Entre as novidades de realidade virtual da semana, tem o lançamento do clipe de 'Notget', da Björk, e do filme 'Ghost in the Shell'
Entre as novidades de realidade virtual da semana, tem o lançamento do clipe de 'Notget', da Björk, e do filme 'Ghost in the Shell'

As novidades sobre realidade virtual não param! É por isso que, a partir de hoje, atualizaremos você sobre tudo o que houve de mais importante sobre a tecnologia ao decorrer da semana.

Neste período, de 1º a 7 de abril de 2017, foi realizado um evento sobre realidade virtual na Universidade de São Paulo (USP), foram lançados um clipe e um filme utilizando a tecnologia e até a brincadeira do April Fools Day, o nosso 1º de abril, Dia da Mentira, teve envolvimento da realidade virtual.

Fique por dentro de tudo isso, por meio de um rápido apanhado realizado aqui!

 

VR Week 2017

Foi realizado o VR Week 2017, entre os dias 3 e 7 de abril, na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi promovido pelo Laboratório Samsung Ocean USP em suas instalações na Universidade.

Totalmente gratuito, o festival de realidade virtual contou com profissionais referências no assunto no meio acadêmico, na indústria de tecnologia, no mercado de games e de entretenimento, por exemplo.

Entre a programação, estiveram palestras, exposições de painéis, oficinas e treinamentos sobre a realidade virtual. Para o Brasil, realizar um evento desse porte indica um grande avanço acerca da abordagem do tema no país.

 

Novo clipe da Björk

A influente cantora islandesa Björk, como grande artista performática e conceitual que é, lançou, na íntegra, mais um clipe em realidade virtual no dia 3 de abril. Desta vez, a música escolhida foi ‘Notget’, e o vídeo, que retrata Björk, em animação, como uma espécie de borboleta gigante no fundo do oceano, foi dirigido por Warren du Preez e Nick Thornton Jones.

Esse não foi o primeiro clipe em realidade virtual lançado por Björk – nem será o último, muito provavelmente. Desde o lançamento do álbum ‘Vulnicura’ (2015), o conceito da tecnologia vem sendo trabalhado nas obras da cantora. Björk já declarou que sente que “a narrativa cronológica do álbum é ideal para a realidade virtual.”

Assista à experiência 2D do vídeo:

 

April Fools' Day

As empresas decidiram entrar na onda de incluir a realidade virtual nas brincadeiras de 1º de abril, o April Fools’ Day. O portal VR Scout fez uma relação das principais e, aqui, vamos selecionar as melhores para você.

A Google, por exemplo, criou o projeto Haptic Helpers: uma iniciativa em que os outros três sentidos além da visão e da audição – o tato, o paladar e o olfato – são aguçados com a realidade virtual. Como a empresa, supostamente, faria isso? Enviando seus profissionais às casas dos usuários. Entenda, assistindo ao falso vídeo promocional:

Outra empresa engraçadinha foi a REWIND, uma agência de produção digital que também é especialista em vídeos de realidade virtual. Eles lançaram o MonoLens, uma paródia dos óculos HoloLens, da Microsoft. Com ele, o usuário poderia desfrutar a realidade aumentada utilizando apenas um dos olhos. Dessa forma, o estilo hipster não seria perdido!

A brincadeira do MonoLens veio da REWIND, empresa especializada em vídeos 360º
A brincadeira do MonoLens veio da REWIND, empresa especializada em vídeos 360º

‘Ghost in the Shell’ é lançado

Ainda que o filme tenha sido lançado nos cinemas no dia 30 de março, ele merece um espaço nesta primeira edição do ‘novidades da semana’. ‘Ghost in the Shell’ é uma adaptação, estrelada por Scarlett Johansson, de um anime japonês. Além da versão bidimensional, o filme também tem uma versão em realidade virtual.

A versão imersiva do filme em realidade virtual está disponível para os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR e Oculus Rift e foi desenvolvida em colaboração das empresas Here Be Dragons, REWIND, Paramount, Dreamworks e Oculus. No enredo, os usuários podem experienciar os intensos momentos de batalha – por exemplo, da protagonista Major com uma gueixa mecânica.

Veja o teaser de ‘Ghost in the Shell’ em realidade virtual:

Inclusive, em homenagem à estreia do filme, Jimmy Fallon convidou Scarlett Johansson para participar do VR Pictionary: uma batalha de realidade virtual entre celebridades no The Tonight Show, exibido no dia 28 de março. Você pode conferir a batalha neste vídeo.

 

Fique ligado aqui, no Blog Up, para saber todas as atualizações sobre realidade virtual e aumentada!