Em tempos de serviços de streaming, as séries nunca estiveram tão presentes em nosso dia a dia. Com certeza, a maioria das pessoas do seu círculo social acompanha pelo menos uma, ou várias ao mesmo tempo! Além do hype, tem muita gente por aí que gosta é mesmo de estudar inglês assistindo à séries. Mas será que é possível? Ou é mito?
Neste post, explicaremos como as séries podem auxiliar você no estudo do inglês, além de mostrar as possíveis vantagens e o que fazer para o aprendizado ser efetivo.
Mito ou verdade
Sem rodeios, vamos direto ao ponto: sim, é possível estudar inglês assistindo à séries.
Porém, é necessário frisar que praticar é diferente de aprender.
Você pode aprender novas palavras e expressões, mas o principal, nesta fase de aquisição da fluência, é praticar aquilo que já aprendeu ou está aprendendo.
Especialistas em linguística afirmam que assistir às séries e aos filmes é um recurso muito útil e divertido para treinar o inglês: aperfeiçoa o listening e possibilita a aquisição de um novo vocabulário.
Agora, como começar?
É mais fácil do que você imagina, mas é necessário disciplina. O processo pode (e deve) ser prazeroso, mas você precisa encará-lo como uma atividade para enriquecer o seu aprendizado.
Não espere resultados se você só der play no episódio e ficar no WhatsApp conversando com os amigos ou verificar o feed do Instagram a cada dez minutos.
Dedique-se! Concentre-se! Foque no seu objetivo!
Na sequência, você confere as dicas que revelamos para você estudar inglês assistindo à séries de forma eficaz.
Escolha a série ideal para o seu nível de conhecimento
Antes de começar, é importante que você escolha uma série que esteja no seu nível de conhecimento.
Se você ainda está iniciando os estudos da língua inglesa, não é eficiente estudar inglês assistindo a uma série com vocabulários difíceis e diálogos extremamente rápidos, não será nada fácil para você acompanhar.
O mesmo vale para quem já está em um nível mais avançado: você não precisa escolher séries com vocabulários tão simples, dessa forma o estudo não avançará.
Essa é uma tarefa relativamente fácil, não se preocupe.
Vamos explicar agora como escolher a série ideal para o seu nível de conhecimento em inglês.
Para crianças e pré-adolescentes
Voltadas para o público infantil, séries como as produzidas pela Disney possuem narrativas fácies e as palavras são pronunciadas de maneira totalmente correta. Elas são ótimas e altamente recomendadas para quem ainda está começando a estudar inglês.
Sitcoms
As famosas sitcoms, séries de comédia, como Friends e How I Met Your Mother, são as mais indicadas para quem está no nível intermediário. Os diálogos são mais rápidos e existem muitas expressões idiomáticas.
Temas específicos
Por fim, séries como Game of Thrones (mundo medieval fictício) ou Suits (advocacia), por exemplo, que possuem vocabulários muito específicos e densos, são perfeitas para quem já atingiu um nível mais avançado no inglês.
Áudio em inglês com legendas em inglês
Para o sucesso do estudo, é importante que você siga este passo a passo:
- primeiro, assista a um episódio da série escolhida com áudio em inglês e legendas em português;
- depois, assista ao mesmo episódio com áudio em inglês e legendas em inglês;
- por fim, repita o episódio, agora com áudio em inglês e sem legendas.
Fazendo dessa forma, você saberá exatamente o tema abordado no episódio assistido, tornando mais fácil o entendimento.
Caso você não tenha tempo livre para seguir todos os passos, fique tranquilo: existem muitas séries com episódios curtos, 20 minutos ou menos, e, com certeza, alguma será do seu interesse.
Não pause a programação para traduções!
Enquanto estiver assistindo à série, tenha um caderninho de anotações por perto, ou mesmo utilize o bloco de notas do celular.
Caso escute alguma palavra que não entendeu, anote pelo menos a fonética, e tente assimilar pelo contexto.
Só depois, pesquise em um dicionário monolíngue, como o Oxford. Nada de traduções!
Na prática: aprenda novas palavras e expressões com séries
Vamos à prática! Selecionamos algumas séries que para você estudar inglês e enriquecer o vocabulário com novas palavras e expressões.
Big Little Lies
A série vencedora de oito Emmys, o maior prêmio da tevê americana, é curta o suficiente para assistir maratonando em um final de semana.
Com diálogos reais, Big Little Lies possui elenco de peso e uma história que prende a atenção.
Isso significa que você não vai querer parar cada cena em que não tenha entendido uma palavra específica: siga a dica anterior, tente entender pelo contexto. Se não, anote e procure em um dicionário monolíngue.
Suits
Suits é interessante para quem já está em um nível intermediário ou avançado de fluência, pois possui um vocabulário específico do mundo jurídico e empresarial.
Apesar disso, a maioria dos diálogos é com o inglês “do dia a dia”, aquele que você aprenderia ao passar uma temporada fora do Brasil.
A série está produzindo sua oitava temporada, ou seja, tem muita história para contar e muito o que aprender.
Stranger Things
Um dos maiores sucessos da atualidade, Stranger Things traz lições que vão além do vocabulário: é protagonizada por crianças, entre elas, uma menina que possui uma força sobrenatural.
A trama se passa na década de 80 e traz inúmeras referências aos filmes e acontecimentos da época.
Gossip Girl
Apesar de ter tido seu último episódio em 2012, o vocabulário da série é jovem e atual, afinal, mais de 90% dos personagens ainda estão no colégio e na faculdade.
Além disso, é narrada pela própria “Gossip Girl”. Vale ficar bem atento às falas da personagem misteriosa.
Gossip Girl possui seis temporadas e é aquela série que você deve assistir com o bloco de notas em mão.
Preparado para ter uma nova série preferida e estudar até nos momentos de lazer? Confira mais algumas dicas para aprender inglês rápido e turbinar o seu aprendizado!