-
-

Você já sabe da importância de ser fluente para a carreira profissional e também para realizar viagens internacionais. Mas um assunto que ainda gera dúvidas é sobre a melhor idade para começar a estudar inglês. Afinal, qual é o momento ideal?

 

Neste post, vamos falar sobre o assunto e esclarecer a dúvida que muitos pais e mães ainda têm ao matricular os filhos em escolas de inglês.

 

Primeiro, analise as circunstâncias

O aprendizado de um novo idioma não deve ser algo ligado a uma idade, necessariamente. O desenvolvimento é relativo para cada pessoa.

 

Assim como muitos pais se perguntam sobre qual é o momento certo de matricular o filho em uma escola de inglês, adultos também questionam se ainda “dá tempo” de aprender o idioma quando mais velhos.

 

A verdade é que não há uma resposta única, que seja válida para todas as pessoas, independente da faixa etária.

 

O importante é analisar as circunstâncias ideais para saber se o interessado em aprender inglês pode e deve começar um curso.

 

Quanto mais novo melhor?

É um consenso comum que quanto mais novo se começa a aprender inglês, melhor é o desenvolvimento. Mas a afirmativa não é um modo sensato de avaliar a realidade.

 

O importante é analisar dois aspectos linguísticos que impactam no aprendizado de um indivíduo de acordo com a idade. São eles:

 

Taxa de retenção

A taxa de retenção é a habilidade que um indivíduo tem de receber uma informação e armazená-la. E no caso do aprendiz de língua inglesa, ele primeiro entende o que está sendo dito na aula, por exemplo, e, posteriormente compreende o conteúdo, retendo-o.

 

Taxa de absorção

A taxa de absorção está relacionada ao grau de aceitação sobre aquilo que está sendo visto, sem resistência e crítica.

 

O quanto a idade afeta a aprendizagem?

Agora que você entende os conceitos básicos de retenção e absorção no desenvolvimento da aprendizagem, vamos ver como eles se manifestam em pessoas de diferentes faixas etárias.

 

Pré-adolescentes e adolescentes

Os jovens de 11 a 16 anos têm alta taxa de absorção linguística, o que quer dizer que estão mais abertos a aceitar a lógica de expressões e vocabulários que parecem sem sentido quando traduzidos ao pé da letra.

 

E também por terem as áreas de interesse segmentadas, a taxa de retenção é menor.

 

Adultos

Na fase adulta o processo começa a se inverter, diminuindo a taxa de absorção e aumentando a taxa de retenção.

 

Isso acontece à medida que vamos ficando mais velhos, o que não significa que seja algo ruim; apenas nos tornamos mais interrogativos.


 

Mas afinal, qual a melhor idade para aprender inglês?

Em primeiro lugar, devemos entender que a idade mais interessante para começar a aprender a língua inglesa é aquela em que há um projeto por trás do aprendizado.

 

Ou seja, aprender inglês é válido em qualquer idade e é possível alcançar ótimos resultados em todas elas, desde que haja interesse e dedicação.

 

Conheça a história da Bruna de Castro, ex-aluna do UPTIME TEENS que viveu uma experiência mágica com a língua inglesa na Disney.