-
-

Em tempos de serviços de streaming, as séries nunca estiveram tão presentes em nosso dia a dia. Com certeza, a maioria das pessoas do seu círculo social acompanha pelo menos uma, ou várias ao mesmo tempo! Além do hype, tem muita gente por aí que gosta é mesmo de estudar inglês assistindo à séries. Mas será que é possível? Ou é mito?

 

Neste post, explicaremos como as séries podem auxiliar você no estudo do inglês, além de mostrar as possíveis vantagens e o que fazer para o aprendizado ser efetivo.

 

Mito ou verdade

Sem rodeios, vamos direto ao ponto: sim, é possível estudar inglês assistindo à séries.

Porém, é necessário frisar que praticar é diferente de aprender.

Você pode aprender novas palavras e expressões, mas o principal, nesta fase de aquisição da fluência, é praticar aquilo que já aprendeu ou está aprendendo.

Especialistas em linguística afirmam que assistir às séries e aos filmes é um recurso muito útil e divertido para treinar o inglês: aperfeiçoa o listening e possibilita a aquisição de um novo vocabulário.

 

Agora, como começar?

É mais fácil do que você imagina, mas é necessário disciplina. O processo pode (e deve) ser prazeroso, mas você precisa encará-lo como uma atividade para enriquecer o seu aprendizado.

Não espere resultados se você só der play no episódio e ficar no WhatsApp conversando com os amigos ou verificar o feed do Instagram a cada dez minutos.

Dedique-se! Concentre-se! Foque no seu objetivo!

Na sequência, você confere as dicas que revelamos para você estudar inglês assistindo à séries de forma eficaz.

 

Escolha a série ideal para o seu nível de conhecimento

Antes de começar, é importante que você escolha uma série que esteja no seu nível de conhecimento.

Se você ainda está iniciando os estudos da língua inglesa, não é eficiente estudar inglês assistindo a uma série com vocabulários difíceis e diálogos extremamente rápidos, não será nada fácil para você acompanhar.

O mesmo vale para quem já está em um nível mais avançado: você não precisa escolher séries com vocabulários tão simples, dessa forma o estudo não avançará.

Essa é uma tarefa relativamente fácil, não se preocupe.

Vamos explicar agora como escolher a série ideal para o seu nível de conhecimento em inglês.

 

Para crianças e pré-adolescentes

Voltadas para o público infantil, séries como as produzidas pela Disney possuem narrativas fácies e as palavras são pronunciadas de maneira totalmente correta. Elas são ótimas e altamente recomendadas para quem ainda está começando a estudar inglês.

 

Sitcoms

As famosas sitcoms, séries de comédia, como Friends How I Met Your Mother, são as mais indicadas para quem está no nível intermediário. Os diálogos são mais rápidos e existem muitas expressões idiomáticas.

 

Temas específicos

Por fim, séries como Game of Thrones (mundo medieval fictício) ou Suits (advocacia), por exemplo, que possuem vocabulários muito específicos e densos, são perfeitas para quem já atingiu um nível mais avançado no inglês.

 

Áudio em inglês com legendas em inglês

Para o sucesso do estudo, é importante que você siga este passo a passo:

 

  • primeiro, assista a um episódio da série escolhida com áudio em inglês e legendas em português;
  • depois, assista ao mesmo episódio com áudio em inglês e legendas em inglês;
  • por fim, repita o episódio, agora com áudio em inglês e sem legendas.

 

Fazendo dessa forma, você saberá exatamente o tema abordado no episódio assistido, tornando mais fácil o entendimento.

Caso você não tenha tempo livre para seguir todos os passos, fique tranquilo: existem muitas séries com episódios curtos, 20 minutos ou menos, e, com certeza, alguma será do seu interesse.

 

Não pause a programação para traduções!

Enquanto estiver assistindo à série, tenha um caderninho de anotações por perto, ou mesmo utilize o bloco de notas do celular.

Caso escute alguma palavra que não entendeu, anote pelo menos a fonética, e tente assimilar pelo contexto.

Só depois, pesquise em um dicionário monolíngue, como o Oxford. Nada de traduções!

 

Na prática: aprenda novas palavras e expressões com séries

Vamos à prática! Selecionamos algumas séries que para você estudar inglês e enriquecer o vocabulário com novas palavras e expressões.

 

Big Little Lies

A série vencedora de oito Emmys, o maior prêmio da tevê americana, é curta o suficiente para assistir maratonando em um final de semana.

Com diálogos reais, Big Little Lies possui elenco de peso e uma história que prende a atenção.

Isso significa que você não vai querer parar cada cena em que não tenha entendido uma palavra específica: siga a dica anterior, tente entender pelo contexto. Se não, anote e procure em um dicionário monolíngue.

-
-

 

Suits

Suits é interessante para quem já está em um nível intermediário ou avançado de fluência, pois possui um vocabulário específico do mundo jurídico e empresarial.

Apesar disso, a maioria dos diálogos é com o inglês “do dia a dia”, aquele que você aprenderia ao passar uma temporada fora do Brasil.

A série está produzindo sua oitava temporada, ou seja, tem muita história para contar e muito o que aprender.

-
-

 

Stranger Things

Um dos maiores sucessos da atualidade, Stranger Things traz lições que vão além do vocabulário: é protagonizada por crianças, entre elas, uma menina que possui uma força sobrenatural.

A trama se passa na década de 80 e traz inúmeras referências aos filmes e acontecimentos da época.

-
-

 

Gossip Girl

Apesar de ter tido seu último episódio em 2012, o vocabulário da série é jovem e atual, afinal, mais de 90% dos personagens ainda estão no colégio e na faculdade.

Além disso, é narrada pela própria “Gossip Girl”. Vale ficar bem atento às falas da personagem misteriosa.

Gossip Girl possui seis  temporadas e é aquela série que você deve assistir com o bloco de notas em mão.

-
-

 

Preparado para ter uma nova série preferida e estudar até nos momentos de lazer? Confira mais algumas dicas para aprender inglês rápido e turbinar o seu aprendizado!