Novos aplicativos surgem para trazer a realidade virtual e aumentada para crianças de uma forma segura
Novos aplicativos surgem para trazer a realidade virtual e aumentada para crianças de uma forma segura

Muitas empresas estão apostando nas tecnologias de realidade virtual e aumentada, consideradas grandes tendências para o futuro. Mas, de acordo com desenvolvedores dos dispositivos, há uma preocupação na elaboração dessas tecnologias: torná-las seguras para crianças, de maneiras que fujam apenas do entretenimento.

Nesta matéria, te explicamos os riscos que o puro entretenimento da realidade virtual e aumentada para crianças pode trazer e a maior alternativa do mercado para esse público: a educação.

 

Classificação etária

Em entrevista, Martin Banks, professor de Optometria - Ciências da Visão e Neurociência - da Universidade de Berkeley, nos EUA, disse que até o momento não há evidências de crianças com visão ou saúde (em geral) prejudicada por usar óculos de realidade virtual

 

Ele atribui a preocupação devido a fase de desenvolvimento da criança. O período pré-escolar é o de menor maturidade cognitiva infantil. 

 

Ao apresentar uma realidade virtual e aumentada para crianças, elas podem se sentir frustradas quanto ao mundo real, pois ainda não desenvolveram a habilidade de diferenciar o que é verdadeiro ou não. 

 

Por isso, é importante que os pais e responsáveis avaliem o conteúdo da tecnologia imersiva, sua duração e se a experiência não entrará em detrimento com as atividades do mundo real da criança.

 

O uso compulsivo da tecnologia 

Um estudo realizado pelo site Kaiser Family Foundation apontou que sete em cada 10 crianças norte-americanas já possuem smartphones e tablets

Aliado a isso, outra pesquisa feita pelo site britânico The Guardian evidenciou os malefícios do mau uso infantil da tecnologia: cerca de 75% das crianças britânicas passam menos tempo em ambiente aberto do que prisioneiros

O agravante não é o uso precoce de dispositivos tecnológicos, mas sim a sua finalidade. A tecnologia não deve ser a única forma de comunicação das crianças e o ideal é que ela atue de forma agregadora para seu aprendizado e desenvolvimento. 

Veja também: Saiba como montar um cardboard

 

Alternativa: entretenimento educativo 

A tecnologia vem apresentando uma aplicação promissora na área pedagógica e algumas empresas já estão entendendo isso. 

 

Especialistas do ramo afirmam que usar a realidade virtual e aumentada para crianças na educação é mais seguro, pois melhora seu engajamento e motivação. 


Aplicações 

  • Quiver Vision 

A empresa desenvolveu aplicativos educativos em realidade aumentada, com o objetivo de gerar conteúdos atrativos, saudáveis e estimular as crianças. Um dos aplicativos permite os jovens usuários a “dar vida” a simples desenhos. 

 

  • Bedtime VR Stories

A Samsung criou mais um aplicativo, o Bedtime VR Stories, com a proposta de usar o seu headset, Gear VR, para reproduzir um conto em realidade virtual em que os pais e filhos possam interagir na hora de dormir. A empresa explica que o aplicativo foi projetado para unir famílias que estão fisicamente separadas. 

 

  • Janela mágica

Janela Mágica é um aplicativo educativo que foi desenvolvido para incentivar o hábito da leitura de crianças que apresentam dificuldades de aprendizado. É preciso fazer o download do livro infantil informado no app, pois é utilizada a tecnologia de realidade aumentada para oferecer um momento de leitura mais divertido e lúdico.

  • Google Expeditions

A Google aplicou a tecnologia na educação com o projeto Expeditions, uma ferramenta de realidade virtual em que professores podem guiar alunos em jornadas imersivas para mais de 200 destinos. 

Usando smartphones e um Google Cardboard, um óculos feito de papelão, os estudantes são transportados virtualmente para qualquer lugar do mundo. 

No Brasil, alunos do 4º ano do Colégio Ítalo Brasileiro, em São Paulo, capital, foram os primeiros a vivenciar a experiência imersiva oferecida pelo Expeditions. A expectativa é que até o final de 2017, 100 escolas brasileiras (públicas e privadas) participem do projeto

 

Agora que você já conhece os usos da realidade virtual e aumentada para crianças, confira outros modelos de aplicação da tecnologia AVR aqui.