-
-

Quem nasceu entre 1980 e meados de 1990 tem características particulares em relação a consumo e empreendedorismo. O grupo de jovens dessa época, chamado de Geração Y ou Millennials, vivenciou inúmeras inovações, principalmente tecnológicas, e as refletem em suas ações.


Neste post, com informações da Revista Franquias & Negócio ABF, vamos falar sobre o que os Millennials procuram em franquias, por que o fazem e como a UPTIME se relaciona e supre todos esses anseios.

Eles têm vontade de empreender

 

Antes de serem, ou terem vontade de ser, empreendedores, a Geração Y é consumidora.

Ou seja, agora os Millennials querem sair apenas do posto do consumo, como também querem estar no campo dos fornecedores. É bom lembrar que, de qualquer forma, como consumidores, eles já vêm ditando pequenas regras que nos fazem alterar a relação compra-e-venda. 

De acordo a pesquisa encomendada pela Franquia & Negócios ABF, realizada pela AGP Pesquisas Estratégicas:

84% dos jovens querem ter o próprio negócio. Destes, 69% optariam por franquia. 

O segmento de Educação e Treinamento é citado como opção.
 

A função social do negócio importa
 

O dinheiro não é mais o protagonista dos negócios. Não é como se ele não importasse, mas, para a Geração Y, o mais importante é a sua função - tanto para si próprio, empreendedor, quanto para a sociedade de uma forma mais ampla. 

Um exemplo concreto disso aconteceu na já referida pesquisa. Nas respostas em relação ao segmento em que se interessam por investir, a valorização à educação foi percebida: “o curioso é que eles citam Educação e Treinamento, e o mais velho, não”, observa o sócio da AGP Pesquisas Estratégicas, Aécio Larrubia Junior. 

Essa categoria é onde a UPTIME se encontra, o que explica a atração dos Millennials à marca.

Não podemos deixar de destacar, também, que a função social está no cerne da fundação da UPTIME. Como já foi mencionado diversas vezes por Sérgio Monteiro, chairman da rede, a escola de inglês foi inaugurada para trazer a transformação, por meio do inglês, às vidas das pessoas. 

Não é à toa que ‘Transformando vidas’ é o slogan da UPTIME.
 

Inovação é prioridade
 

A Geração Y vivenciou a época de maiores inovações tecnológicas. Ela viu, por exemplo, a fita cassete entrar em suas casas para ser tocada nos sons ou nos videocassetes; pouco tempo depois, o CD tomou a cena, assim como o DVD; agora, os Millennials já vivem o streaming, como com o Netflix e o Spotify, 100% baseado da internet.


Ainda que a tecnologia seja muito importante, a inovação buscada por esses jovens não se restringe somente a essa. Os Millennials se interessam também pelas inovações em negócios - algo mais horizontal e colaborativo -, subestimando antigos modelos corporativos engessados.


Em ambos os sentidos, a UPTIME opta por não estar parada, mas por acompanhar essas inovações. Por exemplo, a rede tem portais de comunicação e gerenciamento internos 100% digitais, reuniões online, investimento em aplicativos para smartphones e uma empresa própria do grupo, a UPTIME Tecnologia, que cuida de toda essa parte tecnológica.


Nos negócios, um grupo vem levando iniciativas da franqueadora para todas as franquias. Os Millennials da UPTIME são nove jovens que propõem diversas ideias de colaboração para o Head Office, sede do UPTIME Group em Belo Horizonte (MG), até para todas as franquias ao redor do Brasil. 
 

O investimento inicial deve ser viável
 

Segundo a pesquisa, a maioria do jovens tem disposição para investir até R$ 80 mil na abertura de uma nova franquia. 

Na UPTIME, o valor inicial de investimento é de R$ 65 mil.

Ou seja, aliado aos demais - como a função e a inovação -, esse fator de peso também vem atraindo o pessoal da Geração Y à rede de escolas de inglês. É claro que, ‘pensando grande’ - coisa que já estão habituados a fazer -, os Millennials podem futuramente investir mais, mas esse é, segundo a pesquisa, o valor inicial ao qual estão dispostos a pagar.


Nova geração impulsiona o crescimento franquias
 

De acordo com a Nielsen e a GS&MD, empresas que atuam diretamente em pesquisa de mercado, os Millennials representarão 75% da força de trabalho em 2025 ao redor do mundo. Ou seja, haverá uma mudança de mercado ocasionada pela atuação direta da Geração Y.


Isso também pode ser observado pelo estilo de vida que essa geração levará. O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, explica que essa geração é mais adepta a serviços como Uber e Airbnb, por exemplo, do que comprar carros ou reservar hotéis. 


Terra conta o que isso tem a ver com o franchising: “Isso alavanca muito as franquias de serviços. É uma geração que não vai lavar roupa em casa, vai ter menos carros, mais bicicletas, vai andar mais de táxi e vai viajar mais, porque gosta de experiências.”

“Todo setor voltado para viagens e idiomas vai crescer”, explica o presidente da SBVC.

Não precisamos nem falar que a UPTIME está diretamente relacionada a setores de viagens e idiomas, não é? Com uma metodologia de ensino inovadora, que garante a fluência em inglês - fundamental em viagens - definitiva em 12 meses, a UPTIME se encontra em um futuro promissor com a atuação dos Millennials.
 

A Geração Y na UPTIME
 

O gestor de franquias e novos negócios da UPTIME Franchising, Halbert Camilo, diz que é inegável o expressivo aumento de pessoas entre 20 e 35 anos que escolhem abrir uma franquia UPTIME.

“Com toda a visão de mundo, acesso à informação e vontade de empreender que têm, esse pessoal mostra, principalmente, a paixão pelo inglês e o apreço pelas possibilidades que ele oferece às pessoas no momento de abrir uma franquia UPTIME”, explica Halbert. 


Por exemplo, Gustavo Moutinho tem 25 anos e se tornou, em agosto deste ano, parceiro franqueado de Vitória da Conquista (BA). Ele trabalhou na UPTIME Montes Claros (MG) como instrutor, learning assistant e, agora, como parceiro franqueado, conta que seu maior anseio “é continuar levando a transformação à vida das pessoas por meio do inglês.”


Só em 2016, cerca de 55% das assinaturas de contrato de abertura de franquia UPTIME foram feitas por Millennials.


A nova parceira franqueada de Campinas-Barão Geraldo (SP), Thaís Lopes, de 23 anos, é um grande exemplo em relação ao estilo de vida dos Millennials e como eles enxergam os negócios. Ela conta que encontrou a UPTIME na internet, buscando escolas de idiomas inovadoras, que garantem fluência rápida no inglês.


Seu desejo de empreender surgiu com a sua aquisição do domínio do idioma e, principalmente, por causa da UPTIME: "Como eu já acredito e vivo a filosofia da rede, se não fosse aqui, não seria em nenhuma outra empresa", concluiu Thaís.


Halbert Camilo ressalta a boa performance administrativa que as unidades UPTIME de pessoas da Geração Y têm. “Eles são mais abertos a aprender coisas novas, a aceitar informações - e também a sugerir -, diferente dos mais velhos, que são mais retraídos”, explica.


Acredite, o negócio UPTIME é diferenciado.