-
-

Jantar, tempo em família, viagem com amigos, orações… estamos muito acostumados a ver em filmes, séries e livros, que sejam pautados na cultura norte-americana, cenas do dia de Thanksgiving.

Esse é um feriado, comemorado em alguns países, de agradecimento pelas ‘boas colheitas’, metaforicamente falando, feitas durante o ano. Por isso, em português é chamado de Dia de Ação de Graças. Em 2016, ele acontece no dia 24 de novembro.

A mais tradicional celebração é um jantar em família, em que todos os componentes participam do preparo. Peru, recheios, molhos, batatas doces, pão de milho e tortas são os pratos preferidos pelos norte-americanos no feriado.

Para que você fique ainda mais por dentro da comemoração, preparamos, neste post, algumas curiosidades sobre o Thanksgiving.

 

As colheitas eram reais

Hoje dizemos, de forma figurativa, que o feriado comemora as boas colheitas do ano. Mas isso nem sempre foi uma metáfora.

Lá em meados de 1620, na Nova Inglaterra, terra onde hoje são os Estados Unidos, o outono simbolizava o fim das safras do ano - já que, no inverno, não é possível plantar. Por isso, o mês de novembro foi escolhido como comemorativo às boas colheitas.

Desde então, traduzido para os dias atuais, o ritual continua fazendo parte da tradição e da cultura norte-americana, como forma de agradecimento pelos bons acontecimentos do ano.

 

Alguns países o comemoram de forma diferente

Fundamentalmente, o feriado é estadunidense, da época da colonização do país. Mas é claro que outros países também incorporaram o dia de comemorações às suas listas de feriados - com até pequenas mudanças.

Por exemplo, o Canadá e a Alemanha comemoram o Thanksgiving em outubro. O motivo é bem simples de entender: por estarem mais ao norte, as colheitas terminavam antes, o que fazia as pessoas agradecerem mais cedo do que nos Estados Unidos.

Veja, abaixo, uma lista com diferentes países e diferentes formas de comemorar o Thanksgiving.

  • Alemanha: em outubro, as festividades acontecem com o Erntedankfest, festival de ação de graças. Grãos, flores e frutas são os focos das decorações e das comemorações.
     
  • Japão: o Kinrō Kansha no Hi é celebrado no país todo dia 23 de novembro. A festividade japonesa é conhecida por seu foco ser o agradecimento pelo trabalho - foi criada em 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial, a fim de celebrar os direitos dos trabalhadores.
     
  • Canadá: apesar de ser comemorado na segunda segunda-feira de outubro, o Thanksgiving Day canadense muito se assemelha ao estadunidense, principalmente em relação aos jantares e ao tempo em família.
     
  • Granada: no país caribenho, a comemoração vai para o aniversário da invasão militar dos EUA no país, todo dia 25 de outubro. Em 1983, as tropas estadunidense entraram no país depois da morte do líder comunista Maurice Bishop.
     
  • Libéria: semelhante à Alemanha, os liberianos enchem as igrejas cristãs de frutas locais - como bananas, mamões, mangas e abacaxis. Depois, é feito um leilão dessas frutas, e cada família vai para sua casa para terem um jantar.
     
  • Holanda: nos países baixos, a principal diferença é na alimentação. Lá, não são servidos perus, mas cookies e cafés são muito bem-vindos.
     
  • Ilha Norfolk: assim como em Granada, a pequena ilha próxima à Austrália e à Nova Zelândia comemora o contato político com os EUA, que ocorreu em meados de 1890.

 

Já houve polêmica em relação à data nos EUA

Por muito tempo, os cidadãos norte-americanos comemoraram o Thanksgiving informalmente. Foi em 1863 que Abraham Lincoln declarou que a quarta quarta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Em 1939, o então presidente Franklin Delano Roosevelt quis adiantar a data: em função do comércio, a fim de que as propagandas de Natal fossem veiculadas por maior tempo, Franklin instituiu que o dia seria celebrado na terceira semana de novembro.

A medida deu polêmica. 23 estados concordaram e a adotaram; 22 estados não o fizeram. Para solucionar a situação, o Congresso dos Estados Unidos instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.

 

Várias teorias tentam explicar o consumo do peru

Muitos se perguntam o porquê de consumir peru no Thanksgiving Day. Infelizmente, não se tem uma resposta certa - além da cultural - que explique esse fenômeno. Mas vamos listar, aqui, as teorias mais condizentes.

  • A caça na carta - Pilgrim Edward Winslow escreveu uma carta sobre a refeição de Ação de Graças em 1621, onde mencionava uma caça de perus antes do jantar.
     
  • O naufrágio - A então rainha da Inglaterra, Elizabeth I, estava jantando um peru quando ficou sabendo que navios espanhóis se afundaram no caminho do ataque ao país britânico. Ela ficou tão empolgada com a notícia que pediu que mais um animal fosse servido.
     
  • A natividade - Por perus serem nativos da América do Norte, eles foram a escolha natural de alimentação dos colonos norte-americanos.

 

Alguns perus são 'perdoados' pela presidência dos EUA

Imagine que cada casa, de cada família norte-americana, coma um peru em cada Thanksgiving. Quantos perus não são mortos para o feriado?

Pensando nisso, desde 1987, iniciado por Ronald Reagan, pelo menos um peru é ‘perdoado’ pelo presidente dos EUA em uma celebração na Casa Branca. Doado pela Federação Nacional dos Perus, o animal simboliza a compaixão pelos perus apesar das tradições.

Os animais perdoados são soltos no Morven Park, no estado da Virgínia.

 

É por ele que existe a Black Friday

A Black Friday sempre acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ações de Graças.

Eis a razão: é tradição que as compras de Natal não comecem antes do Thanksgiving. Por isso, o primeiro dia após o feriado - que é sempre numa sexta-feira - é marcado pela Black Friday: uma redução dos preços dos produtos, por parte das lojas, para dar início às compras de Natal.

 

Os estudantes de inglês da UPTIME também contam, todo ano, com uma celebração bem tradicional no dia de Ação de Graças! Uma imersão completa no idioma.