-
-

2017 foi o ano da realidade virtual e da realidade aumentadaA UPTIME que o diga. Depois de 25 edições de Novidades da Semana, o Blog UP chega hoje com um resumão das principais notícias do ano.

 

Quais foram os principais lançamentos? O que as empresas que já investem em tecnologia trouxeram de novo? Quais são as aplicações mais interessantes dessa tecnologia?

 

Confira a seguir.

 

Principais lançamentos

Lançamento do Gear 360 e novo Gear VR da Samsung

A Samsung aproveitou o lançamento do smartphone Galaxy S8 no Brasil para também lançar no país dois outros aparelhos, o Gear 360 e o novo Gear VR. O Gear 360 é uma câmera que permite filmagem de ambientes em 360º – função essencial para a criação de ambientes imersivos em realidade virtual. Já o Gear VR, é o novo óculos de realidade virtual da marca, produzido em parceria com a Oculus.

 

Novo headset da Lenovo

A Lenovo anunciou, em outubro deste ano, o lançamento de seu novo headset, o Lenovo Explorer. Foi criado em parceria com a Microsoft e desenvolvido com a tecnologia Windows Mixed Reality.

 

Nova rede social da Microsoft em VR

Também em outubro, durante o evento Windows Mixed Reality, Microsoft anunciou sua nova rede socialAltSpaceVR, totalmente em realidade virtual. Segundo a empresa, ela foi criada para ser a maior comunidade VR da internet.

 

Suporte do Mozilla Firefox para realidade virtual

O Mozilla Firefox anunciou sua nova versão, disponível em realidade virtual. Utilizando uma tecnologia chamada WebVR, os usuários de headsets VR, como o HTC Vive e Oculus Rift, poderão aproveitar conteúdos em 360° dentro do navegador.

 

Expectativas

Segundo Todd Carothers, vice-presidente executivo de vendas e marketing da CounterPath,  a realidade virtual e aumentada amadureceu e aumentará ainda mais seu impacto em 2018.

 

"No último ano, a realidade virtual e aumentada fez seu nome. Uma ampla gama de aplicações e mercados estão alavancando a tecnologia com aplicativos que fazem de tudo, até colocar móveis virtuais em seu quarto e medir o espaço para colocar os indivíduos na mesma sala juntos, mesmo estando a quilômetros de distância um do outro".

 

Já Hans O'Sullivan, co-fundador e CEO da StorMagic, pensa que tanto a realidade virtual e aumentada quanto a inteligência artificial precisarão de um melhor suporte de software para finalmente chegarem às massas.

 

“Veremos mais implementações práticas de AI, VR e AR em 2018, mas a falta de tecnologia e softwares para apoiá-las adequadamente pode dificultar a adoção.”

 

Principais aplicações da AVR

Saúde

A realidade virtual e aumentada pode ser uma grande aliada para a área da saúde. Neste ano, vimos seus benefícios no tratamento de derramesreabilitação psicossocial e tratamento de fobias, ajuda na minimização do nervosismo e no conforto de crianças em postos de vacinaçãotratamento contra a demência.

 

São muitos os benefícios, e a medicina está adotando cada vez mais a tecnologia que promete grandes melhorias para pacientes com diversos tipos de traumas.

 

Educação

Mais um momento em que a tecnologia entra como aliadana educação. A realidade virtual e aumentada, nessa área, possibilita diversas experiências de forma imersiva e interativa. Além disso, ao apresentar o conteúdo abordada através da AVR, os estudantes têm a capacidade de aprenderem mais rápido.


 

AVR+ UPTIME

Na UPTIME, não poderia ser diferente. Pioneira na introdução da AVR no ensino de inglês, em 2017, firmou parceria com a EON Reality e desenvolveu material didático exclusivo para os alunos dos cursos College e TEENS.

 

app AVR+ UPTIME, que disponibiliza os conteúdos em realidade virtual e aumentada, quando associado à tecnologia, promove a imersão do aluno na situação de aprendizado, tornando o processo de aquisição de fluência no inglês mais rápido e interativo. Confira algumas das atividades disponibilizadas:

 

  • Visita ao zoológico: com um marcador, simula animais em um zoológico e apresenta suas características. Em realidade aumentada.
  • Ida às compras:  simula uma ida ao supermercado, em que o objetivo é comprar os itens da lista de compras. Em realidade virtual.
  • Dirigindo pela cidade: simula um passeio de carro pelas ruas da cidade. O intuito é aprender as direções. Em realidade virtual.
  • Tour pela casa: simula uma visita à casa de intercâmbio, onde é possível  conhecer os nomes dos cômodos e objetos. Em realidade virtual.
  • Jornal esportivo: com um código de leitura disponibilizado no My UPTIME Online, é possível ter uma experiência tridimensional com um jornal esportivo. Em realidade aumentada.
  • Viagem: simula uma viagem rumo ao país de destino do intercâmbio. O trajeto se passa desde a entrada no avião, a passagem pela imigração e termina em um táxi à caminho da casa da família. Em realidade virtual.
  • Previsão do tempo: preparando-se para um passeio, o aluno decidirá como se vestir de acordo com a previsão do tempo. Em realidade virtual.


 

Por fim, não há dúvidas dos benefícios e do crescimento da realidade virtual e aumentada. A tendência é que a tecnologia se torne cada vez mais acessível e utilizada por todos os setores.

 

E não paramos por aqui. Continue de olho nas novidades no mundo da AVR, semanalmente, no Blog UP!