Entender as siglas da realidade virtual vai te ajudar a não ficar mais confuso no uso da tecnologia
Entender as siglas da realidade virtual vai te ajudar a não ficar mais confuso no uso da tecnologia

A tecnologia está ganhando popularidade e, assim, está cada vez mais comum nos depararmos com diferentes siglas da realidade virtual na internet. Afinal, essa experiência tem conquistando o mundo e alcançando os mais variados mercados.

Fica fácil se confundir com tanta terminologia, principalmente quem não domina a área. Pensando nisso, vamos conceituar as 11 principais siglas da realidade virtual e te deixar craque no assunto.


VR (Virtual Reality)

É uma tecnologia de interface que possibilita a imersão do usuário em um ambiente simulado através do uso de displays como óculos VR. 

Falamos sobre o assunto aqui.

 

AR (Augmented Reality)

A realidade aumentada é uma tecnologia que combina aspectos do mundo real com outros de um mundo virtual. Desta forma, as duas realidades coexistem proporcionando uma maior interação do usuário com um ambiente que está, fisicamente, fora do seu alcance. 

Você pode entender melhor nesta matéria aqui.

 

MR (Mixed reality)

A tecnologia de Mixed Reality tenta, através da flexibilidade, combinar aspectos da realidade virtual com a aumentada em um mesmo ambiente. Na teoria, a MR tenta proporcionar a interação do usuário com objetos do mundo virtual em um ambiente real

 

Suas aplicações ainda estão sendo estudadas e desenvolvidas, mas a Microsoft já apresentou um modelo de MR para o jogo MineCraft. 

 

Pesquisadores afirmam que essa tecnologia promissora criará uma imersão, ainda mais realística, para os games

Veja também: Mercado de realidade virtual e aumentada: conheça os números

 

HMD (Head-mounted display)

Em sua forma mais simples, o sistema HMD é um tipo de display com uma forma de “capacete”, que possui dois visores que controlam a direção em que o usuário está olhando para atualizar as imagens do mundo virtual.

 

IPD (Interpupillary Distance)

A distância interpupilar é, basicamente, o espaço entre as duas pupilas (olho direito, olho esquerdo). Ter esse ajuste é importante para dar mais conforto visual, já que a IPD varia de pessoa para pessoa.

 

FOV (Field of View)

É o campo de visão alcançável pela lente do dispositivo. Quanto maior for o ângulo da imagem, melhor será a experiência de imersão em realidade virtual. 

 

LAG (Latency at Game)

Para a área de tecnologia, o LAG significa o intervalo de tempo entre o início de uma ação e o momento de resposta, quando os efeitos dessa se tornam aparentes.

 

Avatar

É a versão digitalizada de você mesmo, ou seja, é o seu próprio personagem dentro de um ambiente virtual. Alguns dispositivos possuem scanners de 360° para detectar todo o formato do seu corpo e criar um avatar a partir das informações obtidas. 

 

Social VR or Metaverse

É um ambiente virtual coletivo onde usuários de todo o mundo, de um determinado dispositivo, podem se interagir dentro do jogo de realidade virtual

 

Imagine o quanto pode ser divertido duas pessoas compartilhando a mesma experiência de imersão, sem estarem no mesmo espaço?

 

O diretor de conteúdo da Oculus VR, Jason Rubin, afirmou que uma das razões pela qual a Oculus faz parte do Facebook é a ideia de tornar a tecnologia de realidade virtual um ambiente de socialização. 

 

Haptics

Haptics é qualquer forma de interação via toque. No caso da realidade virtual, o Haptics technology é um sensor de movimento reconhecido através do toque do usuário

 

360° Video

Um vídeo em 360° não é a mesma coisa que uma experiência de realidade virtual. Ele apenas permite que o usuário tenha uma visão esférica do ambiente de 360°. Essa experiência é mais apática e não permite interação com o vídeo. 

 

Agora que você já sabe algumas siglas da realidade virtual, integre-se ainda mais nos conteúdos que envolvem a tecnologia clicando aqui