-
-

2017 será um ano de estabilização econômica para o Brasil, segundo especialistas.

Essa expectativa de crescimento já vem fazendo o número de contratações aumentar - 83% dos diretores de RH de grandes empresas pretendem contratar em 2017.

Agora, vamos explicar por que investir em franquias em 2017 é uma boa ideia.

 

Os números de 2016 são expressivos

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, até em meio à crise, o setor de franquias se destacou no mercado.

Na Pesquisa de Desempenho Trimestral de franquias, realizada pela Associação,

 

o número de unidades de franquias, no 3º trimestre, cresceu 7,2% se comparado ao mesmo período de 2015, e 3,7% dentro dos trimestres de 2016.

 

O crescimento não foi apenas em número de unidades. Os faturamentos também tiveram um aumento expressivo no setor de franchising.

Ainda de acordo com a pesquisa,

 

houve um aumento de 8,8% da receita do mercado de franquia no 3º trimestre se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

O faturamento passou de R$ 35,699 bilhões para R$ 38,836 bilhões nesse mesmo período.

 

A crise alterou a relação compra-e-venda

A crise econômica foi responsável por fazer o mercado de franquias encontrar maneiras de se diferenciar no meio comercial.

 

Agora, com essa resistência, de acordo com Cláudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, seus maiores ganhos vêm por meio de:

  • flexibilidade e capacidade de negociação com fornecedores;
  • controle de custos;
  • criação de novos formatos;
  • disponibilização de novos mix de produtos;
  • otimização de recursos e processos;
  • negociação de insumos em bloco com fornecedores homologados;
  • readequação de aluguéis de imóveis e canais de distribuição;
  • diversificação de canais de venda de produtos e serviços.

 

Medidas governamentais fomentam os negócios

A Associação Brasileira de Franchising ainda ressalta algumas medidas econômicas do governo que fortalecem o segmento de franquias.

Como exemplo, a presidente da ABF, Cristina Franco, cita a polêmica PEC do Teto de Gastos Públicos como destaque nessas ações.

 

“O governo tem dado passos no sentido de ter uma administração mais austera, com maior produtividade e menores custos”, afirma.

 

Cristina Franco ainda destaca outras ações do Governo Federal, como:

  • aprimoramento das regras do Simples;
  • aperfeiçoamento da Lei do Franchising;
  • modernização das leis trabalhistas;
  • melhoria das condições de financiamento para franquias;
  • pacificação da não incidência do ISS sobre a taxa de franquias e royalties.

 

“São ações que, se implementadas, promoverão a geração de mais empregos e renda, e maior crescimento para o setor e para a economia brasileira”, completa.

 

Franquias 'poupatempo' são destaque

O tempo, mais do que nunca, tem tido um valor muito alto. Por isso, franquias que auxiliam a economia do tempo têm grande destaque no segmento.

Na visão de Diego Simioni, consultor de franquias,

 

“franquias que, além de vender seus produtos e serviços, priorizam economizar o tempo dos seus clientes possuem uma grande chance de sucesso.”

 

Se aliar, por exemplo, uma rede de serviços à diferenciação pelo tempo, como a obtenção da fluência em inglês em 12 meses, as chances de sucesso são enormes.

 

Segmentos de educação e língua estrangeira continuam crescendo

‘Educação e Treinamento’ é o segmento do franchising que tem um dos maiores reconhecimentos no mercado.

Aliada a isso está a importância do idioma inglês, nos mais diversos sentidos, ao redor do mundo.

Segundo a pesquisa mais recente do British Council,

 

atualmente, o número de pessoas aprendendo inglês em todo o mundo é de 1 bilhão de pessoas e deverá ultrapassar 1,9 bilhão até 2020.

 

No Brasil, esse mercado se encontra ainda mais específico.

Especialistas, professores e até mesmo o governo reconhecem que o ensino de inglês na educação básica não consegue formar estudantes com um bom nível de proficiência nesse idioma.

Por isso, o Brasil é um imenso mercado potencial na escola privada de idiomas, que nos últimos três anos tem crescido, de acordo com a ABF, entre 10 e 15% - média/ano.

 

Outros fatores que fazem de 2017 um bom momento para as franquias de idioma são:

  • o boom antes de grandes eventos esportivos que o país sediou - Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016;
  • a importância do inglês percebida pelo povo brasileiro;
  • a ascensão conseguida pelas classes sociais C, D e E;
  • a valorização do turismo no Brasil.

 

A UPTIME se encontra otimista para 2017

A rede UPTIME reagiu e passou bem, com crescimento constante, pelo período de desafio que foi 2016. Foi Flávio Amaral, gestor de planejamento e expansão da UPTIME Franchising, quem afirmou.

 

“Se comparada às das demais empresas do meio de franquias, verão que a média de crescimento da UPTIME está ainda acima”, pontua.

 

Além disso, para 2017, a UPTIME está reservando novidades que alavancarão ainda mais os negócios.

Algumas delas estão aqui:

 

Expansão nacional e internacional

Flávio Amaral explica que, em 2017,

 

“é esperado que abra um número de unidades 10% acima do crescimento de 2016 - ou seja, 25 novas escolas de inglês.”

 

O gestor ainda ressalta a grande novidade da rede: a expansão internacional.

 

Será inaugurada a primeira unidade UPTIME em nível internacional, na cidade de Cascais, em Portugal.

 

Antes mesmo de a unidade ser inaugurada, outras propostas de novos destinos internacionais já estão surgindo.

“Isso ressalta a força do negócio e da metodologia inovadora da UPTIME, que são diferenciais da marca no Brasil e no mundo”, afirma Flávio.

 

Investimento em tecnologia

Com o trabalho da UPTIME Tecnologia, empresa do UPTIME Group, as escolas estão se modernizando tecnologicamente, tanto para os profissionais da rede quanto para os alunos.

Já existindo em forma de site, está sendo elaborado um app do My UPTIME. Assim, os alunos poderão ter um ainda mais amplo acesso às atividades extraclasses e ao sistema de marcação de aulas.

Dessa mesma forma, agora a UPTIME está elaborando um aplicativo do UPTIME 4U. Essa é a plataforma de comunicação interna da rede que conecta todos os profissionais do Brasil

 

Expansão orgânica

Um programa de fidelização dos parceiros franqueados da UPTIME, já implantado na rede, terá destaque em 2017. Chamado de ‘expansão orgânica’, ele tem foco nos parceiros que já têm uma unidade UPTIME e querem inaugurar alguma outra.

 

Na Convenção UPTIME 2016, Flávio Amaral explicou os benefícios que eles terão:

  • taxa de franquia de 25 a 50% do valor oficial;
  • 5 a 20 novos materiais didáticos gratuitos;
  • participação mais ampla nas decisões da rede, por meio do Grupo das Mini Redes, caso completem três unidades de um mesmo parceiro franqueado.

 

Conheça o negócio UPTIME!