Confira a opinião de educadores sobre a realidade virtual e aumentada na sala de aula
Confira a opinião de educadores sobre a realidade virtual e aumentada na sala de aula

O uso de novas tecnologias, como realidade virtual e aumentada na sala de aula, pode complementar e melhorar as aulas tradicionais que já conhecemos. Elas agregam conteúdo tanto para o professor quanto e, principalmente, para os alunos.

Neste post, vamos compartilhar o ponto de vista de professores sobre a introdução da realidade virtual e aumentada na sala de aula, por meio de comentários e pesquisas:


Investimento na tecnologia AVR

Uma pesquisa realizada pela Extreme Network - multinacional especializada em TI - entrevistou profissionais da área, diretores e professores de 350 escolas, a maioria norte-americana, e o resultado indicou que:

  • 55% das instituições de ensino planejam usar o AVR no futuro;
  • 23% das escolas pesquisadas já utilizaram a realidade virtual de alguma forma durante as aulas.

 

Google Expeditions

A Google aplicou a tecnologia na educação com o projeto Expeditions, em que professores utilizam uma ferramenta de realidade virtual e podem guiar alunos em jornadas imersivas.

Usando smartphones e um Google Cardboard, um óculos feito de papelão, os estudantes são transportados virtualmente para qualquer lugar do mundo. 

De acordo com a revista Época, o Ministério da Educação tem interesse em implementar a tecnologia de realidade virtual e aumentada na sala de aula de alguns estados brasileiros e já apresentou um acordo com o governo de São Paulo: a primeira escola a experimentar a realidade virtual em sala de aula foi a Escola Internacional ítalo-Brasileira.

 

“O interesse das crianças pelos conteúdos de ciências e geografia aumentou muito, após os testes de realidade virtual”, disse Ana Paula Girello, professora do 4º ano, em entrevista para o site da revista. 

 

Veja também: Benefícios da realidade virtual e aumentada e diferenciais da UPTIME

 

Instrutores da UPTIME

Assim como todos os alunos da UPTIME, os profissionais da área pedagógica da rede também estão ansiosos para a implementação da tecnologia de realidade virtual e aumentada no estudo didático do aluno. 

 

A partir de maio de 2017, os alunos do College e UPTIME TEENS terão à disposição conteúdos exclusivos desenvolvidos com a nova tecnologia. 

 

A realidade virtual e aumentada é uma inovação disruptiva, principalmente na UPTIME,  já que ela é a primeira escola de inglês do mundo a oferecer tal tecnologia. Isso auxiliará muito os alunos, principalmente aqueles que possuem dificuldade no vocabulário inglês”, afirma Phillip Aldero, learning specialist da UPTIME Poços de Caldas (MG).

Já Flávio Castro, coordenador regional de unidades UPTIME em Goiânia (GO), acredita que a realidade virtual e aumentada está revolucionando o segmento educacional, criando uma dupla motivação, nos alunos e professores: 

“Todas as pessoas estão dispostas a aprender algo. E uma ferramenta de alta tecnologia auxiliando este processo, deixa o aprendiz mais interessado”. 

No ensino da língua inglesa, Flávio acredita que o ganho será mais significativo: “Quem busca a fluência no idioma, procura desenvolvimento e é considerada uma pessoa antenada no mundo. E as realidades virtual e aumentada estão bem ao lado disso, pois já é de conhecimento e interesse comum”. 

 

Informe-se com mais detalhes sobre o AVR na UPTIME aqui