Para muitas pessoas, o sinônimo de tempo livre é passar horas maratonando seriados. É o seu caso? Se for, está na hora de você assistir à séries para praticar inglês também. O seu hobby pode se tornar um momento de aprendizado da língua inglesa.
Nós já falamos por aqui que, sim, você pode aprender muita coisa assistindo à séries, seja para conhecer novas expressões, gírias e até jargões no idioma.
Pensando nisso, selecionamos algumas séries (sem spoilers!) para você aproveitar ainda mais. Talvez você já até as acompanhe, mas, a partir de agora, será com outros olhos e ouvidos.
Stranger Things
Além da trilha sonora clássica da década de 1980, Stranger Things traz outros elementos que endossam a atmosfera nostálgica, e não estamos falando do figurino, mas sim das gírias da época, e olha que algumas ainda são usadas até hoje.
Logo no primeiro episódio da primeira temporada, Lucas (Caleb McLaughlin) solta um “douchebag” se referindo a Steve (Joe Keery).
Entre as expressões da época mais usadas na série estão:
How to Get Away with Murder
Além de prender você nos mistérios, romances e investigações, HTGAWM é uma excelente fonte de estudo da língua inglesa.
Isso porque a advogada de defesa Annalise Keating (Viola Davis) e sua equipe estão sempre usando palavras do contexto jurídico.
São jargões e palavras comum do meio, como:
- defense
- case
- prosecution
- honor
- juror
The Crown
A história do reinado da Rainha Elizabeth II, além de ser uma aula é também uma ótima fonte para ouvir e estudar a língua inglesa fora do tom norte-americano com qual muitos estão acostumados.
Você já ouviu falar da diferença entre o inglês britânico para o americano, certo?
Os britânicos se diferem muito pelo sotaque e por algumas palavras típicas.
Fora o sotaque característico, você aprende pronomes de tratamento e cargos políticos, entre eles:
- Majesty
- Lord
- Prime Minister
- Privy Counsellor
O que também marca a linguagem da série são as expressões formais da época (início da década de 1950), como “shall be”.
Grace and Frankie
A série mais cool produzida pela Netflix sobre a vida de duas mulheres septuagenárias vai divertir você com as hilárias Grace Hanson (Jane Fonda) e Frankie Bergstein (Lily Tomlin).
No dia a dia das protagonistas, os dramas existenciais, os relacionamentos familiares e a chance de vivenciar nossas experiências são carregados de expressões informais, comuns no cotidiano.
Alguns exemplos abaixo:
- getting down
- stand back
- walk around
- listen up
- come on
Please Like Me
Por ser australiana, a série traz mais uma variação da língua inglesa e explora a linguagem jovem, presente até mesmo na trilha sonora que leva você a cantar junto as canções Someone Like You (Adele), Love Yourself (Justin Bieber) e Kiss Me (Sixpence None The Richer).
Com um tom agridoce, Please Like Me fala sobre as questões que envolvem a transição para a vida adulta, sendo quase uma autobiografia de Josh Thomas, que escreve e protagoniza a série.
Os episódios são curtos, cerca de 25 minutos, e superdivertidos.
American Horror Story
A cada temporada, o telespectador pode esperar os seus atores favoritos dentro de novas histórias.
Por não possuir um enredo fixo e ambientações diferentes (hospício, escola e circo), a série é ótima para ampliar o vocabulário!
Escolha a série que mais combina com você para manter o aprendizado na língua inglesa, alterando o áudio e se possível, a legenda, para o inglês.
Aproveite para entender os prós e contras do método de ensino que utiliza textos e áudios em inglês, explicamos todos os detalhes sobre esse método!