O Tilt Brush é um dos principais aplicativos para criar arte em realidade virtual
O Tilt Brush é um dos principais aplicativos para criar arte em realidade virtual

Chega de pinturas em telas planas, estáticas e não interativas: agora, a tendência é criar arte em realidade virtual, tridimensionalmente!

Depois de já ter impactado a educação, a tecnologia está impulsionando o meio artístico, proporcionando uma nova forma de imersão nas obras – tanto pelos artistas quanto pelos espectadores.

 

Como escreveu Jason Farago para o The New York Times, “esqueça a distância contemplativa; (...) nesses trabalhos, imersão é tudo.”

 

Neste post, fique sabendo como é feita a arte em realidade virtual e alguns casos interessantes acerca do assunto.

 

Como a arte em realidade virtual é criada

Grande parte da ascensão dessa tendência é devido ao Tilt Brush. O novo aplicativo produzido pela Google permite que os artistaspintem’ em um ambiente 3D. Isso acontece por meio da realidade virtual, com headsets (óculos) e controles de interações.

Com interface intuitiva, diferentes texturas e paletas que não existem no mundo real, como fogo, neve e fumaça, os artistas podem criar novos formatos de artes.

 

A interatividade com as obras criadas é um dos destaques desse tipo de arte. O espectador pode, por exemplo, andar ao redor dela, ver seus diferentes lados e profundidades num ambiente tridimensional.

 

Inclusive o filme ‘Show It 2 Me’, da banda Night Club, exibido no SXSW 2017, foi produzido com o Tilt Brush:

 

 

Os ‘desenhos’, então, são criados da seguinte forma:

 

  • os headsets simulam uma tela ‘infinita’ para a criação;

  • os artistas escolhem a cor e a textura desejada para a ‘tinta’;

  • os controles de interação funcionam como pincéis desse novo conceito de arte; e

  • a obra é produzida de forma tridimensional, com largura, altura e profundidade.

 

O aplicativo da Google está disponível apenas para o HTC Vive e o Oculus Rift. Outros aplicativos, como o Medium e o Quill – ambos da Oculus –, também foram criados com o mesmo propósito, mas não alcançaram todo o reconhecimento que o Tilt Brush teve.

Veja um vídeo do designer Chip Kidd, que ilustra o processo de criação de uma obra de arte em realidade virtual, retirado de uma reportagem especial produzida pelo portal da revista TIME:

 

 

Eventos, casos e plataformas

Conheça, agora, alguns eventos, casos e plataformas em que a arte em realidade virtual teve destaque:

 

Art Basel Hong Kong 2017

O Art Basel Hong Kong 2017 – feira anual de artes que é realizada, além de Hong Kong, em Basileia, na Suíça, e em Miami Beach, nos EUA – teve a parceria da Google Arts & Culture. Isso, é claro, gerou várias obras de arte em realidade virtual: a Google convidou cinco renomados artistas para criar, pela primeira vez, com o Tilt Brush.

Cao Fei, boychild, Robin Rhode, Yang Yongliang e Sun Xun foram os selecionados. Esta última, por exemplo, criou a obra 'The Previous Life of the Yimatu Mountain', que imagina como seria a vida no passado ao redor da montanha Yimatu, em Fuxin, na província de Liaoning, na China – cidade natal de Sun Xun.

Sun Xun criou a obra de arte em realidade virtual 'The Previous Life of the Yimatu Mountain'
Sun Xun criou a obra de arte em realidade virtual 'The Previous Life of the Yimatu Mountain'

Sketchfab

Sketchfab é uma das maiores plataformas de compartilhamento de arte 3D on-line. Alban Denoyel, CEO da rede social, reflete sobre o surgimento da arte em realidade virtual para o portal Mashable: “Vivemos em um mundo tridimensional, e até o momento nós basicamente nos representamos em meios 2D (desenho, fotografia, vídeo), exceto por escultura ou software 3D, que requerem habilidades e treinamentos avançados.”

Agora, com a chegada realidade virtual, tudo se tornou mais intuitivo e acessível para ser representado em três dimensões.

 

Fox Sports

Durante a cobertura do Super Bowl – a maior liga de futebol americano dos Estados Unidos –, a Fox Sports, emissora que transmitiu o evento em 2017, lançou teasers promocionais do canal na arte Tilt Brush. Foram, ao todo, oito pequenos clipes durante o mês de fevereiro.

George Peaslee, envolvido na produção dos vídeos, é um dos primeiros artistas responsáveis por levar a arte em realidade virtual para a TV tradicional, introduzindo fãs dos esportes de todas as partes dos EUA à inovação.

 

 

Next Art LA

O Next Art LA é um evento de arte experimental focada em tecnologia, organizado pela artista Natalie Sun, em Los Angeles (EUA). De acordo com o portal VR Scout, o evento traz “conceitos de shows de arte com uma atmosfera festiva vibrante, dando a artistas inovadores uma chance de expor seus trabalhos em um espaço físico.

Em entrevista para o portal, Sun reconhece a incerteza do futuro da arte frente à rapidez dos avanços tecnológicos: “Nós realmente não sabemos o que vai acontecer – isso que é bonito.” A artista ainda fala sobre como seleciona obras para seu evento: “Procuro obras que usam a tecnologia de formas inesperadas.”

 

A realidade virtual está entrando em todo o nosso cotidiano. Quer saber mais sobre a tecnologia?