-
-

Anualmente, o dicionário Oxford elege a “palavra do ano” da língua inglesa. Em 2016, foi ‘post-truth’, publicamos uma matéria aqui no blog sobre o assunto. A escolhida em 2017? Youthquake’.

 

Neste post, vamos explicar o significado da expressão e como ela foi eleita a palavra do ano de 2017.

 

Significado da palavra

Youthquake é uma mistura das palavras ‘youth’ com ‘earthquake. Consegue imaginar o que a expressão significa? Ela representa o  enorme impacto da juventude na sociedade.

 

O dicionário Oxford define ‘youthquake’ como "uma mudança cultural, política ou social significante provocada pelas ações ou influência de pessoas jovens".

 

Origem da palavra

Apesar de ser a eleita de 2017, a palavra foi criada há mais de 50 anos por Diana Vreeland, antiga editora-chefe das revistas Vogue e Harper’s Bazaar, que a usou para caracterizar as mudanças protagonizadas por jovens nas indústrias da moda e da música.

 

Uso da palavra

Especialistas afirmam que o uso da palavra aumentou em cinco vezes entre 2016 e 2017.

Um discurso da Primeira Ministra do Reino Unido Theresa May, em junho do ano passado, pode ter sido uma das principais causas para um aumento tão grande no uso da palavra.

 

Na ocasião, ela citou ‘youthquake’ para descrever a grande participação de jovens eleitores buscando um impacto ao apoiar o líder trabalhista Jeremy Corbyn.

 

A escolha da palavra do ano

A palavra do ano do dicionário Oxford é elegida anualmente desde 2004. A vencedora é escolhida a partir do "seu potencial de ser uma palavra culturalmente significante".

Em 2017, ‘youthquake’ concorreu com:

 

  • milkshake duck: expressão que caracteriza qualquer personagem de mídias sociais que em um primeiro momento, é uma boa pessoa, mas logo depois se revela como o oposto.
  • white fragility: quando uma pessoa de pele branca se sente ofendida por comentários racistas.
  • unicorn: animal mitológico com  a forma de um cavalo e um único chifre.
  • newsjacking: conteúdo que aproveita a manchete do momento para ganhar audiência

 

Além de broflake, gorpcore e antifa.

 

O presidente do setor de dicionários da Oxford, Casper Grathwohl, explica: "Nós tentamos escolher uma palavra que nos lembre sobre onde estivemos no último ano. Às vezes nossa escolha é séria, outras vezes mais divertida".

 

"'Youthquake' não é uma escolha óbvia", acrescenta Grathwol. Segundo ele, a palavra "ainda não chegou nos EUA, mas evidências fortes mostram que é uma palavra em movimento”.

 

Quer aprender novas expressões da língua inglesa? Conheça as mais faladas na série Love, da Netflix!