A presença da tecnologia da realidade virtual tende a ser constante na indústria do cinema.
A presença da tecnologia da realidade virtual tende a ser constante na indústria do cinema.

Para marcar a versão live action da clássica animação A Bela e a Fera (Beauty and the Beast), a Disney lançou um filme em realidade virtual. De título “Be Our Guest”, um vídeo em 360°, publicado no Facebook, apresenta a icônica sala de jantar da Fera em tour guiado por Lumière. Para uma experiência VR, o dispositivo Oculus Rift entra em cena.

O lançamento de “Bela e a Fera VR” é uma prévia do novo aplicativo da Disney Movies VR para o Oculus Rift, e que antes estava disponível apenas nos headsets Gear VR e HTV Vive. A nova experiência na tecnologia de imersão inclui também os controles manuais do óculos, o que torna mais realística a interação com os objetos de cena.

 

Para quem não possui o headset Oculus Rift, está disponível uma curta experiência do vídeo em 360° na página oficial do filme no Facebook

Veja também: Realidade virtual no SXSW 2017: veja os destaques

 

Filmes VR nos anos 90

Apesar da realidade virtual ter desenvolvido e ganhado destaque nos últimos anos, muitos filmes da década de 90 já falavam sobre a tecnologia e até previram possíveis ambientes para sua aplicação no futuro. 

Confira o trailer de três filmes que abordaram a VR:


1. O Passageiro do Futuro -1992 

Há 24 anos, o Passageiro do Futuro mostra seu personagem principal, Jobe, inserido em ambientes virtuais na tentativa de aumentar sua inteligência. É transmitida a ideia de que a tecnologia poderia servir no tratamento psicológico, o que existe atualmente em casos de depressão, por exemplo.

 

2. Estranhos Prazeres - 1995
 

O filme mostra como seria vivenciar, através da realidade virtual, experiências visuais e físicas no corpo de outras pessoas.



Hoje, o Hardcore Henry, que parece com o enredo de Estranhos Prazeres, é um filme de ação que traz a experiência de jogos FPS (em primeira pessoa), e é transmitido nas telas a perspectiva do protagonista.


 

*Disponível na Netflix. 

 

3. Matrix - 1999
 

O clássico do cinema pode ser considerado um paradigma da tecnologia VR. O protagonista, Neo, descobre que o mundo é controlado por máquinas que deixam os humanos desacordados e vivendo em um mundo paralelo, o da realidade virtual.


 

E você, ainda não está por dentro das novidades da tecnologia VR? Esclareça suas dúvidas aqui.