-
-

A semana de 29/01 a 02/02 reservou boas novidades para a realidade virtual e aumentada. Conheça o projeto da Apple para desenvolvedores de aplicativos; o que a tecnologia AR traz de novo para a medicina; um tour pela Amazônia em VR; e o lançamento do Facebook para o seu stories.

 

Raio-X em realidade aumentada promete revolucionar a medicina

Mais um exemplo das tecnologias de realidade virtual e aumentada andando lado a lado da medicina.

A Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, desenvolveu um projeto que usa a realidade aumentada para realizar um raio-X que permite visualizar a anatomia interna do paciente em tempo real.

Com o ProjectDR, os médicos são capazes de projetar imagens avançadas, como tomografias e dados de ressonância magnética em pacientes com uma precisão surpreendente.

 

 

Além disso, ele consegue até mesmo isolar e exibir camadas e segmentos individuais do corpo, como órgãos específicos e vasos sanguíneos, e detecta qualquer movimento, facilitando ainda mais o diagnóstico de possíveis enfermidades.

Ainda em fase de testes, os pesquisadores responsáveis pelo projeto pretendem levá-lo e aplicá-lo em todo o mundo.

 

Filme em realidade virtual permite visita à Amazônia com guia indígena

Quem passar pelo Centro de Visitantes Paineiras, localizado no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, poderá assistir gratuitamente ao filme em realidade virtual Amazônia Adentro.

 

A obra, que dura 11 minutos, usa a tecnologia para desvendar a Floresta Amazônica com o indígena Kamanja Panashekung, da tribo Trio do Suriname, como guia virtual.

 

 

Segundo Rodrigo Medeiros, vice-presidente da ONG produtora do filme, Conservação Internacional - CI, a organização tem procurado inovar com o objetivo de aproximar as pessoas da natureza.

“A tecnologia de realidade virtual pode, de alguma forma, criar uma proximidade, uma experiência de floresta”, diz Rodrigo Medeiros.

 

Facebook se prepara para lançar câmera de corpo inteiro em realidade aumentada

 

-
-

 

As histórias do Facebook terão um novo recurso, que vem para reforçar os rumores da rivalidade com o Snapchat:

Os efeitos de realidade aumentada, que antes eram possíveis apenas no rosto do usuário, poderão detectar com precisão poses corporais e segmentar uma pessoa do plano de fundo.

O projeto ainda está em fase de criação. Os desenvolvedores dizem ser um processo desafiador, mas que continuarão explorando novas tecnologias e que entregarão resultados eficientes aos usuários.

 

Plataforma de AR da Apple se aproxima ainda mais da realidade

O ARKit, plataforma de realidade aumentada recentemente lançada pela Apple, chegou à sua versão 1.5 e agora é capaz de reconhecer uma maior quantidade de elementos reais no cenário em questão.

Além disso, com a atualização, o ARKit traz suporte a superfícies verticais, o que significa que a plataforma consegue, além de identificar o chão onde o usuário está pisando, diferenciar janelas e paredes ao seu redor.

Com isso, os desenvolvedores de aplicativos (para quem a plataforma é destinada) poderão criar recursos em seus apps que utilizam esses espaços verticais, além do plano horizontal que já era originalmente aceito.

Desde o lançamento do ARKit, mais de 2 mil apps já foram desenvolvidos com sua ajuda.

 

-
-


 

Conheça o novo site AVR UPTIME e fique por dentro de todas as novidades do mundo da realidade virtual e aumentada, semanalmente.