A realidade aumentada na educação é um grande passo para a fixação do conteúdo
A realidade aumentada na educação é um grande passo para a fixação do conteúdo

A realidade aumentada já está presente em diversas áreas, como no entretenimento, na saúde, na indústria e em alguns segmentos do mercado de trabalho. Agora, a realidade aumentada na educação é um novo meio em que a tecnologia chegou e, aos poucos, está marcando território.

Em outro post, você já ficou por dentro de todos os detalhes sobre a inovação.

Agora, neste post, você fica por dentro das novidades da realidade aumentada na educação. Fique sabendo de evoluções, aplicações, exemplos e benefícios aqui.

 

Evolução

A tecnologia e a educação sempre andaram juntas. A ciência se tornou um meio de inovar e incorporar o aprendizado, por trazer para a realidade dos alunos o objeto estudado.

 

Andando sempre paralelamente, as tecnologias completam e se integram uma às outras, criando mecanismos cada vez mais completos.

 

Veja alguns dos marcos principais do uso tecnológico na educação.

 

Retroprojetor

Esse sistema de ampliação de imagens em uma tela foi um grande aliado da educação. Foi a partir dele que houve um início de transmissão, em maior escala para um grande ambiente - como uma sala de aula -, de um conteúdo que estava sendo abordado.

Tendo sido inventado em 1911, na Inglaterra, o aparelho sofreu diversas modificações e evoluções. Ao longo do século XX, vídeos, por exemplo, puderam ser incorporados ao retroprojetor - que passou a ser chamado de data show ou apenas projetor -, tornando mais acessível o conteúdo.

 

Internet

A internet é, sem dúvidas, uma das principais inovações tecnológicas para a educação. Desde sua invenção, os conteúdos estão mais acessíveis aos estudantes, o que facilita pesquisas sobre o assunto estudado, bem como o contato do aluno às informações e descobertas científicas.

A evolução da própria internet foi repentina, o que permitiu um acesso de forma banda larga, Wi-Fi e móvel - via operadoras de celular -, por exemplo. Isso, é claro, também foi incorporado às demais tecnologias, facilitando o uso das inovações num ambiente de aprendizado.

Veja também: Realidade virtual na educação

 

Smartphone e tablet

Juntamente à internet móvel, estão os smartphones e tablets como grandes invenções que foram agregadas à educação. Eles levaram para a própria sala de aula toda a facilidade que os alunos, em sua maioria, já tinham em casa

Como em uma evolução de computadores e notebooks, as aulas foram complementadas com a tecnologia. Isso fez com que pesquisas fossem facilitadas, os materiais didáticos se tornassem mais digitais e a interação aluno-professor-instituição ficasse mais dinâmica.

 

Realidade aumentada

Como uma integração de todas as anteriores evoluções, a realidade aumentada chegou para trazer ainda mais proximidade do conteúdo à realidade dos estudantes. Agora, os alunos podem desfrutar imagens que fogem do padrão apenas bidimensional dos objetos, como em vídeos e livros didáticos, integradas à sua realidade tridimensional.

Justamente por seu aspecto tecnológico ter integrado as anteriores tecnologias, seu impacto na educação é muito mais forte. Com isso, processos são didaticamente melhor explicados e realidades anteriormente distantes são agregados à própria realidade, tudo de forma muito mais simples.

Uma matéria do jornal indiano The Financial Express aborda as principais mudanças tecnológicas na educação (EdTech) e cita a realidade aumentada como ainda mais eficiente do que a sua companheira realidade virtual, por seu poder agregador de ambas as realidades.

Acadêmicos e pesquisadores ainda falam, para o portal ZDNet, sobre a facilidade de acesso aos aparelhos para uso da realidade aumentada:

 

Hardwares, como smartphones e alguns headsets, não são caros o suficiente para impedir o uso da tecnologia nas salas de aulas”, explica Christopher Dede, professor de tecnologia, inovação e educação na Harvard University.

 

Aplicações

Alguns processos têm destaque no uso da realidade aumentada como método de ensino. Confira aqui cinco dos principais usos:

 

Anatomia humana

A área da saúde é uma das maiores beneficiadas com a implantação da realidade aumentada em seus processos. A tecnologia facilita tanto o aprendizado, em relação à anatomia humana por exemplo, quanto os processos cirúrgicos.

Na cidade indiana de Thiruvananthapuram, uma exposição mostrou as principais inovações no mundo da medicina, em que a realidade aumentada teve destaque. No Brasil, também já há a criação de laboratórios para a aplicação dessa tecnologia.

 

Planejamento espacial

A integração de espaços planejados com outros espaços já existentes são destaque do uso da realidade aumentada na arquitetura e em outras áreas do conhecimento que lidam com o planejamento espacial. Isso possibilita uma melhor visão do espaço que está sendo criado.

O arquiteto Greg Lynn, que esteve presente na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016, conta para o portal Deezen que a tecnologia “vai mudar a forma como arquitetos trabalham.”

 

Processos industriais

A montagem de máquinas se tornou mais simples com o uso da realidade aumentada. Por meio da aprendizagem via tecnologia, os processos, que são complexos, se tornaram mais didáticos.

Um exemplo de aplicação é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aqui mesmo no Brasil, que incorporou a realidade aumentada a seu material didático. Confira o vídeo:

Troca de informações

Nacional e internacionalmente, a cultura vem incorporando as novas tecnologias a seus produtos. Com a realidade aumentada não foi diferente, o que está possibilitando uma maior disponibilidade de informações e interação com os objetos.

Os museus são grande exemplos dessa agregação. Segundo a professora de História do Brasil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloísa Starling, “o historiador está sendo desafiado e sair de sua bolha e interagir mais com o público”, sendo a tecnologia uma grande aliada nisso.

 

Ensino de idiomas

A realidade aumentada já está sendo implantada até no segmento de idiomas. Assim, todo seu conteúdo é trazido à realidade do aluno, possibilitando-o o alcance da fluência de forma ainda mais rápida e espontânea.

Em relação ao inglês, a UPTIME é a primeira escola de idiomas do mundo a aplicar a tecnologia de realidade virtual e aumentada na educação. A novidade entrará em vigor ainda em maio de 2017.

 

Benefícios

Com o conteúdo exposto de forma tridimensional (3D), uma série de benefícios é gerada para o aluno, independente da área do conhecimento à qual ele está sujeito:

 

  • facilita a memorização e o entendimento do assunto;
  • engaja os alunos às aulas de forma criativa;
  • aprende-se cognitivamente mais rápido;
  • enriquece atividades com conteúdos audiovisuais;
  • estuda-se de forma mais interativa e dinâmica; e
  • agrega o conteúdo digital ao mundo real.

 

Clique aqui e confira outras novidades sobre a realidade aumentada na educação.