidades que a tecnologia de realidade virtual tem a oferecer.

 

Já com o HoloLens, headset de VR, a empresa apresenta agora um projeto desenvolvido para deficientes visuais.

 

Trata-se de uma ferramenta que funciona como uma espécie de bengala branca tátil adaptada para a realidade virtual, o Canetroller.

 

O objetivo é facilitar a mobilidade em áreas internas e externas, com maior segurança ao utilizarem suas próprias bengalas no dia a dia.

 

Canetroller, não lançado para o público, simula, em ambiente virtual, objetos e situações que são obstáculos para deficientes visuais no mundo real, como uma forma de treiná-los para transitarem pelas ruas em segurança.

 

Sem a tecnologia, o preparo de orientação e mobilidade é oferecido em centros e organizações voltados para a inclusão social.

 

Um dos instrutores de mobilidade que trabalhou junto à Microsoft no desenvolvimento do Canetroller exemplifica uma dificuldade recorrente vivida por deficientes visuais, a de atravessar uma rua movimentada“é melhor simular e treinar a ação sem que haja o risco de ser atingido por um carro”.

 

Com o Canetroller, o usuário escuta comentários e direcionamentos em áudio, por meio de fones de ouvidos, ao se movimentarem; e sensores vibratórios são ativados quando algum objeto é atingido.

 

O estudo foi bem recebido pelos participantes do teste.  


A Microsoft deseja que esse resultado positivo possa inspirar outras empresas e pesquisadores a desenvolverem cada vez mais tecnologias que apresentem soluções inclusivas.

 

 

Aplicativo da Amazon ajudará na escolha de produtos

 

Os clientes da Amazon poderão usar a realidade aumentada para saber como ficará um mobiliário dentro de sua casa, testar uma nova decoração ou até testar o Amazon Echo, aparelho de som da marca, através do aplicativo da empresa.

Assim como um aplicativo desenvolvida pela IKEA, ao apontar a câmera do celular para algum ambiente, o usuário pode posicionar ou testar algum item de acordo com sua preferência

 

Já pensou em aprender inglês com realidade virtual e aumentada?