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Muitos têm vontade de se tornar parceiros franqueados de alguma marca, mas ainda estão um pouco inseguros ou não sabem muito bem como abrir uma franquia. Que 2017 é um bom ano para se abrir uma franquia, você já sabe.

Agora, pensando nisso, neste post vamos te mostrar os caminhos que você deve seguir para abrir uma franquia.

 

1º passo: conheça o negócio

Para que você seja bem-sucedido, tanto financeira quanto pessoalmente, você precisa conhecer a fundo seu negócio de interesse. Todo mínimo detalhe deve ser estudado por você, sozinho, nesta etapa, para avaliar se realmente está disposto a investir na marca.

 

O que você deve pesquisar sobre a franquia?

 

Quantos mais fatores positivos você encontrar, mais propenso e empolgado à abertura da franquia você ficará - e, claro, maiores são as chances de sucesso do seu negócio.

 

2º passo: entre em contato com a franqueadora

Depois de conhecer o negócio, você deve entrar em contato com a rede franqueadora. A partir daí, ela te guiará em quais serão suas próximas ações.

O ideal é que a franqueadora tenha o máximo de contato com você, candidato a parceiro franqueado, e você com ela. Na UPTIME, por exemplo, os candidatos ficam de visita à sede, em Belo Horizonte (MG), imersos na rotina dos profissionais, por dois dias.

Como que em um complemento do passo anterior, todos os detalhes que ainda não estão claros são especificados nesta etapa. É entregue, por exemplo, a Circular de Oferta de Franquia (COF) - documento obrigatório de acordo com a Lei de Franquias, Lei 8955/94.

 

Nela, todos os detalhes financeiros e da relação do parceiro com a franqueadora são explicados.

 

Durante 10 dias, depois da entrega da COF, o contato entre o candidato e a franqueadora não é permitido, para uma melhor análise das condições. Depois desse período, já é possível um contato, em busca de feedbacks, mas o candidato está apto a demorar o tempo necessário para sua assimilação e tomada de decisão.

 

É aí que deve ser dada a decisão final sobre a aceitação, ou não, de ambas as partes, da abertura de franquia da marca.

 

Para a franqueadora, as variáveis mais importantes são a renda e o perfil do candidato. Para o possível franqueado, de forma ampla, as condições legais, financeiras e de suporte têm grande importância na assinatura do contrato.

 

3º passo: inaugure sua franquia

Depois de assinado o contrato de abertura, é hora de implementar sua franquia. É importante que a rede te dê total apoio neste momento, principalmente se você ainda não tem experiência na área administrativa.

Bons pontos para se pensar em conjunto são:

 

A escolha da praça

A praça se refere ao local onde o negócio será implementado. A UPTIME, por exemplo, utiliza ferramentas de geomarketing que auxiliam a escolha do local, por meio da delimitação do público-alvo da unidade, da análise da concorrência e dos perfis dos imóveis da região.

 

A implementação da franquia

Depois de estrategicamente definida a praça da nova unidade, o momento da implementação tem grande importância na inauguração do negócio. As franquias da UPTIME recebem uma lista de fornecedores de imobiliário, além de uma total consultoria em tomadas de preço e aproveitamento de espaço do projeto arquitetônico, seguindo sempre um cronograma de implementação.

 

O planejamento publicitário local

Para que você não fique dependente apenas da publicidade nacional, vinda da franqueadora, é ideal que haja um planejamento publicitário local para a comunidade específica da sua região.

A Scrivia Comunicação, agência própria da UPTIME, é um grande exemplo nisso, que coleta todas as informações sobre o negócio do novo cliente, elabora um planejamento de mídia com base em pesquisas e ferramentas, acompanha e executa os processos e otimiza a verba disponível.

 

É ideal que um grande ‘alvoroço’, positivamente falando, seja feito nessa inauguração.


Para isso, o interessante é que haja uma grande festa, com envio de press releases e outras estratégias de divulgação. Falaremos um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

 

4º passo: estabeleça seu negócio

Depois de inaugurada, sua unidade deve ter uma boa performance no local em que está inserida. Para isso, o ideal é que as práticas de marketing tático sejam bem aplicadas no negócio. Lembre-se de que, mesmo sendo uma franquia de uma marca maior, este é o seu próprio negócio, o seu empreendimento.

 

A publicidade e a propaganda são grandes aliadas para esse fim.

 

Portanto, aqui seguem algumas dicas do que você pode fazer para alavancar sua franquia independentemente da franqueadora:

  • grande festa de inauguração da unidade;
  • parcerias com outros negócios locais;
  • ações sociais na cidade ou no bairro; e
  • envio de press releases para a mídia local.


 

Tendo uma boa visão do seu próprio negócio, acompanhada do apoio dado pela franqueadora, o sucesso é praticamente garantido!


Conheça melhor um negócio que cumpra todos esses requisitos.